Basílica de Santa Maria Novella – Um verdadeiro tesouro da arquitetura

Compartilhe em suas redes

Desde 1278 a Basílica de Santa Maria Novella recebe turistas na cidade por tanta imponência que possui. Assim sendo, seus tons geométricos de cores e seus tesouros de valor inestimável a faz ser extremamente admirável.

Aliás, em si ela é um verdadeiro tesouro da arquitetura, pois contêm inúmeras obras de valor inestimável, como o afresco de Masaccio representando a Trindade, o Crucifixo de Brunelleschi e o de Giotto.

E isso já seria suficiente para indicar sua monumental importância histórico-artística para você ter a oportunidade de conhecer. Todavia, não termina aí!

Desse modo, à esquerda da fachada, de fato, você entra no museu e nos claustros. E que completam todo o complexo da Basílica:

Claustro Verde leva o nome da cor dominante nos afrescos; enquanto do lado oposto da entrada principal você acessa a Capela Espanhola. E que leva o nome do papel que desempenhou na Idade Média como local para as funções religiosas de Eleonor de Toledo.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana tem a satisfação de abordar brevemente sobre essa belíssima Basílica.

Basílica de Santa Maria Novella

Santa Maria Novella é uma das basílicas góticas mais importantes da Toscana. Sendo assim, fica a poucos passos da estação ferroviária de Santa Maria Novella.

Desse modo, a beleza austera da fachada, projetada por Fra Jacopo Talenti e Leon Battista Alberti, é o que impressiona imediatamente. Logo, seu olhar se moverá para abraçar a praça que recentemente passou por um longo e importante plano de restauração e reurbanização.

Em 2010, esse projeto foi premiado com a melhor renovação de um espaço público no concurso internacional Marble Architectural. Então, a praça estava fechada por muito tempo devido ao trânsito e automóveis que danificaram o pavimento e poluíram o ar, impedindo que turistas e florentinos usufruíssem do espaço.

Renovação da Basília de Santa Maria Novella

Os arquitetos optaram por colocar novos bancos que harmonizam com o estilo dos edifícios. E com vista para a praça e aparelhos de iluminação especiais que difundem uma luz suave que enfatiza o claro-escuro das fachadas e suas linhas acentuadas.

Logo, essa renovação também levou as pessoas a readquirirem a experiência da praça e mais uma vez desfrutarem de sua beleza. Então, recuperou seu papel social de ser um ponto de encontro dentro desse espaço compartilhado e vital.

Graças a esse novo contexto, as pessoas podem apreciar a basílica dominicana que domina a praça. À primeira vista, a arquitetura externa chamará sua atenção.

No entanto, é ainda mais apreciada pelos muitos tesouros que contém, como obras de Masaccio, Ghirlandaio, Filippino Lippi e Botticelli, entre outros.

Vale a pena notar que na mesma Igreja existem dois crucifixos de madeira dos dois Mestres, Giotto e Brunelleschi. Assim sendo, o Cristo de Giotto situa-se a meio da nave central e encontra-se pintado num painel em forma de cruz.

Logo, ele tem uma pose naturalista, com as pernas dobradas sob o peso de seu corpo magro e sofrido. Além disso, Giotto define de forma realista o sombreamento do corpo, os movimentos de seus longos cabelos loiros.

E o sangue que escorre das feridas. Então, ele comunica de forma significativa o doloroso sofrimento do Calvário. Logo, o Cristo de Brunelleschié esculpida em madeira e depois pintada.

Também a busca pelo realismo é evidente na atenção aos detalhes e proporções anatômicas. Ao mesmo tempo, Brunelleschi sublima essa figura que não deve ser um homem comum, mas a representação humana do divino.

Por isso, seu rosto não expressa raiva, e a posição do corpo não mostra fadiga. Portanto, a perfeição anatômica visa remeter a uma perfeição ideal.

Enfim, uma visita a essa esplêndida basílica é, portanto, obrigatória para quem deseja descobrir obras-primas absolutas.

E agora conte-nos o que achou dessa linda Basílica de Santa Maria Novella, uma igreja tão famosa e bonita.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontaniva, na Provincia di Padova, em Vêneto

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *