Museus na Itália carregam histórias e culturas de seu povo. E, por isso, valem muito a pena visitar para descobrir a riqueza que existe, tanto em seus monumentos como nos escritos e objetos, itens da antiguidade.
Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz alguns museus na Itália para você incluir em seu roteiro por esse país magicamente cultural.
Museus na Itália que você deve visitar uma vez na vida
Museu das Ilusões, em Milão
No Museu das Ilusões, em Milão, há mais de setenta quebra-cabeças, jogos de perspectiva e ilusões de ótica. E com as quais você pode se divertir por cerca de uma hora (duração média da visita).
Assim sendo, será uma experiência imersiva e educativa no limite da realidade. Portanto, não deixe de visitar se estiver em Milão, na Itália.
Mosteiro Beneditino e Museo della Fabbrica, Catania, entre os museus na Itália para visitar
O passeio perfeito pela costa leste da Sicília deve incluir Catania, uma cidade barroca entre o azul do Mar Jônico e o fogo do Monte Etna. Assim sendo, abalada pela erupção catastrófica de 1669 e pelo terremoto de 1693, a “Atenas siciliana” renasceu das cinzas.
Então, uma vez na cidade, não deixe de visitar o Mosteiro Beneditino e seu Museo della Fabbrica, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2002. Logo, a estrutura de 1558 foi destruída e, posteriormente, reconstruída após desastres naturais em Catania.
E alguns dos maiores arquitetos sicilianos participaram de sua reconstrução, que começou em 1702. Então, o mosteiro é uma das maiores abadias da Europa e abriga o Museo della Fabbrica, um espaço original e intrigante que gira em torno das antigas cozinhas do convento.
Museus Ferrari, Modena e Maranello
A marca famosa é um dos símbolos da Itália em todo o mundo. Assim sendo, se você quiser saber mais sobre o icônico fabricante de automóveis lançado por Enzo Ferrari em 1947, há dois lugares para marcar em seu mapa, ambos na Emilia Romagna.
Logo, o Museu Ferrari em Maranello e o Museu Enzo Ferrari em Modena contam a história da marca atemporal através de seus carros mais amados e vitoriosos, desde modelos de Fórmula 1 até veículos de estrada.
Ambos estão equipados com dois simuladores para experimentar a emoção de dirigir um carro de Fórmula 1. Então, é uma experiência completamente realista que o levará aos circuitos mais famosos.
Museu d’Arte Moderna, em Bolonha, um dos museus na Itália para conhecer
Esse museu está localizado no bairro Manifattura delle Arti, centro artístico e cultural de Bolonha. E ocupa os espaços de uma antiga padaria de 1915.
Logo, fundado em 2007, o museu substitui a Galleria d’Arte Moderna. E ilustra a arte italiana em um itinerário temático da década de 1950 até os dias atuais.
Assim sendo, uma viagem pela inovação artística em nove etapas, nove áreas temáticas que cobrem mais de 9000 metros quadrados de espaço expositivo.
Enquanto o térreo é para exposições temporárias, no primeiro andar você encontra a coleção permanente, com também peças do Museo Morandi.
Assim sendo, o foco está nas personalidades e movimentos artísticos que moldaram a cena artística nas últimas décadas, de Renato Guttuso ao Gruppo Forma 1, da Arte Povera às obras mais recentes que passaram a integrar o museu.
Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calabria
Os Bronzes de Riace são, provavelmente o motivo maior para visitar, mas esse museu localizado no coração de Reggio Calabria também conhecido como Museu Nacional da Magna Grécia abriga preciosos artefatos que testemunham o passado grego da região.
Assim sendo, os dois guerreiros de bronze recuperados em 16 de agosto de 1972 nas águas da Riace Marina são de fato obras-primas da arte clássica grega excepcionalmente bem preservadas (remontam ao século V a.C).
Sendo assim, com quase dois metros de altura e pesando 160 kg, devem ter pertencido originalmente ao mesmo grupo de estátuas. Como eles acabaram no fundo do mar permanece um mistério até para os estudiosos. Seus capacetes, escudos e espadas agora estão perdidos.
O museu foi inaugurado em 1959 em um prédio que é um dos primeiros da Itália projetado para fins de exposição. Enfim, no interior você encontrará cinco níveis contendo artefatos do Paleolítico à época romana.
Ca’ Pesaro – Galeria Internacional de Arte Moderna, em Veneza
A Galeria Internacional de Arte Moderna fica em um dos palácios mais impressionantes de Veneza, um imponente edifício do século XVII com vista para o Grande Canal.
Sendo assim, a família Pesaro encomendou essa obra-prima da arte barroca rica em decorações de artistas de renome como Tiepolo, Pittoni, Crosato e Bambini.
Então, esse patrimônio inestimável foi disperso na primeira metade do século XIX, vendido principalmente em leilão pelo último herdeiro da família nobre.
A Galeria de Arte Moderna ocupa os dois primeiros andares do edifício com obras de destaque de Klimt, Moore, Kandinsky, Chagall, Klee e Matisse. Por fim, há também uma reprodução de O Pensador de Rodin.
Então, quais desses museus na Itália você mais gostou? Compartilhe conosco!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.