Parma, a capital gastronômica da Itália – Saboreie estes pratos famosos da região 

Prosciutto de Parma Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Parma, na Itália, conhecida como a capital gastronômica da Itália, oferece pratos deliciosos. E um deles você já deve ter ouvido falar: o famoso Prosciutto di Parma.

Sendo assim, se você perguntar a um italiano, sem dúvida, ele dirá que essa cidade não é apenas o lar da gastronomia italiana, mas de toda a Europa. 

Então, já imagina que toda a capital respira uma excelente comida muito bem elaborada. Além disso, usa ingredientes de alta qualidade.

Pois bem, hoje o blog Benini e Donato Cidadania Italiana traz a você pratos famosos de Parma. E, assim, você terá boas opções para degustar.

Onde fica Parma? 

Parma fica bem no meio da região de Reggio Emilia Romagna. Também ao Norte da Toscana e da Úmbria.

Pratos e ingredientes famosos de Parma 

A região da Emilia-Romagna oferece um verdadeiro banquete de comida saborosa. Assim sendo, é famosa pelo Prosciutto di Parma, Parmigiano Reggiano.

Ademais, o vinagre balsâmico de Modena, mas há muito mais! E se você só tem poucos dias de viagem, veja como encaixar as comidas de Parma!

Em geral, a cozinha de Parma é considerada rica e saborosa. Além disso, é propensa a ingredientes ligeiramente gordurosos.

Então, você encontrará entre os pratos famosos  manteiga, queijos cremosos. Também carne de porco e massas recheadas e isso é perfeitamente tentador.

Aliás, nessa região, as pessoas tendem a considerar o prazer como o principal objetivo da comida. E, embora muitos se entusiasmem cada vez mais com as cozinhas inovadoras, quase todos ainda se orgulham e gostam das tradições locais.

Se lhe apetecer explorar o sabor de Parma, aqui ficam alguns exemplos das comidas mais populares:

  • Carnes: presunto (presunto), salame, culatello di Zibello. Normalmente, servido como antepasto junto com bolo frito;
  • Queijo Parmigiano Reggiano, famoso em todo o mundo;
  • Vários tipos de tortellini ou ravioli com diferentes recheios; 
  • Risoto e tagliatelle.

Prosciutto di Parma 

É uma carne curada feita da mesma forma há mais de 2 mil anos. Assim sendo, o produtor esfrega e massageia as patas traseiras do porco com sal proporcional ao peso da carne.

E, antes de lavar o couro e deixar a carne secar e maturar por até 12 meses. Desse modo, a cura simples e os processos de envelhecimento diretos produzem aromas inigualáveis ​​de castanha e pinheiro que carregam a carne.

Eles também aumentam o sabor doce sedutor criado pela produção simples. Por fim, pelo bom clima provincial especial que ali tem.

Leia mais: Conheça a cultura de Parma, na região de Emilia-Romagna, Itália

Queijo

Parma é conhecida por produzir queijos de qualidade com leite de vaca, ovelha ou cabra. E produz o queijo mais famoso, o Parmigiano-Reggiano DOP, há pelo menos nove séculos. 

Assim sendo, o queijo tornou-se mundialmente famoso por sua textura dura e granulosa. Também pelos cristais saborosos e aroma rico de nozes. 

Dessa maneira, o famoso queijo tem origens que remontam à Idade Média, com documentos históricos registrando a produção do Parmigiano-Reggiano já no século XIII. 

Enfim, Parmigiano-Reggiano até ganhou elogios do escritor italiano Boccaccio em suas histórias icônicas do Decameron do século XIV.

Experimente as iguarias com vinho Lambrusco

Parma e sua região são o lar do Lambrusco, um vinho tinto espumante, servido frio. Sendo assim, é muito mais doce do que o vinho tinto comum.

E está sendo uma opção perfeita quando você normalmente quer beber vinho tinto e quando o tempo está muito quente.

Torta frita 

Apesar do nome, a torta frita é salgada. Semelhante ao gnocco fritto e ao crescente, é perfeito se for fino, inchado e extra quente. 

Logo, você deve comer carnes curadas e queijos. Contudo, alguns ousam saborear com Nutella.

Enfim, como diziam os avós: ela é perfeita para ser mergulhada em café latte (café com leite).

Anolini, outra comida de Parma 

Uma massa de ovo artesanal, cuja receita de recheio é muito secreta e até muda de família para família.

Tortelii d’Erbetta 

Outro tipo de massa de ovo recheada, neste caso, com ricota e espinafre. E, segundo uma tradição local, deve ser comido especialmente na noite de São João, 24 de junho, que é chamada pelos locais de “segunda véspera de Natal”.

Pista Caval

Ou seja, o tártaro de carne de cavalo. Pois é, quem nunca ouviu falar fica sempre surpreso, mas esse é um dos pratos mais consumidos de Parma.

Por fim, é a carne de cavalo crua temperada com sal e azeite.

Scarpette di Sant’Ilario, uma das especialidades de Parma 

Biscoitos de massa quebrada em forma bem autêntica. E, em memória da passagem de Santo Ilário pela cidade de Parma, da qual é padroeiro. 

Segundo a lenda, Ilario se viu caminhando por Parma em um dia de inverno com sapatos quebrados e gastos. Logo, um sapateiro, vendo-o, teve compaixão e deu-lhe um par de sapatos novos. 

Na manhã seguinte, surpreendeu-se ao encontrar os velhos sapatos deixados por Ilario transformados em sapatos de ouro.

Portanto, esses biscoitos são guarnecidos de diversas formas. Enfim, consumidos no aniversário do Santo, 13 de janeiro.

Compartilhe os sabores de Parma que você provou ou tem vontade de experimentar!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.