V Coisas que você não sabia sobre suas raízes familiares (e possível ascendência italiana)

V Coisas que você não sabia sobre suas raízes familiares (e possível ascendência italiana) Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

Ascendência italiana

As raízes familiares são o bem mais valioso e intangível que alguém carrega. E em se tratando dos italianos, eles têm muito orgulho de suas raízes familiares, de suas origens.

Desse modo, sempre foi assim e hoje podemos ter a certeza que os italianos estão em toda parte, em todos os lugares do mundo. Pelo menos, é possível ver que alguns brasileiros possuem pais, mães, avôs ou avós italianos.

Agora, pare para pensar: Você pode dizer honestamente que nunca conheceu um italiano? Nem mesmo um italiano de segunda ou terceira geração? Claro que sim. E provavelmente mais de uma vez.

Talvez você também tenha ascendência italiana e nem saiba. E se você sente que tem alguma raiz italiana, então, convidamos você a nos enviar uma mensagem AQUI.

Nós, da Benini & Donato Cidadania Italiana estamos prontos para assessorar se você está apto ao direito de reconhecimento da cidadania italiana.

I – A diáspora italiana: raízes familiares foram para o Oeste

Entre o final dos séculos XIX e XX, entre 15 e 20 milhões de italianos deixaram a Itália para viver permanentemente no exterior. Assim sendo, esse fenômeno é conhecido como “Diáspora Italiana”.

Desse modo, duas décadas após a unificação da Itália (1861), cada vez mais italianos – especialmente os do Sul da Itália, Sicília e Sardenha – decidiram deixar a Itália em busca de um futuro melhor no exterior.

Então, a grande maioria deles saltou em um barco para cruzar o Atlântico e chegar à América. E esse fluxo migratório teve um pequeno hiato durante a Segunda Guerra Mundial. Todavia, foi retomado logo em seguida e continuou até o final dos anos 1970.

Logo, por quase 100 anos, os italianos saíram da casa de seu país e se estabeleceram em outro lugar. Quase sempre, essa migração levou a uma separação inevitável da família e a consequente perda das tradições domésticas.

Os italianos no exterior costumavam se reunir em comunidades onde poderiam aliviar seu desejo de voltar para casa. E basta pensar na pequena Itália em várias cidades espalhadas pelo mundo.

Em muitos casos, no entanto, os italianos de segunda geração nem mesmo aprenderam ou falavam italiano na esperança de se integrarem totalmente em sua nova comunidade.

II – Diáspora de raízes familiares – ascendência italiana

Hoje a Itália tem mais de 60, 36 milhões de habitantes (2019). Assim sendo, existem também 5.288.281 cidadãos italianos que vivem no exterior.

Entre os italianos que vivem no exterior, 54,3% moram em países europeus, 40,2% na América e 2,9% na Oceania. E o resto está espalhado pela Ásia e África.

Além disso, esses 5 milhões de pessoas (cerca de 8% da população total) são legalmente reconhecidas como cidadãos italianos, mesmo que vivam no exterior.

III – Oriundi: italianos que não são italianos – ascendência italiana

Você já ouviu a palavra “oriundo” (plural “oriundi”)? Assim sendo, o termo Oriundo se refere a uma pessoa que vive em um país diferente daquele de sua origem. Por exemplo, uma ascendência italiana que não mora na Itália.

Além disso, do ponto de vista jurídico, os Oriundi costumam ser estrangeiros em seu país de origem. Mas por que os Oriundi são tão importantes?

Bem, simplesmente porque parece haver mais Oriundi italianos do que verdadeiros cidadãos italianos no mundo. E até você poderia ser um deles.

Embora um cálculo exato não seja possível, as estatísticas e pesquisas demográficas estimam que existam entre 60 e 80 milhões de Oriundi italianos em todo o mundo.

E 27,2 milhões deles vivem no Brasil, o que representa 13% da população total do país. Ademais, existem quase 20 milhões de Oriundi italianos na Argentina, o que representa cerca de 47% da população nacional.

Agora, nos EUA, estima-se que 17,2 milhões de pessoas de ascendência italiana (cerca de 6% da população total dos EUA) são afetadas, enquanto no Canadá e na Austrália cerca de 4% da população são italianos.

E essas são apenas as principais áreas do mundo onde o oriundi italiano pode ser encontrado. Agora é mais fácil entender por que a ancestralidade italiana ganhou mais destaque ultimamente.

IV – Encontrando antepassados ​​italianos – ascendência italiana

Hoje, muitas pessoas ao redor do mundo estão tentando ao máximo encontrar evidências de suas raízes italianas, enquanto outras nem mesmo acreditam que poderiam ter alguma.

Então, encontrar ancestrais italianos acabou se tornando um exercício bastante popular. E graças a empresas que trabalham, especificamente, com esse objetivo cada vez mais pessoas começaram a descobrir os seus registros genealógicos italianos.

V Coisas que você não sabia sobre suas raízes familiares (e possível ascendência italiana) Foto: Pixabay

Como a nossa empresa Benini & Donato Cidadania Italiana, pois realmente compromete-se em fazer essa busca para você!

Confira nossos serviços prestados ao clicar em SERVIÇOS para ajudá-lo a saber mais de como funcionam essa pesquisa das suas raízes familiares.

Assim sendo, algumas pessoas refletem sobre os benefícios de ter uma ancestralidade italiana reconhecida, enquanto outras são movidas apenas por um desejo genuíno de se reconectar com suas raízes familiares.

De qualquer forma, encontrar ancestrais italianos pode ser uma experiência muito desafiadora e definitivamente agradável.

V – Viagens de herança cultural à Itália: de volta às raízes familiares

Fazer uma viagem cultural à Itália é o passo mais espontâneo (e emocionante!) Além disso, é a oportunidade de encontrar os seus ancestrais italianos.

Ademais, o turismo cultural, por definição, é o ato de viajar para experimentar lugares, artefatos e atividades. Com isso, representam autenticamente as histórias e as pessoas do passado e do presente.

Algumas das memórias de nossa família são antigas, enquanto outras são muito jovens. No entanto, todas essas memórias nos unem, assim como nossas raízes familiares.

Por maior que seja a nossa árvore genealógica, somos o resultado de uma combinação única! E bela de genes, experiências, lugares e pessoas que conhecemos.

Mas, acima de tudo, somos o resultado de nossas medidas. E se houver alguma razão para encontrar ancestrais italianos, comece a aprender italiano ou viaje para a Itália, o que é melhor ainda. Enfim, sua família italiana há muito perdida espera encontrá-lo.

Comente sobre o que leu e nos conte mais a respeito dessa ascendência italiana, se tem o desejo de fazer essa enorme descoberta!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.