Trento é uma cidade localizada na região de Trentino-Alto Adige, no Norte da Itália. E a culinária de Trento é influenciada pela tradição da comida italiana, mas também possui características distintas da região de Trentino-Alto Adige.
A cozinha trentina é simples e feita com ingredientes aromáticos como as ervas. Também há farinhas, batatas e pão amanhecido.
Além disso, é rica em sabores diferentes, calórica e substancial, em resposta ao inverno rigoroso que se apresenta todo ano.
Quando pensamos na culinária de Trento, duas coisas vêm imediatamente à mente: a primeira são as maçãs. E que são usadas para o sublime strudel e cultivadas em Val di Sole e Val di Non.
Já a segunda são os frios, entre os quais se destacam a salada de carne e o grão-de-bico. No entanto, sua comida também é conhecida graças aos produtos locais.
Então, podemos citar a grande variedade de queijos produzidos em fazendas (masi) e casas de montanha (malghe). Ademais, a alta qualidade e a grande variedade de produtos lácteos dessas áreas colocam a região de Trento no topo da produção leiteira italiana.
Por esse motivo, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre essa deliciosa culinária na região de Trentino. Confira aqui algumas das iguarias e pratos típicos que você pode encontrar em Trento!
Culinária de Trento, em Trentino
Canederli, Strangolapreti e Polenta fazem parte da culinária de Trento e toda a região de Trentino, na Itália. E se você deseja saber o que deverá provar, então, veja essas opções.
Canederli, Bolinhos De Trentino
Símbolos da culinária trentina. o Canederli é um prato muito antigo de origem camponesa. Assim, preparados com pão velho, leite, ovos e em alguns casos queijo, cebola e salsa.
Em formas redondas, a textura do canederli é deliciosamente macia. Na maioria dos locais, você pode escolher entre servi-los em uma sopa ou secos, com uma pitada de parmesão.
Então, são bolinhos de pão, semelhantes a knödel austríacos ou pão de forma, mas adaptados à tradição culinária local. Por fim, podem ser feitos com diferentes recheios, como queijo, espinafre ou presunto.
Polenta, a tradição culinária de Trento
A polenta é uma especialidade muito popular na região de Trento. Assim, está sendo feita de farinha de milho e geralmente servida como acompanhamento para carnes ou ensopados.
Carne de caça
Na região montanhosa de Trento, a carne de caça é comum na culinária. Especialmente durante a temporada de caça, você pode encontrar pratos como cervo, veado e javali preparados de diferentes maneiras.
Strangolapreti
Outra especialidade local da culinária de Trento, os strangolapreti são uma variação dos gnocchi. Então, são bolinhos feitos com pão velho, espinafre ou acelga e queijo, servidos com manteiga e sálvia.
Assim, ele está sendo outro tipo de bolinho ou nhoque apreciado no Trentino Alto-Adige criado como um prato simples. Há também bolinhos temperados com pimenta, noz-moscada, folhas verdes e cobertos com queijo ralado, além de outras variações de ingredientes.
Confira: O que ver em Trento, em Trentino Alto Adige
Truta do Rio Sarcça, um dos pratos da culinária de Trento
A região de Trento é rica em rios e lagos. Assim, tornando os peixes de água doce, como a truta do Rio Sarca, uma escolha popular nos restaurantes locais.
Queijos
Trentino é famosa por seus queijos deliciosos, como o queijo Trentingrana, semelhante ao Grana Padano, e o queijo de leite de vaca chamado Casolet.
Vinhos
A região de Trentino é conhecida por produzir excelentes vinhos. Então, os vinhos brancos, em particular, como o Pinot Grigio, Chardonnay e Gewürztraminer, são bem apreciados.
Strudel de Maçã, uma das delícias da culinária de Trento
Uma sobremesa clássica que você pode encontrar em Trento é o strudel de maçã. Dessa maneira, feito com massa fina e recheado com maçãs, passas e canela. Enfim, uma delícia tradicional.
Leia mais: Arte e cultura de Trento, a capital de Trentino
Essas são apenas algumas das delícias culinárias que você pode experimentar em Trento. Aproveite a rica tradição gastronômica da região durante a sua visita!
Por fim, comente o que achou dessa culinária de Trento e qual pretende provar!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.