Espaguete: um dos tipos de massas mais famosas do mundo

Compartilhe em suas redes

Espaguete é um dos alimentos mais populares do mundo

Você já imaginou viver sem massas em nossa mesa? Provavelmente, a maioria não consegue passar muito tempo sem estar saboreando um dos vários tipos de massas que existem no mercado.

Logo, todos nós amamos um prato de massa, inclusive, a espaguete. E isso é tanto que permanecem sempre presentes em nossa imaginação.

Além disso, é um prato fácil e rápido de preparar. Por isso, sempre os espaguetes estão em nossos jantares, almoços de domingo, enfim.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida você a descobrir mais sobre a história desse tipo de massa que fez história!

Origem do Espaguete

Segundo estudiosos, o espaguete nasceu no vale do Indo, em um território ocupado hoje pelo Paquistão, no século VI a.C. No início, no entanto, o espaguete era um produto residual do processamento de massas.

Sendo assim, estava sendo preparado seco nas cozinhas reais do sultão de Bahawalpur. E apenas os atendentes comiam essas sobras e para isso não tinham nome.

Desse modo, somente quando o filho do sultão decidiu visitar as cozinhas do palácio eles tiveram uma nova fama. Na verdade, surpreso com a dureza dos restos, ele perguntou de onde vinham.

Então, eles o lembraram dos soldados do palácio, geralmente, eretos e rígidos. Assim começou a formar-se a palavra “espaguete”, derivado do termo sipahee que significava soldado.

Eles gostaram tanto desse nome que os cozinheiros imediatamente começaram a chamar esse tipo de massa dessa maneira. Logo, a fama do espaguete foi então difundida por Buda a quem o sultão ofereceu um prato de sipahee.

Enfim, esse episódio está representado em um baixo-relevo do mosteiro budista de Kapilavastu.

A evolução do espaguete

Foi somente graças a Marco Polo que o espaguete se tornou popular no continente. De fato, em seu retorno do Catai, o explorador italiano foi convidado de um comerciante turco.

Logo, nessa ocasião, Marco Polo provou um prato local, espaguete com camarão, chamado spahi. Então, gostou tanto que espalhou a receita assim que voltou para Veneza. Portanto, a palavra spahi tornou -se spaghi em italiano, e depois se tornou spaghetti.

Nem todos concordam com essa versão da história. Para alguns, por exemplo, o espaguete era conhecido na Itália antes mesmo do nascimento do explorador veneziano.

E alguns atestam o primeiro nascimento de espaguete em uma pequena cidade na província de Palermo, Trabia. E foi produzido um alimento específico em forma de fios, em árabe chamado itriyah.

No livro di Ruggero, publicado em 1154, essa cidade e esse tipo de massa são descritos. Inicialmente, levou o nome de aletria e depois de espaguete. De lá eles se espalharam primeiro para Amalfi, depois para Nápoles e Salerno.

Desse modo, nesses lugares, o processo de fabricação e secagem de massas evoluiu muito até hoje, especialmente, na área de Gragnano.

Afinal, o espaguete com molho de tomate é típico do imaginário napolitano e da tradição gastronômica. Então, esse tipo de massa não foi uma criação feita na Itália, mas certamente os italianos são os que sabem melhor no mundo como cozinhá-las.

Espaguete: uma questão de forma e sabor

Espaguete é uma forma particular de massa produzida com sêmola de trigo duro e água, com uma forma fina, longa e uma seção redonda. Sendo assim, distingue-se do bucatini por estes serem ocos por dentro e também do linguine que tem uma forma achatada.

Há também um tipo de macarrão chamado spaghetti alla chitarra, mas de formatos quadrados e não desenhados. Além disso, de acordo com o tamanho, o espaguete leva nomes diferentes: capellini ou fios de anjo, o menor e vermicelli, o maior.

Na Itália, ele está sendo preparado com diferentes receitas tradicionais. Logo, com molho de tomate e queijo ou ainda com outros molhos como carbonara, amatriciana, puttanesca. Enfim, existem também muitas versões à base de peixe como o espaguete allo scoglio ou o espaguete com amêijoas.

Receita de espaguete com molho de tomate e manjericão

Aqui está para você uma receita de espaguete a fim de preparar para um momento especial ou em um almoço com os seus familiares. Então, é um prato que obviamente (como tudo na Itália) tem mais de uma versão.

Há algum tempo, no entanto, vem crescendo o uso de aromatizar o molho com cebola refogada, aipo e cenoura. Portanto, fique à vontade também para adicionar outros temperos e ingredientes.

Ingredientes

  • 400g de espaguete;
  • 500g de molho de tomate;
  • Cebola;
  • Salsa;
  • Cenoura;
  • Aipo;
  • Manjericão;
  • Azeite extra virgem;
  • Sal.

Modo de preparo do espaguete

Aqueça 3 colheres de sopa de azeite em uma panela grande e refogue, em fogo baixo, uma cebola picada, cenoura e aipo.

Em seguida, adicione o molho de tomate e dois copos de água. Após isso, deixe cozinhar lentamente por cerca de 40 minutos.

Depois, tempere com sal e misture com algumas folhas de manjericão picadas. Enquanto isso, ferva a água e despeje o espaguete assim que levantar fervura.

Agora, desligue o molho deixando de lado um pouco, para adicionar o molho nos pratos individuais. E escorra o espaguete al dente, despeje-o na panela, adicione um fio de azeite, refogue no molho por cerca de 1 minuto.

E, pronto! Para tanto, você deve servir o espaguete com tomate e manjericão quente, possivelmente, enriquecido com uma colher de queijo parmesão ralado em cada prato.

Conte-nos como você prepara o seu espaguete e deixe nos comentários o que achou dessa matéria.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontaniva, na Provincia di Padova, em Vêneto

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *