Você já ouviu falar em cacio e pepe, a combinação perfeita para um prato tipicamente italiano? Assim sendo, representa a alma popular da cidade que apesar de majestosa é também rica em tesouros escondidos.
Logo, muito popular em toda a Itália, essa comida é um dos primeiros pratos mais famosos, junto com carbonara, gricia e amatriciana. Além disso, é muito simples: tanto ao preparar quanto nos ingredientes, pois requerem menos que os outros.
Ademais, existem dezenas de versões, abertamente revisitadas ou originais. E que podem ser encontradas na cidade. Mas, o verdadeiro Cacio e pepe só em Roma pode ser experimentado de forma espetacular.
Logo, não há sabor igual como a da Cidade Eterna. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana tem a satisfação de mostrar um pouco de sua história. Enfim, há ainda uma receita para você experimentar em casa.
Cacio e pepe: um pouco de história
A história desse prato, símbolo da romanidade, nasce entre as pastagens durante a transumância. E, durante os longos movimentos do rebanho, os pastores do agro romano enchiam o saco de calorias e alimentos de longa duração.
Então, havia algumas fatias de queijo pecorino, um pouco de pimenta preta e uma boa quantidade de espaguete seco. Logo, esses três últimos ingredientes escolhidos têm uma razão específica.
A pimenta preta, de fato, estimula diretamente os receptores de calor e ajudou os pastores a se protegerem do frio. Logo, o queijo pecorino envelhecido deve estar sendo conservado por muito tempo. E a massa garantia a quantidade certa de carboidratos e calorias.
Do campo e pastagens, em pouco tempo tornou-se um prato típico das tabernas romanas e daqui para o resto da Itália. Já no século XVIII a massa temperada simplesmente com queijo estava sendo difundida na maior parte da Itália.
Logo, Goethe, em sua viagem à Itália descreveu a culinária de Nápoles, mencionando: “macarrão é cozido principalmente em água pura e é ralado em cima do queijo, que é usado por um tempo de gordura e tempero”.
Sobre tradição
De acordo com a tradição, os anfitriões da época tinham o cuidado de servir um queijo e pimenta seco para promover negócios. Então, o prato, aliás, tinha que “intorzare” (força), como diziam os romanos, para que os clientes precisassem de vinho para engolir a massa.
Então… mais cacio e pepe eles comiam, mais vinho eles bebiam.
Ao longo dos séculos, a receita original estava sendo aperfeiçoada. Por isso, existem muitas variações, desde o tipo de massa, o clássico espaguete até ao rigatoni, até ao modo de preparação.
Enfim, todas as tabernas de Roma e arredores, no entanto, garantem que seu prato é o “verdadeiro Cacio e Pepe”.
Leia mais: Sabores italianos: VII comidas tradicionais italianas icônicas e suas histórias – Parte II
Cacio e pepe: O segredo
O segredo do Cacio e pepe está tanto nos ingredientes quanto na habilidade do chef em prepará-lo. Então, o essencial para esse prato típico da cozinha romana é a nata dos ingredientes para obter o famoso creme.
Assim sendo, o equilíbrio certo entre queijo e água de cozimento não é nada simples. Então, para formar um creme, é necessário adicionar a quantidade certa de água de cozimento alternando com o queijo pecorino para obter uma boa consistência.
Aliás, lembre-se que a receita original não exige o uso de óleo, manteiga, creme de leite para fazer o creme de queijo.
Receita de Cacio e pepe – Ingredientes e modo de preparo
- 400 g de espaguete; 200 g de queijo pecorino ralado; 10 gr de pimenta preta; Sal.
Cozinhe o espaguete em água salgada. Enquanto isso, coloque o pecorino romano e a pimenta preta em uma tigela pequena de vidro ou alumínio.
Depois, levante a massa al dente (não escorra senão perde toda a água da cozedura!).
E, então, calcule pelo menos 2 minutos antes do final do cozimento e despeje na tigela com a mistura de pecorino. Agora, tempere bem, adicionando duas conchas de água do cozimento para misturar consistentemente.
Também é possível misturar pecorino e pimenta preta em uma panela grande onde o espaguete será escorrido. No entanto, lembre-se que eles NÃO devem ser cozidos ou mexidos no fogo.
Assim sendo, eles devem ser misturados “frios” com a água fervente. Ao final, mexa e sirva imediatamente.
E você? Já experimentou esse prato italiano famoso: Cacio e pepe? Então, compartilhe conosco a sua experiência.
Confira também: Conheça a massa recheada da culinária italiana e suas variedades
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.