Pecorino é aquele queijo que todo italiano adora. E, se você viajou à Itália, certamente, já ouviu falar desse saboroso alimento, pois faz parte da culinária de lá.
Assim sendo, graças à sua textura, ao seu sabor e aos seus deliciosos tipos, esse queijo foi progressivamente incluído em muitas receitas.
Então, neste artigo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida você a conhecer o queijo italiano por excelência, aquele que acompanha muitos chefs.
O que é queijo pecorino?
A Itália sempre construiu sua reputação gastronômica com massas, pizzas, vinhos e, obviamente, queijos. Então, de todo o país, essas refeições sempre representaram a sua identidade e o seu poder cultural.
Desse modo, em tempos atuais essa gastronomia já não tem fronteiras. Ademais, agrada o paladar de milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive, os brasileiros.
Entre as maravilhas culinárias oferecidas ao mundo pela Itália, você encontrará o pecorino. Sendo assim, é um queijo prensado feito de ovelha. E que vem em 5 tipos de diferentes regiões da Itália.
Geralmente, depende da raça da ovelha e do método de afinidade. Aliás, é um dos queijos mais antigos já feitos na Itália.
Hoje, vai bem com vinho, cervejas e massas, claro. Também pode ser usado como ingrediente para cozinhar muitas receitas.
Então, você pode ralar no macarrão, adicioná-lo ao risoto ou até mesmo usá-lo para fazer um molho. Além disso, tem um sabor forte e salgado, com sabor aromático.
Por fim, em muitas receitas, ele substitui o queijo parmigiano-reggiano.
Benefícios do pecorino para a saúde
Pecorino é um alimento milagroso italiano, um delicioso queijo. Assim sendo, um sonho para cozinhar e petiscar. Também fornece alguns benefícios surpreendentes para a saúde, tais como:
É rico em proteínas
Uma porção de 100 gramas de pecorino contém, em média, 22 g de proteína.
Contém um ácido graxo valioso
O pecorino é rico em ácido linolênico poderoso. Ademais, um ácido graxo ômega-6 insaturado que demonstrou reduzir o colesterol ruim.
Fortalece os ossos
É rico em cálcio, um mineral que ajuda a manter os ossos e os dentes fortes.
É relativamente baixo em gordura
Comparado com a maioria dos outros queijos, ele é relativamente baixo em gordura.
O que você deve saber sobre Pecorino
Se você falar um pouco de italiano, saberá imediatamente de onde vem o queijo pecorino. Assim sendo, o nome deriva da palavra italiana “pecora”. E que significa ovelha, uma ode ao leite de ovelha do qual é feito o tradicional pecorino.
Logo, esse delicioso queijo foi cultivado pela primeira vez na Itália central há milhares de anos. Nos dias atuais, é produzido em toda a Itália, onde cada região tem seu próprio toque especial no clássico pecorino.
Origem do pecorino
Pecoriono foi produzido pela primeira vez em Roma há mais de 2.000 anos. Diz a lenda que o queijo era o favorito dos soldados romanos, que acreditavam que era uma grande fonte de força física.
Sabor
O sabor do Pecorino é muito diferente dependendo de vários fatores. E incluindo idade, origem e porcentagem de leite de ovelha e vaca utilizada. Portanto, o sabor varia de suave a mais saboroso e de nozes.
Variedades do pecorino
Pecorino romano (DOP)
Aromático e muito acentuado, essa variedade é maturada por um longo tempo e produz uma textura mais firme. Apesar do nome, Pecorino romano veio principalmente não de Roma, mas da Sardenha, desde o século XVIII.
Pecorino sardo (DOP)
Essa variedade da Sardenha é produzida principalmente a partir de leite cru. Além disso, está disponível dolce ou jovem, com um aroma mais suave.
Também há maturo, que envolve um processo de maturação mais longo. E geralmente significa que também foi defumado.
Pecorino siciliano (DOP)
Essa variedade vem da Sicília, e em diferentes formatos, desde tuma, ou fresco, até Incanestrato, que são envelhecidos por 2 anos. A popular variedade Tumazzu é temperada com pimenta e açafrão.
Pecorino toscano (DOP)
Essa variante vem da Toscana e tem um sabor suave, quase adocicado.
Dicas de como usar na culinária
Pecorino está disponível fresco, meio maduro e totalmente amadurecido. Assim sendo, o pecoriono jovem e macio tem um sabor mais suave.
E quanto mais tempo o queijo amadurece, mais escuro, mais duro e mais acentuado no sabor ele se torna.
Pecorino maduro e firme, como outros queijos duros, dura bastante tempo na geladeira. Então, uma ótima maneira de armazená-lo é embrulhando-o em um queijo especial ou papel manteiga.
Em seguida, coloque-o em uma tigela e cubra-o com um prato. Enfim, isso irá mantê-lo duro e fresco, e ideal para ralar.
O que fazer com Pecorino
O pecorino jovem tem um delicioso sabor suave. Logo, pode ser facilmente perdido entre sabores ousados. Assim, é melhor desfrutar dessa variedade com o mínimo de ingredientes adicionais.
Sendo assim, fica ótimo sozinho em cima de uma baguete grelhada ou em uma salada simples. Entretanto, na Itália, um prato de antepasto adorado é o jovem. E servido com tiras de tomate seco e regado com azeite.
O pecorino maduro, por outro lado, tem um sabor mais acentuado e uma textura mais dura. Logo, é delicioso ralado em cima de massas, ovos ou pratos cremosos de carne.
Ademais, sua consistência é semelhante ao parmesão. E está sendo consumido em grande parte nos mesmos pratos que você colocaria o parmesão.
Fatos sobre pecorino
- O queijo pecorino remonta à Roma antiga;
- O Papa Pio II gostou tanto que mandou marcar com ferro vermelho as rodas de queijo produzidas por suas fazendas favoritas;
- Pecorino significa bebê da ovelha em italiano;
- Pode ser preparado e encontrado com pimenta.
E você? Já experimentou o pecorino italiano? Por fim, conte-nos sua experiência ao saborear esse alimento tão delicioso e que é tão antigo.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.