Galeria Vittorio Emanuele II é uma obra de arte autêntica
Quem não gosta de um ponto de compras, verdade? Sem dúvida, ao viajar para algum destino um dos lugares que desejamos conhecer são as lojas com roupas, acessórios variados, sapatos, joias, relógios etc.
Sendo assim, com a Galeria Vittorio Emanuele II, você ganha um pouco mais com seus 160 anos de história e sucesso. Logo, consolidando-se como um dos shoppings mais antigos do mundo.
Desse modo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre essa Galeria, e o que você vai encontrar lá. Portanto, leia a seguir.
Sobre a Galeria Vittorio Emanuele II
Galeria Vittorio Emanuele II é o shopping center mais antigo da Itália e também um dos principais marcos de Milão. Assim sendo, apresenta uma arcada dupla de quatro andares e pode ser facilmente encontrada no centro da cidade.
Ademais, está localizado a poucos passos do famoso Duomo de Milão, fica entre a Piazza del Duomo e a Piazza della Scala. Além disso, apresenta uma forma octogonal única, juntamente com vidro abobadado, arcadas de ferro forjado e um incrível teto de vidro abobadado.
Os desenhos de piso em mosaico representam diferentes cidades da Itália: o lobo simboliza Roma, o touro é uma representação de Turim. E o lírio é indicativo de Florença e a bandeira representa a própria Milão.
Curiosidades sobre a Galeria Vittorio Emanuele II
Uma das características da Galeria Vittorio Emanuele II são os símbolos em cada parte do piso da simbolizam as inúmeras capitais do reino da Itália.
A Galeria Vittorio Emanuele II foi construída entre 1865 e 1877 pelo talentoso arquiteto Giuseppe Mengoni. Assim sendo criada como parte de um projeto unban com o objetivo de modernizar Milão após a libertação da cidade em 1859.
Também recebeu o nome de Victor Emmanuel II, que foi o primeiro rei do reino da Itália. Além disso, a Galeria Vittorio Emanuele II foi o ponto de partida da era moderna dos shopping centers.
Hoje em dia, a Galeria é considerada um símbolo vivo da unidade italiana, pois foi construída durante a época da unificação italiana. E tem o apelido intrigante – il Salotto di Milano – que significa “a sala de estar de Milão”. Pois era um ponto de encontro comum para a burguesia milanesa.
Portanto, visto como um dos shoppings mais antigos do mundo, definitivamente, vale a pena uma visita rápida!
Origem e quem construiu
A Galeria Vittorio Emanuele foi construída pelo arquiteto Giuseppe Mengoni. Sendo assim, a primeira ideia era que ficasse em uma rua comercial ligando a Piazza Domo à Piazza della Scala. Então, foi na verdade atribuída a Carlo Cattaneo, em 1839.
Mas, só muitos anos depois que a cidade obteve as licenças necessárias. Finalmente, em 1865, foi colocada a pedra fundamental.
Porque a galeria possui esse nome?
Outro fato interessante é que a Galeria Vittorio Emanuele II possui esse nome em homenagem ao primeiro Rei da Itália, Vittorio Emanuele II. E sua construção data em 1865 e 1867.
Além disso, desde quando existe tornou-se um ponto de encontro comum para a burguesia milanesa. Por fim, apelidada de sala de jantar da cidade.
Também é um shopping center em perfeito funcionamento e mais antigo da Itália. Sendo assim, cercada de mosaicos, monumentos nas janelas e varandas, com desenhos coloridos e diversos.
Logo, você encontrará lojas de marcas luxuosas, lugares lendários como Caffe Savini e Camparino. Por fim, restaurantes históricos que impressionam.
Quadro no interior da galeria
A galeria é o cenário de um dos quadros mais famosos do Movimento Futurista, obra do pintor Umberto Boccioni: “Rissa in galeria” (Briga em galeria). E que retrata uma briga, principalmente entre mulheres, na frente do bar Camparino.
Danos e restauração
Durante os bombardeiros da Segunda Guerra Mundial em 1943, a galeria foi um dos monumentos mais danificados do centro de Milão.
Então, está completamente restaurada no pós-guerra. Logo, entre 2014-2015 a galeria passou por uma nova restauração e limpeza. E que durou 1 ano restituindo as cores originais das paredes e decorações em pedra e cimento.
O que você encontrará na Galeria Vittorio Emanuele II
Dentro do shopping, você encontrará uma grande variedade de lojas luxuosas, cafés, restaurantes e muito mais. Dessa maneira, o Café Restorante Biffi encontra-se na ala sul e tem o nome de Paolo Biffi, pasteleiro do Monarca no século XIX.
Então, uma das primeiras lojas Prada está presente na Galeria, inaugurada em 1913, quando o negócio começou. Logo, apesar de ter sido reformada no ano 2000, a loja ainda mantém a maior parte de seu mobiliário original.
Além disso, há muitas outras lojas de grife de onde isso veio – Versace, Louis Vuitton, Gucci, Armani, Borsalino e Luisa Spagnoli e outras! Também você verá belos afrescos e arcos por toda parte, que pode admirar ao passar.
Alguns chegaram a dizer que ficaram tão impressionados com a beleza do próprio edifício que se esqueceram das lojas. E, com toda a honestidade, não podemos discordar disso.
E você? Conte-nos o que pensas ao ler sobre a Galeria Vittorio Emanuele II. Enfim, se já conhece ou se deseja visitar.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.