Valle del Melandro, um encanto de arte de rua nas aldeias do vale
Imagine ver murais pintados coloridos nas fachadas das casas em meio a uma beleza paisagística. Pois bem, na Itália você poderá vislumbrar cenas bonitas e repletas de artes de rua.
Sendo assim, estamos descrevendo o Valle del Melandro, região que ganhou o título do vale mais pintado da Itália. Logo, graças a aldeias portando coloridas obras de artes de rua as quais cobrem as paredes das casas.
Então, está curioso para saber mais detalhes desse lugar interessante? Para isso, confira abaixo informações que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou para você a respeito do Valle del Melandro.
Projetos artístico no Valle del Melandro e arredores
Projeto datado no início de 1988, o Valle del Melandro estava sendo iniciado pelo artista plástico Luciano La Torre. Assim sendo, ele como presidente da associação de arte cultura chamado de Arte per la Valle (Arte para o Vale) se juntou a outros artistas locais e começaram a executar essas obras.
E, assim, surgiu as pinturas dos murais nas fachadas das casas e edifícios na cidade de Satriano di Lucania. Nos dias atuais, o projeto envolve Satriano e outros dois municípios do vale, Sant’Angelo Le Fratte e Savoia di Lucania.
Logo, onde você pode admirar mais de 400 obras criadas ao longo do tempo por vários mestres. Dessa maneira, esses murais contam história, tradições, religiosidade e lendas da cultura popular do território do vale através de imagens.
Assim sendo, as obras de grande envergadura não criam problemas ao tecido urbano, pelo contrário, valorizam-no. Então, as três aldeias tornaram-se um verdadeiro centro cultural que se enriquece ano após ano com novas obras.
Portanto, você encontrará nesse local um modelo único e original onde proporciona vida às ruas da vila. Enfim, torna num ato de promoção do turismo local que entrelaça a história com a tradição desses locais ricos em cultura.
Satriano di Lucania: a Street Art Village, em Valle Del Melandro
O vale mais pintado da Itália, Valle Del Melandro, indiscutivelmente, começa em Satriano di Lucania. Assim sendo, é onde se encontra a maior parte dos murais do vale (cerca de 160 até hoje), e não é por acaso que é conhecida como Street Art Village.
Logo, as grandes pinturas que adornam as paredes das casas abordam vários temas: o culto dos santos, os ofícios antigos e as lendas locais. Entre os mais conhecidos está o mural dedicado ao meio-homem, a figura da meia-árvore de Rumita.
E que, junto com o Urso e a Quaresma, representam os três personagens principais do famoso Carnaval Satriano.
O que visitar em Satriano di Lucania?
Além dos murais que decoram as fachadas das casas, retratando tradições e cenas do cotidiano local, no centro histórico de Satriano di Lucania é possível admirar inúmeros palácios nobres que datam dos séculos XVII-XVIII.
Sendo assim, entre os mais belos edifícios sagrados encontram-se a Igreja Matriz dedicada a São Pedro Apóstolo e a Igreja da Assunção, cujo núcleo original remonta aos séculos XII-XIII.
Por fim, outros locais, tais como:
- Capela Madonna Della Rocca, do século XV;
- Capela San Giovanni;
- Centro histórico;
- Museo Della Civiltà Contadina (Museu da civilização rural).
Arte de rua em Sant’Angelo Le Fratte
Contrastando com a antiguidade das adegas estão as fascinantes esculturas de arte contemporânea. E pertencem ao artista Pier Francesco Mastroberti, mas há também murais coloridos.
Assim sendo, os murais de Sant’Angelo Le Fratte desenvolvem e descrevem a relação entre o homem, a rocha e a vida nativa. Além disso, entre os mais fascinantes estão os dedicados à memória do bispo Juan Caramuel Lobkowitz.
E que esteve em missão apostólica de 1657 a 1672. Em particular, é aconselhável ir à Via Capua para ver algumas das obras temáticas.
Arte de rua em Savoia di Lucania
O último passeio dessa viagem em busca da cor é a aldeia de Savoia di Lucania, a antiga Salvia. Sendo assim, os seus murais contam principalmente a história de Passannante, o assassino de Umberto I, que aqui nasceu.
Logo, entre as ruas estreitas da pequena vila, você encontrará figuras coloridas e história. E que decorrem atualmente os trabalhos de novas pinturas que irão adornar as paredes dos edifícios dessa localidade.
Assim, um passeio pelo Valle del Melandro será uma oportunidade única de você sentir rodeado e de erso em histórias ancestrais. E que acompanha a cada passo com os seus murais.
Aqui finalizamos a arte de rua pelas aldeias do Valle del Melandro mostrando os murais com fachadas de pinturas coloridas. E, assim, deixa o local mais artístico, cultural e com uma beleza impressionante.
Se gostou de conhecer, compartilhe conosco o que achou desse lugar.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.