Giorgio Massari – Arquiteto que projetou o Palazzo Grassi e outros monumentos famosos na Itália

Compartilhe em suas redes

O arquiteto Giorgio Massari, que projetou várias igrejas e palácios significativos em Veneza no século XVIII, nasceu no dia 13 de outubro de 1687. Assim sendo, deixou um belo legado, tais como o imponente Palazzo Grassi no Grande Canal.

Além disso, projetou a igreja de Santa Maria del Rosario, comumente conhecida como Gesuati, no Canal Giudecca. Aliás, é reconhecida como sua obra-prima.

Logo, por sua grande contribuição na arquitetura italiana, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará brevemente um pouco sobre as suas obras. Portanto, acompanhe abaixo!

Giorgio Massari – Arquiteto que projetou o Palazzo Grassi e outros monumentos famosos na Itália

Giorgi Massari redesenhou Santa Maria della Visitazione. Assim sendo, conhecida como Pietà – a igreja na Riva degli Schiavoni famosa por sua associação com o grande compositor barroco Antonio Vivaldi.

E que escreveu algumas de suas músicas mais famosas enquanto trabalhava como professor de violino no orfanato adjacente.

Nesse sentido, fora de Veneza, Massari projetou vilas e igrejas ao redor de Brescia, Treviso e Udine.

Logo, seus projetos, especialmente, suas igrejas e vilas, foram muitas vezes influenciados pelo trabalho do arquiteto clássico do século XVI Andrea Palladio. Também pelo colega veneziano de Massari, o escultor e arquiteto barroco Baldassare Longhena.

Para tanto, Massari nasceu na paróquia de San Luca do sestiere de San Marco. E seu pai, Stefano, era carpinteiro de uma vila perto de Brescia, na Lombardia.

Pouco se sabe de sua infância, embora se pense que ele pode ter estudado sob a supervisão de Antonio Gaspari, que pode ter aprendido com Longhena.

Embora seja provável que ele estava trabalhando em outros projetos, o primeiro atribuído a Massari é uma casa hoje conhecida como Villa Lattes em Istrana, na província de Treviso. E que ele projetou por volta de 1712 para um rico comerciante, Paolo Tamagnin.

Reputação e legado de Giorgio Massari

Sua reputação cresceu através de seus sucessos na arquitetura civil e religiosa, que incluiu a Villa Corner de estilo palladiano em Cavasagra, também na província de Treviso.

E o Oratório de Santa Maria della Salute em Badia Polesine, perto de Rovigo, que combinava elementos de Palladian, Rococó e neoclássico.

Dessa maneira, Massari foi contratado para projetar um novo Palazzo Grassi em nome da família Grassi. E que havia adquirido o edifício em 1655.

Então, o novo palácio baseado nos projetos de Massari foi construído entre 1748 e 1772. Para tanto, projetado ao longo de linhas acadêmicas clássicas, foi o último grande palácio construído no Grande Canal antes da queda da República de Veneza.

Aliás, as vilas de Massari muitas vezes imitavam o estilo de Andrea Palladio, que influenciou muito de seu trabalho

Nesse sentido, o envolvimento de Massari com a igreja de Santa Maria della Visitazione, conhecida como La Pietà, situada a uma curta distância da Piazza San Marco e do Palácio Ducal, aparentemente começou depois que ele ganhou um concurso para redesenhá-la, em 1736.

Acredita-se que ele falou com Vivaldi, que era o maestro, sobre a acústica, embora o trabalho só tenha começado quatro anos após a morte do compositor.

A fachada, que novamente tem ecos de Palladio em suas colunas coríntias e frontão triangular, não foi concluída até o início do século XX, embora seja fiel em grande parte ao projeto de Massari.

Outras obras de Giorgio Massari

Outras obras em Veneza atribuídas a Massari incluem a igreja de San Marcuola no Grande Canal em Cannaregio. Também a fachada do que hoje é a Academia de Belas Artes de Dorsoduro.

Fora de Veneza, ele projetou igrejas em Brescia e sua província, em Scorzè, perto de Treviso, e em Udine. Ele também contribuiu para a renovação das catedrais em Udine e Pádua.

Quando Paolo Tamagnin morreu em 1734, Massari casou-se com sua viúva, Pisana Bianconi. E se estabeleceu com ela em uma casa no sestiere do Castello que estava sendo de propriedade de seu falecido marido.

Viúvo em 1751 sem filhos, Giorgio Massari morreu em 1766 com a idade de 79 anos. Por fim, o seu corpo foi enterrado no túmulo de Tamagnin na igreja de San Giovanni in Bragora em Castello.

Agora, conte-nos o que achou de saber sobre esse grande arquiteto italiano.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontaniva, na Provincia di Padova, em Vêneto

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *