Uma das cidades mais antigas do mundo, Matera, em Basilicata, reúne vários locais históricos. Na verdade, essa região está sendo muito farta de obras artísticas, monumentos, além de vistas deslumbrantes.
Honestamente, há muitas das melhores coisas para fazer em Matera que a torna perfeita para um fim de semana ou uma viagem mais prolongada pela Itália.
A própria Matera está dividida em áreas bem distintas e é provável que você queira passar a maior parte do tempo na área histórica de Sassi. Até porque é a parte mais antiga e, sem dúvida, a mais bonita de Matera que você desejará visitar.
Afinal, esta é a área onde estão todas as casas-cavernas, lojas e edifícios nas falésias. E ainda parecem tão impressionantes como eram há séculos atrás.
De certo, você terá muitos momentos incríveis explorando, passeando pelas vielas de paralelepípedos e encontrando os barzinhos mais bonitos. Portanto, é um destino na Itália realmente impressionante e não apenas um lugar para fotos bonitas.
Arte De Matera, Basilicata – Conheça As Casas-Cavernas Famosas Da Cidade
Aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana compartilhará algumas das atrações de arte de Matera para você incluir em seu roteiro de viagem. Portanto, confira abaixo!
Matera, na região da Basilicata, é famosa por sua arquitetura única e por suas cavernas e grutas. Assim sendo, confira abaixo alguns dos principais locais para você conhecer:
Sassi di Matera, um reflexo da arte de Matera
Esta é a principal atração da cidade devido a ser considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Então, os Sassi di Matera são casas e igrejas escavadas em rochas calcárias que remontam à Idade do Bronze.
Seguramente, explore as ruas estreitas e as casas em cavernas para ter uma visão da vida antiga na região.
Sassi é o nome dado às redes de cavernas onde viviam os trogloditas. Então, usados como habitação no Paleolítico.
E a área desenvolveu-se numa intrincada rede de sistemas de cavernas, com arcos internos, varandas, degraus e sótãos.
No século XIX, os Sassi foram ocupados por agricultores e camponeses. Durante a década de 1950, o governo transferiu esses habitantes das cavernas para habitações governamentais, e as cavernas permaneceram vazias durante anos.
Enfim, na década de 1980, o governo deu aos empresários a oportunidade de alugar as cavernas deles, desde que utilizadas para fins turísticos.
Igreja de San Pietro Barisano
Esta igreja é uma das mais antigas de Matera e também está localizada no complexo dos Sassi. Assim sendo, a igreja é conhecida por seus afrescos e por sua arquitetura religiosa impressionante.
Casa Grotta di Vico Solitario, um espaço autêntico da arte de Matera
Esta casa caverna restaurada é uma das melhores maneiras de experimentar como as pessoas costumavam viver nos Sassi. Assim, composto por uma série de salas que incluem quartos, cozinha e área de estar. Em suma, está sendo um fascinante museu vivo.
Catedral de Matera
A Catedral de Matera, dedicada a Maria Santíssima della Bruna, é uma igreja barroca deslumbrante que foi construída no século XIII. A fachada e o interior são muito ornamentados, com afrescos e esculturas detalhadas.
Então, ela pode ser vista de quase todos os lugares da cidade. Portanto, é natural que você queira fazer uma visita à estrutura.
O impressionante edifício foi concluído em 1270 e tem obras de arte intrincadas esculpidas nas laterais. A obra de arte fala de moralidade e alerta seus espectadores contra serem desencaminhados.
A visita à catedral é gratuita e o interior é coberto de afrescos, obras de arte e pinturas no teto. Os altares originais foram preservados e você pode apreciar trabalhos elaborados em mármore por toda a catedral.
Você também pode desfrutar de vistas deslumbrantes fora da catedral. Definitivamente, vale a pena fazer uma pausa para apreciar as vistas deslumbrantes e tirar algumas fotos.
Museu Nacional de Arte Medieval e Moderna della Basilicata
Este museu é uma ótima maneira de aprender mais sobre a história e a arte da região. Assim sendo, abriga uma coleção de obras de arte que abrange desde o período medieval até o contemporâneo.
Castelo Tramontano, uma atração da arte de Matera
Este castelo medieval oferece vistas deslumbrantes da cidade de Matera. Então, passeie pelas muralhas e torres para apreciar a paisagem circundante.
Parque Regional de Murgia Materana
Se você quiser explorar a natureza ao redor de Matera, não deixe de visitar o Parque Regional de Murgia Materana. Por fim, este parque natural oferece trilhas para caminhadas e vistas espetaculares das ravinas e do campo.
Estes são apenas alguns dos principais locais para conhecer a arte de Matera. Enfim, a cidade tem uma rica história e oferece uma experiência única para os visitantes e se você gostou, comente e compartilhe.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.