Continuaremos a abordar sobre outros castelos italianos. E, certamente, é um dos monumentos mais impressionantes que você verá em toda a Itália.
Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida a você a vir descobrir essas lindas paisagens arquitetônicas e cheias de beleza e glamour. E se ainda não leu a Parte I convidamos você a clicar AQUI e se vislumbrar!
Castelos italianos: uma viagem pela arquitetura e lendas
Castelo de Marostica, Vêneto
Conta a lenda que Dante Alighieri percorreu as majestosas salas desta fortaleza que domina a cidade na província de Vicenza. Assim sendo, ao abrir as portas da sua casa ao poeta foi Cangrande della Scala, que se deu ao trabalho de “restaurar” o antigo edifício, juntando o Castelo Superior e o Castelo Inferior.
Além disso, as muralhas parecem dois braços que abraçam a paisagem circundante, símbolo de proteção do senhor para com o seu povo. E entre os muitos castelos do Vêneto, esse é certamente o mais rico da história.
Castelo Sforza de Milão, Lombardia, um dos castelos italianos
Na lista de castelos a visitar na Lombardia não pode estar a bela fortaleza do Sforza de Milão, que se ergue majestosa junto com a Torre del Filarete. Sendo assim, o principal objetivo da construção foi a defesa, mas sem abrir mão dos detalhes externos, que a tornam sóbria, mas elegante.
As diferentes dominações sofridas pelos milaneses fizeram dele um símbolo de amor e ódio aos olhos do povo lombardo. E hoje é um dos monumentos italianos mais visitados de todos os tempos, um destino para turistas de ontem, hoje e amanhã.
Castelo De Verrès, Valle D’aosta
O prestigioso palco do Carnaval Histórico de Verrezi, no qual se recorda a epopeia da Condessa Caterina de Challant, senhora de um dos mais belos castelos medievais da Itália, entre história e lenda.
Então, imensos e suntuosos salões nos quais a jovem nobreza valdostana adorava se reunir para as festas mais pomposas. E uma vez por ano essas salas voltam a se iluminar, enchem-se de fantasias e diversão, os ponteiros do relógio voltar no tempo e o castelo volta à vida.
Castelo De Issogne, Valle D’aosta
O extremo Norte da Itália é certamente a área mais rica em castelos e fortalezas. Então, a caracterizar este solar medieval é o grande pátio interno, onde outrora se apinhavam as lojas de artesanato e as pequenas bancas do mercado de frutas e legumes.
Então, o alpendre colorido é um raro exemplo de pintura alpina medieval com cenas retiradas do quotidiano do final da Idade Média.
Castelo Estense, Emilia Romagna, um dos belos castelos italianos
A primeira pedra foi colocada simbolicamente em 29 de setembro de 1385, dia de San Michele, protetor dos castelos, na verdade. Sendo assim, o símbolo de uma das famílias mais importantes da Itália atravessou todas as épocas, chegando quase intacto até nós.
Na lista de castelos famosos certamente merece um lugar no pódio, com suas quatro torres cercadas pelo fosso, os tijolos vermelhos, os elegantes corrimões brancos, as prisões e salões para jogos e deleite da corte.
Castel Coira, Trentino Sul Tirol
500 anos de história, uma loggia com colunas de mármore e abóbada renascentista, o maior arsenal da Europa com mais de 50 armaduras dos Senhores do Castelo feitas sob medida pelos mais famosos artesãos da época.
Enfim, um dos raros exemplos de castelos góticos na Itália. E que se ergue majestosamente no território de Bolzano.
Asolo Castelo, Vêneto
Há muitos belos castelos para visitar em Veneto, mas a fortaleza de Treviso está literalmente ligada à história da cidade onde se encontra. Sendo assim, as suas paredes fundem-se com as da vila de Asolo, para testemunhar a estreita dependência entre passado e presente em um lugar atemporal.
Ademais, a residência dos podestàs venezianos primeiro e depois da administração pública da cidade, o castelo veneziano conseguiu se adaptar ao longo do tempo, mudando sua vocação, mas não o fascínio.
Rocca Calascio, Abruzzo, um dos castelos italianos
Uma fortificação medieval bem preservada dentro do Parque Nacional de Gran Sasso e Monti della Laga, com quase 1500 m de altura. Sendo assim, a vista se enche de admiração diante do imponente macho central que domina as quatro torres de canto.
Abaixo, como muitos satélites de um planeta majestoso, pequenas aldeias medievais aparecem espalhadas entre montanhas e vales. Logo, um castelo de conto de fadas, até mesmo um filme. E foi escolhido como cenário para filmes como O Nome da Rosa e Ladyhawke.
São muito mais que esses castelos encontrados na Itália. Todavia, esse certamente já lhe deu o gostinho de conhecer um pouco sobre eles.
Então, prepare as suas malas e vá para Itália ver encanto e magia em todos esses castelos italianos.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.