Galeazzo Alessi – Arquiteto que deixou uma obra brilhante em palácios e igrejas

Compartilhe em suas redes

Designer brilhante, Galeazzo Alessi, deixou legado de belos palácios e igrejas

O arquiteto italiano Galeazzo Alessi, que projetou alguns dos edifícios mais impressionantes de Gênova e Assis, morreu no dia 30 de dezembro de 1572. Logo, ele projetou a Basílica de Santa Maria degli Angeli em 1568.

E como forma de expressar um artista tão eloquente, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre sua biografia, trabalhos, entre outros assuntos. Portanto, confira!

Galeazzo Alessi – Biografia

Nascido em Perugia em 1512, Galeazzoo Alessi estudou desenho para arquitetura civil e militar. Além disso, desenvolveu grande entusiasmo pela arquitetura antiga, embora também tenha sido posteriormente influenciado por Michelangelo.

Assim sendo, ele ficou conhecido em toda a Europa por seu estilo distinto e, no final de sua carreira, foi contratado para projetar igrejas e palácios na França, Alemanha, Bélgica e Espanha.

Ademais, muito de seu trabalho ainda pode ser visto em Perugia e Assis, onde, em colaboração com outro arquiteto. Então, Alessi projetou a Basílica de Santa Maria degli Angeli em 1568.

Em Gênova, ele projetou alguns dos belos palácios com decoração ornamentada que agora foram listados como patrimônios mundiais da Unesco. E esteve envolvido no planejamento do traçado das ruas e na restauração das muralhas da cidade.

Dessa maneira, Alessi morreu aos 60 anos em Perugia antes que os projetos que ele havia elaborado para El Escorial, a residência do rei da Espanha, pudessem ser executados.

Galeazzo Alessi – Obras e trabalhos na arquitetura

Galeazzo Alessi foi um arquiteto italiano de Perúgia, conhecido em toda a Europa por seu estilo distinto baseado em seu entusiasmo pela arquitetura antiga. Sendo assim, estudou desenho para arquitetura civil e militar sob a direção de Giovanni Battista Caporali.

Por vários anos ele morou em Gênova. Além disso, esteve envolvido no desenho das ruas e na restauração das muralhas da cidade, além de ser responsável por muitos de seus impressionantes palazzi, agora parte da Lista do Patrimônio Mundial.

Logo, o seu trabalho pode ser encontrado em muitas outras cidades italianas, incluindo Ferrara, Bolonha, Nápoles e Milão, onde projetou a fachada de Santa Maria presso San Celso. Aliás, com Vignola, ele projetou a Basílica de Santa Maria degli Angeliem Assis, a sétima maior igreja cristã da época.

Em outras partes da Europa, ele projetou igrejas e palácios na França, Alemanha e Flandres. Ademais, fazia desenhos para o El Escorial na Espanha, mas a idade e a saúde o impediam de realizá-los.

Dica de viagem para Perugia, cidade natal de Alessi

Perugia, cidade natal de Alessi, é a capital da região da Úmbria e uma das principais cidades etruscas da Itália. Assim sendo, uma vista deslumbrante no topo de uma colina.

Agora, Perugia também abriga duas universidades, a Universidade de Perugia, do século XIV. E outra universidade que foi criada para estudantes estrangeiros que aprendem italiano.

Para Assis, Alessi projetou a Basílica di Santa Maria degli Angeli em 1568 em colaboração com o arquiteto Giacomo Barozzi da Vignola. Tem uma fachada ornamentada e imponente.

E encerra uma pequena igreja do século IX, a Porciúncula, um lugar sagrado, onde o jovem Francisco de Assis renunciou ao mundo para ir viver entre os pobres e iniciar o movimento franciscano.

Chegamos ao final dessa breve explanação sobre a biografia, obra e trabalho de Galeazzo Alessi. E conte-nos o que achou!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fonte, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comune di Fontaniva, na Provincia di Padova, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *