A arte nos aproxima daquilo que é belo e tem magnificência, nos faz refletir sobre a história de um povo, sua cultura e costumes. E se você é um amante da arte e arquitetura renascentista da Itália, certamente, gostará de conhecer mais sobre este Museu Bargello em Florença.
Sendo assim, ele é para a escultura o que o Uffizi é para a pintura. Desse modo, um museu impressionante que contém algumas obras importantes de Michelangelo.
Por ser de muita importância e faz parte dos pontos turísticos em Florença, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana trará algumas obras para você conhecer.
Museu Bargello em Florença – Conheça as belas arquiteturas renascentistas da Itália
Uma coleção impressionante em um cenário igualmente exuberante, o Bargello é o lar do famoso “David”, de Donatello. Assim sendo, a primeira estátua autônoma de seu tipo feita desde a antiguidade.
E também a estátua do Baco bêbado que colocou a de Michelangelo no mapa artístico. Logo, o Museu Bargello em Florença contém uma das maiores coleções de estátuas renascentistas da Itália.
Para tanto, é um museu relativamente tranquilo e bem organizado. Então, você poderá apreciar a arte sem pressa. E seu esplêndido pátio é um bônus onde se pode descansar dos passeios turísticos. Portanto, aproveite quando for visitar.
O que ver no Museu Bargello
De muitas maneiras, o Bargello representa toda uma história da escultura: de alguns exemplos de escultura do século XIV, ao melhor dos artistas renascentistas e maneiristas.
Então, você encontrará a famosa primeira estátua nua de Donatello. Também algumas obras esplêndidas de Michelangelo.
Logo, Verrocchio, Cellini e o escultor flamengo Giambologna, cujo Mercúrio tem uma pose elaborada, um exagero típico do Maneirismo. Além de uma rica coleção de objetos de marfim e cerâmicas decoradas.
Museu Bargello em Florença – Os destaques das obras
Baco de Michelangelo (1496)
O Deus bêbado que tenta manter o equilíbrio segurando uma taça de vinho é ao mesmo tempo desajeitado e gracioso. Sendo assim, os detalhes incríveis, as uvas e seu cabelo, deixaram seus contemporâneos sem palavras.
Mas seu patrono Cardeal Riario não gostou do assunto. Então, Michelangelo esculpiu isso no início de sua carreira, quando tinha 22 anos, depois de estudar estátuas clássicas em Roma.
Tondo Pitti de Michelangelo (1504-1505)
Um retrato delicado e intenso da Virgem com o Menino. Portanto, se você é fã de Michelangelo, aqui nesse museu você encontrará uma lista completa das obras de Michelangelo em Florença.
Mercúrio, de Giambologna
Este artista maneirista flamengo era um virtuoso do corpo humano, encontrando o extremo das poses. Logo, o deus parece leve, dotado de asas em seu cajado, saltos, chapéu.
Desse modo, ele é mostrado como se estivesse voando, soprado ao longo de um querubim. E entre a morte de Michelangelo em 1564 e a ascensão de Bernini, por volta de 1620, Giambologna foi o principal escultor da Europa.
Ganimede, de Cellini (1548-50)
O mesmo artista que nos deu o lindo Perseu na Piazza Signoria esculpiu este sensual e delicado Ganimede. Então, Ovídio conta que o deus Júpiter se transformou em águia para levar o jovem pastor Ganimedes ao Olimpo, onde o fez seu copeiro.
Portanto, a representação na arte renascentista e posterior mostra Ganimedes nascido de uma águia. E, suas asas abertas em voo ou envolvendo o jovem, suas garras segurando seus membros.
Adão e Eva, de Baccio Bandinelli (1551)
Bandinelli dominou a escultura depois que Michelangelo partiu para Roma em 1534. Sendo assim, fez o Hércules e o Caco na Piazza Signoria, que alguns contemporâneos chamavam de “um saco de feijão”.
Ademais, ele era um rival de Michelangelo, cujo trabalho nunca chegou perto de alcançar o mesmo sucesso. Então, seus relevos na tela do coro da Catedral de Florença explicam a moda que seu trabalho austero.
E um tanto árido desfrutava na corte dos Médici. Mas ele era controverso e não era popular entre seus contemporâneos como Cellini.
Estátua de bronze de David por Donatello (1440)
Uma das obras-primas do início do Renascimento, esta estátua de bronze de Donatello é o primeiro nu independente desde a antiguidade.
Então, David, que carrega as ferramentas de Hermes (chapéu e sandálias) está em uma pose reflexiva.
Então, parece quase calmo demais depois de ter decapitado seu inimigo Golias. Portanto, o drama passou, e a pose é mais sensual do que dramática.
Compare com o David mais famoso de Michelangelo, que é pego pouco antes do ataque.
São Jorge de Donatello (1416-1417)
A estátua deveria habitar um nicho no exterior da Igreja Orsanmichele. Sendo assim, uma das primeiras estátuas modernas, o santo é ao mesmo tempo santo e muito humano.
Dessa maneira, ele está pronto para a batalha, firme e confiante contra o inimigo. Ademais, no porão, observe a cena de São Jorge matando o dragão, que mostra a famosa técnica de Donatello do “stiacciato” (relevo achatado).
Museu Bargello em Florença – Uma história turbulenta
A história do edifício é turbulenta. Assim sendo, construída em 1255 como a prefeitura, é a mais antiga sede do governo ainda existente em Florença.
E seu nome revela seu propósito mais profundo e sombrio. Logo, tornou-se a residência do chefe de polícia, chamado “Bargello”, e era aqui que os malfeitores eram interrogados e presos.
Os criminosos costumavam receber seus últimos ritos no primeiro andar da Cappella del Podestà. E, adequadamente, afrescados com cenas da vida de Maria Madalena, por artistas da escola de Giotto.
Enfim, as execuções ocorreram no pátio fechado até 1786. E hoje é um espaço tranquilo e elegante que parece ter ignorado seu passado um pouco tenebroso.
E você? O que achou desse Museu Bargello em Florença? Conte-nos se já conhece ou se pretende conhecer.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.