Cortona é a bela cidade no topo de uma colina na Toscana. Logo, um dos destinos turísticos fascinantes que você se apaixonará.
E o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará estas X atrações para ver e fazer, o que comer, dicas práticas para planejar um dia em Cortona.
Se a sua viagem dos sonhos para a Itália envolve beber aperitivo em uma praça, em uma vila no topo de uma colina com belas vistas sobre colinas, você deve adicionar ao seu itinerário italiano a bela cidade de Cortona.
Empoleirada no topo de uma colina na Toscana, Cortona é uma antiga cidade murada com um belo centro da cidade, belas praças, muitas igrejas e história interessante. Além disso, você pode visitá-la durante o dia ou usá-la como o ponto de partida para explorar a área.
Cortona, a bela cidade no topo de uma colina na Toscana
Cortona ganhou fama internacional como o cenário de Sob o Sol da Toscana. Porém, a cidade data da época etrusca e tem muito a oferecer aos seus visitantes.
Também é uma cidade murada no topo de uma colina com um belo centro medieval e um importante museu etrusco.
Aliás, é uma das cidades mais bonitas da Toscana se você estiver procurando por uma bela atmosfera medieval. Também as pessoas adoram por causa de sua comida deliciosa e bela posição natural.
Graças à sua longa história, Cortona também possui belas igrejas. E locais etruscos interessantes que a tornam um bom lugar para visitar quem são amantes da arte e da história.
I – Praça da República
A Piazza della Repubblica é a praça principal de Cortona e a primeira que você encontra ao subir dos portões da cidade.
Sendo assim, a praça é dominada pelo belo Palazzo Comunale, fácil de reconhecer por sua grande escadaria e torre. Ademais, cercada por cafés e restaurantes, perfeitos para sentar e ver a vida passar.
Além disso, a praça é quase inteiramente cercada por palácios históricos. E embora agora tendam a ser casas particulares e fechadas ao público, vale a pena admirar mesmo de fora por sua beleza e valor histórico.
Da piazza, você pode acessar a Via Nazionale, que é agradável (pense em cafés etc.). Enfim, praticamente a única rua em Cortona que não está em uma ladeira – um bom lugar para passear!
II – Praça Signorelli
A Piazza Signorelli fica na esquina da Piazza della Repubblica e surpreende turista, pois de alguma forma você não esperaria que outra praça estivesse lá!
Então, é uma boa surpresa, pois a praça é linda: o prédio principal se chama Teatro Signorelli, que vale a pena ver.
Desse modo, a praça é o ponto de encontro de várias ruas, um maravilhoso exemplo de praça medieval. Por fim, também abriga o MAEC, os museus etruscos de Cortona, uma joia da cidade.
III – Museu Etrusco de Cortona
Cortona é de origem etrusca e um ótimo lugar para aprender sobre essa civilização ainda parcialmente misteriosa. Dessa maneira, a área tem vários vestígios etruscos e um belo museu hospedado no Palazzo Casali, um palácio do século XIII que vale a pena ver.
Sendo assim, o museu tem artefatos locais da época etrusca e da época romana, todos vindos da região. Também é onde você tem a academia etrusca e sua maravilhosa biblioteca, vale a pena ver.
IV – Museu Diocesano
Outro importante museu de Cortona que vale a pena ver é o museu diocesano, instalado em uma antiga igreja. Desse modo, o museu tem algumas peças de arte maravilhosas, incluindo um annunciazione e um trittico de Beato Angelico
V – As ruas medievais de Cortona
Enquanto atrações específicas em Cortona valem a pena ver, Cortona é mais do que apenas a soma de suas partes. E uma das melhores maneiras de passar um dia em Cortona é apenas passear pelo seu belo centro.
Assim sendo, as ruas tendem a subir em direção ao centro da cidade. E muitas vezes oferecem vistas sobre a paisagem circundante que adicionam um cenário especial a essa bela cidade.
VI – As muitas igrejas de Cortona
Cortona tem muitas igrejas, mais do que você esperaria considerando seu tamanho! Então, algumas delas que valem a pena ver são:
- O Duomo, com traços românicos e renascentistas;
- Igreja de São Francisco, com algumas obras de arte interessantes;
- A igreja ou Santa Margherita datada do século XIII, mas muito reconstruída no século XIX;
- Santa Maria delle Grazie al Calcinaio, fora do centro da cidade. Mas importante para os fiéis como lugar onde se diz que Maria apareceu.
VII – Eremo le Celle
O eremitério de Eremo Le Celle fica imediatamente fora do centro da cidade de Cortona. Assim sendo, é um maravilhoso eremitério franciscano que vale a pena ver.
Logo, a ermida data do início do século XIII e acolheu o próprio São Francisco que aqui escreveu o seu testamento espiritual.
Sendo assim, é maravilhoso visitar por causa da paz que evoca. E da harmonia entre construção e natureza que era tão importante para a visão de Francisco.
Se você tem apenas um dia em Cortona e deseja ver a ermida, planeje uma visita no início ou no final do seu dia em Cortona para minimizar a necessidade de encontrar estacionamento que, na alta temporada, pode exigir um pouco de paciência.
IX – O que comprar em Cortona
Cortona está bem equipada para receber turistas. E tem várias lojas que são ótimas para comprar autênticos souvenirs italianos.
Assim sendo, entre as melhores coisas para comprar aqui estão azeite e vinho, utensílios de cozinha (têm lindos utensílios em madeira local e panos de prato, por exemplo) e couro, que é um artesanato tradicional da Toscana.
X – O que comer em Cortona
Cortona é um lugar maravilhoso para saborear a comida tradicional da Toscana. Então, a comida da Toscana é terrosa e saborosa e algumas das melhores coisas para experimentar são:
- Massa com ragu de javali (experimente pici, um tipo de massa de Siena);
- Ribollita, uma sopa de pão típica da Toscana;
- Pappa col pomodoro, sopa de tomate toscana, deliciosa;
- Tagliata (carne);
- Cantucci col vin santo (biscoitos duros de amêndoa com vinho doce);
O que levar para um dia em Cortona
Cortona é fria no inverno e quente no verão, então se vestir para o clima é importante. Sendo assim, a principal coisa que você precisa são de bons sapatos.
Pois, você os usará tanto para a cidade (a pé) quanto para os belos passeios até as igrejas mais acima na colina e se você quiser chegar ao parque arqueológico.
Você não precisa de roupas especiais para Cortona, mas pode usar uma boa mochila já que não poderá carregar nada pesado durante os seus passeios.
Boa diversão! E, se quiser, compartilhe aqui se você já visitou Cortona e como foi essa experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.