Grandes contribuições para a cultura e a literatura da Itália vieram dos romancistas italianos. Assim sendo, podemos citar alguns, tais como o Umberco Eco, Italo Svevo, Alessandro Manzoni, entre outros.
Logo, todos eles nos mostram a grandeza de um país, de um povo e nos faz aprender mais sobre a Itália. Por isso, se você quiser explorar a literatura e a cultura contemporânea passeie pelos escritores célebres desse lugar.
Desse modo, esses romances o levarão a realidades regionais multicoloridas, diferentes classes sociais e costumes locais. Então, alguns desses livros que esses romancistas escreveram faz-nos ver como é o século atual e como foi no passado.
Portanto, você terá informações e insights sobre a cultura e as pessoas italianas como se estivesse viajando para lá. Então, os aproveite para ler estes livros, pois são ambientados em diferentes épocas, desde a Idade Média até os tempos atuais.
Os autores são frequentemente jornalistas e estudiosos que aspiram a recriar cenários históricos autênticos. E alguns deles contam histórias verdadeiras.
Portanto, boa viagem nesta aventura literária romancista que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou para você! Vem ver!
Romancistas Italianos do século passado e atual
Umberto Eco e Italo Calvino são alguns dos romancistas italianos de grande influência na Itália. Conheça todos!
Gianni Rodari – O Famoso escritor da Obra Il Romanzo Di Cipollino
Um dos romancistas italianos de excelência se chama Gianni Rodari. Assim sendo, ele se tornou escritor e jornalista italiano.
Também ficou famoso por suas obras de literatura infantil. Principalmente, pelo livro Il Romanzo Di Cipollino. Logo, nasceu em 23 de outubro de 1920, em Omegna, na Itália.
Durante sua vida, escreveu livros para público infantil sendo um dos mais importantes do século XX. E na década de 1940 iniciou a trajetória de escrita para crianças. Por fim, veio a falecer em 14 de abril de 1980.
Grazia Deledda – Vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1926
Uma das romancistas italianas mais notáveis e destacadas ao vencer o Prêmio Nobel de Literatura de 1926, Grazia Deledda. Dessa maneira, nasceu em 27 de setembro de 1871, em Nuoro, na Itália.
Grazia Deledda esteve sendo uma escritora italiana muito importante por suas contribuições literárias e o reconhecimento com esse prêmio de 1926. Logo, tornando-se a primeira mulher italiana a receber o prêmio.
Dito isso, interessada em escrever desde jovem, ela se tornou escritora apesar das objeções de sua família. Hoje, seu trabalho é altamente considerado em todo o mundo e gerações de escritores continuam a se inspirar nela.
Enfim, veio a falecer em 15 de agosto de 1936 e ainda continua sendo influente apesar de sua morte.
Leia também: VI Pinturas de artistas italianos bem conhecidas no mundo
Italo Svevo – Um dos clássicos romancistas italianos
Dotado de talento na escrita, Italo Svevo está sendo mais conhecido por seu clássico romance modernista La Coscienza Di Zeno. Sendo assim, nasceu em 19 de dezembro de 1861, em Trieste, na Itália.
Dessa maneira, ele se tornou escritor, romancista, dramaturgo, contista e empresário italiano. Aliás, ele ficou sendo considerado o pioneiro da ficção psicológica.
Além disso, sempre lembrado por sua obra La coscienza di Zeno, que é considerada sua magnum opus. Por fim, Svevo é amplamente considerado um importante escritor do século XX. E cujas obras influenciaram as gerações posteriores de escritores.
Alessandro Manzoni – Famoso pelo romance The Betrothed
O romance The Betrothed, de Alessandro Manzoni, está sendo considerado uma das obras-primas da literatura mundial. Assim sendo, seus escritos ganharam mérito contribuindo para a estabilização da língua italiana moderna.
Dito isso, ele se tornou poeta italiano, romancista e ainda se envolveu na política sendo bem ativo. Além disso, era um defensor do Catolicismo Liberal.
Também era filósofo italiano do século XIX, nasceu em 07 de março de 1785, em Milão. Enfim, faleceu em 22 de maio de 1873.
Umberto Eco – Um dos romancistas italianos mais conhecidos e famosos
Medievalista, Filósofo e Autor de ‘O Nome da Rosa’ e ‘O Pêndulo de Foucault’, Umberto Eco nasceu em 05 de janeiro de 1932, em Alexandria, na Itália.
Assim sendo, esse romancista italiano é mais lembrado por seus romances O Nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault. Também lecionou na Universidade de Bolonha e lançou alguns livros infantis e traduções.
Ademais, era conhecido por seu trabalho em semiótica e estudos medievais. Por fim, veio a falecer recentemente, em 19 de fevereiro de 2016.
Italo Calvino – Um dos romancistas italianos mais notáveis em ficção
O escritor italiano contemporâneo mais traduzido na época de sua morte está sendo Italo Calvino. Assim sendo, nasceu em 15 de outubro de 1923, com falecimento em 19 de setembro de 1985.
Logo, se tornou jornalista, contista e romancista italiano considerado um dos notáveis escritores de ficção italianos do século XX. Além disso, emergiu como o escritor italiano contemporâneo mais traduzido na época de sua morte.
As obras notáveis de Calvino incluem os romances Cidades Invisíveis e Se um viajante numa noite de inverno; a coleção de 12 contos intitulada Cosmicomics e a trilogia Our Ancestors.
Chegamos ao final desses romancistas italianos e esperamos que tenha gostado. Então, já conhecia algum deles? Conte-nos!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.