Tradições natalinas na Itália
É especial celebrar o Natal num país onde a família, a partilha e o calor já estão sendo tão importantes e enraizados na vida cotidiana. Aliás, o Natal na Itália costuma ser uma celebração íntima repleta de comida.
E também de entes queridos e de muita simplicidade. Logo, obviamente, devido a sua rica tradição católica.
Além disso, o Natal na Itália acontece entre vizinhos, amigos e familiares que continuam a passar bons momentos uns com os outros. Assim sendo, se preparam para cozinhar e deliciar-se com os pratos e doces típicos desses dias.
Ademais, os italianos trocam presentes, mas não mais do que um ou dois cada. Também o famoso sussurro de Buon Natale acontece depois de 8 dezembro, dia em que essa temporada começa enfaticamente.
Dessa maneira, ao caminhar pelas grandes e pequenas cidades, o espírito natalino está presente no doce aroma de castanhas assadas em muitas esquinas. E no som alegre dos sinos das igrejas e na eventual evolução da vida cotidiana italiana em uma que envolve canções natalinas, velas, Mercados de Natal e alegria do feriado.
Portanto, para que você se inspire no clima natalino nada melhor que conhecer as tradições natalinas na Itália aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana. Enfim, confira essa Parte I e amanhã será publicada a Parte II.
Presépio, uma das tradições natalinas na Itália
‘I presépi’ ou presépios estão sendo levados muito a sério na Itália. Assim sendo, quase todas as igrejas e muitos lares italianos os exibem. Outros ainda maiores podem ser encontrados nas principais áreas das cidades italianas.
Desse modo, a prática teve origem em Nápoles, onde os artesãos continuam a construir os presépios mais ornamentados. Então, a rua de pedestres no centro histórico’ de Nápoles, chamada Via San Gregorio Armeno, foi apelidada de Beco do Natal.
Isso porque todo mês de dezembro está cheia de artesãos que fazem todo tipo de estatueta ‘presepi’ que você possa imaginar. Portanto, planeje sua visita a Nápoles para um momento perfeito por lá.
Todos os anos, em Roma, o Papa supervisiona um impressionante presépio em tamanho real em frente à ‘La Basilica di San Pietro’ no Vaticano. Além disso, a ‘Piazza del Popolo’ em Roma abriga uma exposição de cem diferentes ‘presépios’ de diferentes áreas da Itália e do mundo.
Algumas das manjedouras do menino Jesus são feitas até de macarrão! O Menino Jesus em todos os ‘presépis’ é sempre colocado em sua manjedoura na noite de Natal. Normalmente, os Três Reis Magos são movidos para mais perto da manjedoura enquanto procuram por ele.
Mercados de Natal
Preferidos por visitantes e italianos, os Mercados de Natal surgem nas principais praças das cidades italianas. E no início de dezembro e geralmente continuam até janeiro.
Assim sendo, vá de manhã ou à tarde para comprar presentes artesanais de Natal, como joias feitas à mão e estatuetas de Natal. E para comer deliciosos ‘biscotti’ com tema de Natal e outras guloseimas.
À noite, aqueça as mãos e saboreie um ‘vin brulé’ quente ou vinho quente. Muitos mercados de Natal na Itália estão inspirados nos mercados alemães. Os frequentadores do mercado podem desfrutar da cozinha italiana e alemã fresca.
Em Florença, caminhe pelo mercado de estilo alemão na ‘Piazza di Santa Croce’. E onde a igreja gótica incrivelmente linda é o pano de fundo para a agitação das muitas barracas de madeira que vendem artesanato, doces e salgados.
Para a experiência mais romântica, vá à ‘Piazza dei Signori’ em Verona, a casa dos amantes predestinados Romeu e Julieta. Aliás, é onde o mercado é etéreo com luzes em forma de estrela e bares atmosféricos com mesas aconchegantes para dois.
A icônica ‘Piazza Navona’ de Roma abriga o melhor mercado de Natal da Cidade Eterna. Junto com barracas que vendem artesanato e presentes italianos tradicionais.
Assim sendo, você pode encontrar presépios de cores vibrantes e animados artistas de rua. Portanto, absorva a beleza da grande arquitetura ao redor da praça, que inclui o obelisco de estilo egípcio e a cativante ‘Fontana dei Quattro Fiumi’ ou a Fonte dos Quatro Rios.
Uma forma alternativa de celebrar o Natal: esqui e snowboard, uma das tradições natalinas na Itália
A Itália está cheia de gloriosas pistas de esqui nos Alpes, Dolomitas e outros resorts de montanha menores. Assim sendo, comemore o Natal com emoção em ‘Cortina d’Ampezzo’ nas Dolomitas. E onde pessoas ousadas dão as boas-vindas ao dia de Natal esquiando ou praticando snowboard nas encostas carregando tochas à meia-noite da véspera de Natal.
Até aqui descobrimos fatos interessantes sobre as tradições natalinas na Itália. Logo, o que você mais gostou…compartilhe conosco!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.