Cozinha mediterrânea – Benefícios para a saúde e principais características

Cozinha mediterrânea - Benefícios para a saúde e principais características Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

A cozinha mediterrânea é definida pelos métodos alimentares e de preparação utilizados pelas pessoas que vivem na região do Mediterrâneo. Ou seja, uma dieta de quem mora entre os países do Mar Mediterrâneo, da Espanha ao Marrocos, passando pela Itália, Grécia, Tunísia e outros países.

Assim sendo, a popularidade desse tipo de cozinha aumentou com a publicação, em 1950, do livro da escritora gastronômica Elizabeth David.

Com isso, a ênfase está em produtos frescos, sabores fortes e simplicidade de preparação. Essencialmente, a cozinha mediterrânea é composta alimentos à base de plantas e alimentos básicos minimamente processados, onde ervas e especiarias são ingredientes indispensáveis.

Então, é normal encontrar uma abundância de frutas, verduras, legumes, cereais, azeite e ervas aromáticas. Além disso, o consumo de laticínios, ovos e vinho é moderado, assim como o de peixes.

Também a carne é consumida em pequenas quantidades. E aqui hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre suas principais características e benefícios à saúde. Portanto, confira mais detalhes!

Principais características da cozinha mediterrânea

Aqui estão as principais características da cozinha mediterrânea:

  • Os alimentos mais consumidos são os de origem vegetal;
  • Os produtos de origem animal são consumidos com moderação;
  • A variedade de produtos é muito importante assim como o consumo de produtos locais para preservar a frescura dos pratos;
  • Idealmente, os produtos que estão sendo colhidos e consumidos;
  • Os produtos doces estão sendo consumidos de forma limitada;
  • O azeite é um ingrediente comum na preparação de alimentos;
  • Em vez de sal, prefere-se o uso de ervas e especiarias, bem como cebola e alho.

Benefícios para a saúde na cozinha mediterrânea

 A verdade é que adotar essa alimentação não só trará cor e variedade ao seu prato diariamente, mas também vários benefícios para a saúde. Portanto, aqui estão alguns dos principais benefícios.

Gorduras saudáveis ​​para o seu corpo

Vários estudos provaram que esse tipo de dieta pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Isso se deve à ingestão de gorduras saudáveis, como gorduras monoinsaturadas. Ademais, essas gorduras têm efeitos positivos sobre o colesterol e estão sendo encontradas no azeite, nozes e abacates.

Na cozinha mediterrânea, você também encontrará uma quantidade benéfica de ômega-3. Logo, essa gordura saudável ajuda a diminuir os triglicerídeos, o que ajuda a controlar a pressão arterial.

Desse modo, você encontrará essa gordura principalmente em peixes (salmão, por exemplo), sementes de chia, óleo de colza e soja e seus derivados (tofu, leite de soja).

Um sistema digestivo saudável

Devido ao alto consumo de frutas, legumes e grãos na culinária mediterrânea, você se beneficiará tanto de fibras solúveis quanto insolúveis em alimentos. E são estes: ervilhas, grão de bico, lentilhas, espinafre, morangos, tomates, etc.

Assim sendo, o consumo regular de fibras ajudará sua digestão, equilibrando sua flora intestinal e prolongando a sensação de saciedade, além de limitar a absorção de cereais, colesterol ruim e carboidratos.

Grande fonte de antioxidantes

Mais uma vez, o alto consumo de frutas e legumes na cozinha mediterrânea é uma importante fonte de antioxidantes para o seu corpo.

Então, alimentos como laranja, frutas vermelhas, vinho tinto, sementes de linho e girassol, além de leguminosas como grão de bico e lentilha fazem parte dessa culinária e serão seus aliados antioxidantes.

Entre os benefícios mais importantes de comer uma dieta rica em antioxidantes através da cozinha mediterrânea estão o fortalecimento do sistema imunológico e a redução dos sinais de envelhecimento.

Proteção contra diabetes tipo 2

Estudos mostraram que, graças à baixa ingestão de carboidratos nessa dieta, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 pode estar sendo reduzido em 30%.

Sendo assim, a maioria dos alimentos consumidos nesse tipo de dieta tem índice de glicose baixo a moderado, ou seja, frutas, verduras, peixes, nozes.

Além disso, todos esses alimentos mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e limitam os episódios de hiperglicemia, o que reduz o risco de diabetes.

Um cérebro saudável

Graças a todos os nutrientes e vitaminas presentes nessa dieta, estudos também mostraram que as pessoas que adotam uma dieta mediterrânea têm um risco 33% menor de desenvolver a doença de Alzheimer.

Além disso, esse tipo de cozinha reduz o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas. Enfim, como lido, a cozinha mediterrânea contribui para a melhoria da saúde. E você? Já está fazendo uso dessa gastronomia deliciosa e rica em nutrientes? Conte-nos sobre isso!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

1 Comment

Leave A Reply