Está planejando a sua próxima viagem para a Itália? Então, estas V comidas italianas tradicionais não poderão faltar em sua temporada nesse país.
Mas, o que é exatamente um prato tipicamente italiano? Sendo assim, sabemos que a comida é uma das expressões mais sinceras de uma cultura.
Desse modo, define uma cultura local, reflete ideias sobre o povo, sua economia, costumes, história e tradição. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preza por você estar mais familiarizado com essa culinária antes mesmo de viajar.
E como ela é cativante, além de muito saborosa, verdade? Por isso, leia a seguir quais são essas comidas que proporcionam alegria em nosso viver.
V Comidas italianas tradicionais para experimentar em sua próxima viagem à Itália
Comida e vinho são uma grande parte da experiência de uma viagem. Também é uma das coisas que todo turista espera saborear em toda sua estadia ao exterior, o que certamente inclui você e quem estiver ao seu lado.
Para ajudá-lo, aqui estão os alimentos mais emblemáticos para comer na Itália. Além disso, conhecerá pratos italianos tradicionais e o básico sobre comida italiana regional.
I – Ribolita para uma experiência única entre as comidas italianas tradicionais
Quais os melhores lugares para desfrutar? Sem dúvida, ribolita ao estilo toscano em Florença e na Toscana.
Sendo assim, os toscanos são famosos por suas sopas camponesas rústicas que os ajudaram a se aquecer ao longo dos tempos. Logo, na Itália, como em muitas culturas, as sobras podem ficar juntas em um prato tradicional.
Então, ribolita é a versão toscana de uma sopa de sobras. Sendo assim, há legumes, feijão canelone e sobras de pão crocante que se combinam para formar essa sopa espessa e saudável.
Na verdade, é o pão que o engrossa. Por fim, sirva no almoço ou no jantar e se prepare para degustar de uma das comidas italianas tradicionais bem deliciosas.
II – Risoto não pode faltar no menu das comidas italianas tradicionais
Aqui estão os lugares melhores para saborear o risoto (apenas sugestões):
- Basilicata e Calabria para Risotto al Frutti del Mare (frutos do mar);
- Veneza e o Vêneto para Risi e Bisi (Risoto com Ervilhas);
- Milão para Risotto alla Milanese (com açafrão);
- Campania para Risotto al Limone (com limão);
Originário do Norte da Itália e do Vêneto, esse prato de arroz cremoso feito de arroz arbóreo de grãos curtos. E caldo de frango, carne ou vegetais agora pode estar sendo encontrado em todo o país.
Sendo assim, o arroz e o caldo são mexidos lentamente em fogo baixo até ficarem espessos e cremosos. Depois, cobertos com queijo Parmigiano Reggiano, açafrão, cogumelos, frutos do mar ou ervas, dependendo do que o prato estiver incorporando.
Também pode ser servido como uma refeição por conta própria e deve ser sempre apreciado quente.
Aliás, o risoto é especialmente popular em Milão, onde o risoto de açafrão é destaque (Risotto Milanese). Também é um prato típico da cozinha veneziana onde você encontrará o famoso prato chamado Risi e Bisi, ou arroz e ervilhas.
III – Tortellini para um sabor totalmente novo ao paladar
Sem dúvida, o lugar mais impressionante para desfrutar dessa comida italiana é Emilia Romagna. Assim sendo, essa pequena massa em forma de anel que lembra tanto um chapéu de bispo é originária de Bolonha e da região da Emilia Romagna.
Além disso, pode ser recheada com queijo ou carne e servida em caldo de frango ou carne. Enfim, Tortellini in brodo é a forma mais tradicional de bolonhesa de saborear esta massa recheada.
IV – Osso Buco que vale a pena experimentar
Para você ter a melhor experiência vá até Milão e/ou Lombardia. Desse modo, esse prato “osso com um buraco” é uma especialidade da região da Lombardia.
Além disso, é tradicionalmente feito à milanesa. Então, com pernil de vitela, legumes, gremolata (uma mistura de ervas picadas), vinho branco e caldo.
Para tanto, você com toda a certeza vai direto na costela! Provavelmente, vai encontrá-lo servido com risoto ou polenta, e combina muito bem com um tinto encorpado, como Chianti ou Nobile di Montepulciano.
V – Bisteca Fiorentina para uma degustação inesquecível
Certamente, não há lugar melhor que a Toscana para você saborear uma das comidas italianas tradicionais: a Bisteca Fiorentina!
Sendo assim, esse bife de estilo florentino vem de vacas Chianina que são valorizadas em toda a Toscana por sua carne. Logo, um bife T-bone ou porterhouse é grelhado com perfeição em cima de brasas e em brasa.
Logo, durante a assadura, um pincel feito de alecrim está sendo usado para revestir a carne com azeite.
Para tanto, o bife é simplesmente temperado usando apenas sal, pimenta e servido malpassado – o sonho de um carnívoro tornando-se realidade. Então, se você é apaixonado quando a carne está assim, provavelmente, saboreará diversas vezes.
Agora, se você quiser fazer uma combinação perfeita, esse prato combina muito bem com um Brunello di Montalcino. Enfim, Bistecca Fiorentina é uma marca registrada da cozinha toscana e é realmente tão simples e deliciosa quanto é possível imaginar. Portanto, experimente!
Queremos a sua participação nos contando quais dessas V comidas italianas tradicionais mais se interessou ou já experimentou. Portanto, compartilhe conosco. Bom apetite!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.