A Toscana possui as mais belas igrejas. Na verdade, é o paraíso das igrejas. Sendo assim, além das famosas catedrais de Florença, Pisa e Siena, encontram-se dezenas de igrejas campestres românicas, situadas entre colinas suaves e olivais.
Consequentemente, há muito para ver. Então, para que você possa conhecer ao menos X, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz estas igrejas românicas na Toscana, pois valem a pena você conhecer.
Logo, você verá tanto as próprias igrejas quanto seus arredores verdes e intocados. Portanto, será uma visita inesquecível, sem dúvida!
X Igrejas românicas entre as colinas na Toscana
Das esculturas desgastadas nas portas e colunas, aos sinais e símbolos arcaicos no interior, esses edifícios religiosos têm um mistério particular escondidos.
Desse modo, as imagens medievais e o simbolismo fantástico associado nos lembram de uma época em que o mundo ainda era um mistério para os homens.
Sendo assim, aqui está uma lista onde você encontrará grande arte, locais deslumbrantes e uma atmosfera mágica e empolgante.
I – Igrejas românicas entre as colinas na Toscana – Abadia de Sant´Antimo
Abadia de Sant’Antimo, perto de Montalcinoa mais encantadora de todas as igrejas campestres da Toscana. Logo, a beleza da Abadia de Sant’Antimo é igualada por seu belo cenário.
Desse modo, é uma visão comovente, ainda mais se você tiver a sorte de ouvir os cantos gregorianos. Por fim, esse é um dos destaques da área de Val d’Orcia e uma das principais igrejas fora de Florença.
II – Eremo di Montesiepi, Chiusdino
Essa igreja tem uma forma peculiarmente redonda e uma lenda interessante. Desse modo, diz-se que São Galgano enfiou sua espada em uma rocha quando renunciou ao mundo material.
E a espada ainda está lá hoje. Por fim, perto estão as sugestivas ruínas da Abadia de San Galgano.
III – Igrejas românicas entre as colinas na Toscana – Collegiata, San Quirico d’Orcia
Essa esplêndida igreja está situada na pequena e muito agradável cidade de San Quirico, no coração do Val d’Orcia. Logo, a característica mais encantadora desse adorável edifício cor de mel é o portal principal.
E onde há leões impressionantes e uma fascinante variedade de monstros lutando.
IV – Pieve di Corsignano, a 1 km. da Pienza
Nos arredores de Pienza, essa é a igreja onde o Papa Pio II foi batizado. Sendo assim, está em uma posição encantadora e tranquila. Ademais, está cheia de detalhes encantadores e esculturas medievais.
V – Catedral de Barga, uma das igrejas românicas entre as colinas na Toscana
No coração do Vale do Serchio, cercada por florestas, Barga tem uma igreja fascinante com uma vista espetacular. Assim sendo, é difícil não ser afetado por este lugar notável.
Além disso, é uma obra-prima da escultura e um dos destaques artísticos da região.
VI – Basílica di San Pietro a Grado
A poucos km. do centro da cidade de Pisa, você encontrará essa bela igreja no local onde se acredita que São Pedro desembarcou em 44 d.C. Então, a sua posição não é seu ponto forte, pois fica perto de uma estrada principal, mas a história é fascinante.
Enfim, possui o altar original de São Pedro e alguns afrescos de 1300 recentemente restaurados.
VII – Pieve di San Pietro a Romena
É o edifício religioso mais bonito e atmosférico da área de Casentino, no leste da Toscana. Desse modo, foi declarado monumento nacional.
Além disso, sua arquitetura é esplêndida e o interior muito tranquilo e espiritual. Sendo assim, perto de Pratovecchio e Romena, uma área verdejante de 50 km. de Arezzo.
VIII – Pieve Romanica di S. Pietro a Gropina
É perto da cidade medieval de Loro Ciuffenna, 30 km. de Arezzo, onde há uma igreja famosa por seu curioso simbolismo pré-cristão e um púlpito lombardo do século IX.
IX – Santa Maria della Pieve, Arezzo
A abside com vista para a praça principal da cidade, a Piazza Grande, a Santa Maria é conhecida por sua fachada marcante. E possui três níveis de colunas feitas de arenito.
Além disso, a torre sineira é conhecida como a “torre dos cem buracos”. Enfim, uma estrutura interessante com entalhes em um dos portais.
X – Catedral de Sovana
Interessante arquitetura localizada em uma das “cidades de tufo” da Maremma. Também inclui uma cripta abobadada do século IX e um portal e capitéis primorosamente decorados.
Por fim, simplicidade românica no seu melhor na pequena cidade de Sovana. Uma igreja inspiradora cheia de atmosfera antiga.
Que tal? Gostou de conhecer essas X igrejas românicas na Toscana? Conte-nos sua experiência ao visitar uma dessas igrejas.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.