Fatos sobre David de Michelangelo
Indiscutivelmente, uma das obras de arte mais reconhecidas do mundo chama-se David de Michelangelo. Assim sendo, você poderá encontrá-lo na Galleria Dell’Accademia em Florença, onde ainda guarda alguns pequenos segredos que o mundo não conhece.
Então, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana reuniu uma pequena lista com alguns dos fatos sobre David de Michelangelo menos conhecidos. Portanto, convidamos a ler. Boa leitura!
IX Fatos sobre David de Michelangelo
I – David é uma peça maravilhosa de mármore
Antes de Michelangelo começar a trabalhar nele, o bloco de mármore que se tornou David foi rejeitado por dois artistas anteriores. Sendo assim, Agostino di Duccio e Antonio Rossellino, ambos tentaram e decidiram que era muito difícil trabalhar com ele.
Desse modo, esperou 42 anos para que Michelangelo o encontrasse e criasse sua obra-prima.
II – A obra era um símbolo da República Florentina
Em uma época de grandes mudanças políticas, David se tornou um símbolo da força da República Florentina. Assim como David enfrentando Golias, a República foi ameaçada por estados mais fortes de todos os lados, para não mencionar a recuperação do poder da Família Medici.
Quando David estava sendo colocado do lado de fora dos prédios do governo da cidade na Piazza della Signoria, essa conexão se solidificou na mente do público.
III – A inspiração de Michelangelo
Um dos maiores segredos de Michelangelo levou 500 anos para descobrir: David tem estrabismo. Sendo assim, aqueles olhos voltados para Roma estavam sendo criados através de um truque de perspectiva, na realidade Michelangelo deu intencionalmente uma deficiência à sua obra-prima.
IV – Consequências políticas está entre os fatos sobre David de Michelangelo
Ser tão político pode ter sua queda, como David bem sabe. Assim sendo, ele foi alvo de manifestantes furiosos duas vezes durante seus primeiros dias na Piazza della Signoria. Na primeira vez ele estava sendo atacado com pedras e na segunda vez os manifestantes quebraram seu braço com sucesso em 3 lugares.
V – Um David com centenas de réplicas
Há mais de um David: só em Florença, existem duas réplicas de David, mas em todo o mundo existem pelo menos 30 réplicas em tamanho real da estátua. Logo, isso sem falar nas centenas que estavam sendo produzidas para manifestações de arte popular ou para a indústria do turismo.
VI – A impropriedade de David
Em 1857, o Grão-Duque da Toscana corou todas as damas quando presenteou uma réplica de David à Rainha Vitória. Desse modo, a rainha achou a forma nua de David tão escandalosa. Logo, criou uma folha de figueira para preservar a sua modéstia.
Então, a folha de figueira podia ser presa e removida com bastante facilidade para que, sempre que a rainha visitasse David, ele pudesse ser adequadamente coberto.
VII – A questão da propriedade está entre os fatos sobre David de Michelangelo
A quem pertence David? É a cidade de Florença ou a nação da Itália? Em 2010, uma briga eclodiu entre o governo italiano e a cidade de Florença sobre a propriedade da estátua.
Logo, a cidade de Florença tinha a maior reivindicação, pois havia pago pela estátua 500 anos antes e que foi feita para Florença. Enquanto o governo italiano argumentou que financiou a mudança das estátuas para a Galleria Dell’Accademia. Logo, um museu estatal e também pagou por sua conservação por mais de 150 anos.
Por fim, a questão ainda não está resolvida, por isso, vivemos em ambiguidade sobre esse assunto.
VIII – A árvore de David não é apenas para mostrar
O tronco de árvore atrás da perna de David não está lá para definir o cenário, é realmente importante para a integridade estrutural das estátuas maciças.
Logo, cinzelar demais o mármore causaria muito estresse ao bloco e potencialmente faria com que ele se quebrasse. Então, o caminhão da árvore estava sendo deixado para evitar que isso acontecesse. Enfim, um truque comum usado na escultura e você notará na maioria das estátuas.
IX – Já foi adornado com ouro está entre os fatos sobre David de Michelangelo
David nem sempre estava completamente nu, no início as partes da estátua dornadas com folhas de ouro. Assim sendo, a árvore e sua funda em particular eram de ouro.
E ele também tinha uma guirlanda de ouro que cobria seus quadris que protegia sua modéstia. Enfim, eles provavelmente poderiam ter acrescentado algo semelhante quando apresentaram uma estátua nua do homem perfeito diante da rainha da Inglaterra!
Então, conte-nos o que mais chamou a sua atenção nesses IX fatos sobre David de Michelangelo. Até mais!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.