Tradições de natal na Itália
O Natal é uma época maravilhosa para se estar na Itália por causa de todas as decorações espalhadas pelas cidades, festividades. Além disso, tem toda a sua bela história e suas tradições.
Assim sendo, apesar do Papai Noel ter começado a aparecer nos últimos anos, mas existem várias tradições de Natal únicas na Itália que remontam a séculos. E ainda são celebradas hoje.
Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana listou VII tradições do Natal italiano que você pode facilmente recriar em casa. Ou, talvez, se juntar a algumas delas quando planejar passar as férias na Itália nesse período.
VII Grandes Tradições de Natal na Itália e uma mensagem especial nesse dia
I – Buone Feste: um mês de férias
Na Itália, é comum desejar a alguém buone feste (boas festas) em vez de simplesmente buon natale (Feliz Natal), porque o Natal não é o único feriado. Sendo assim, a época festiva na Itália começa em 8 de dezembro para a Festa da Imaculada Conceição e vai até 6 de janeiro (A Epifania).
O Natal é o evento principal, mas o espírito natalino realmente não diminui até o dia 7 de janeiro. Portanto, aproveite a celebração de, pelo menos, um mês!
II – Coma e coma um pouco mais
A Festa dos Sete Peixes é uma tradição ítalo-americana, ao invés de uma tradição natalina especificamente italiana, é típico pular a carne na véspera de Natal.
Então, a carne e o macarrão voltam a sério no dia de Natal para o cenone (grande jantar). E, muitas vezes, há um tipo de macarrão recheado com carne no caldo.
Ademais, há muitas guloseimas sazonais para saborear em todo o país também, incluindo panetone. Logo, o bolo doce recheado com passas e frutas cristalizadas é consumido após muitas refeições durante dezembro e janeiro.
III – Deck the Presépio
Nas grandes cidades, você encontrará enormes árvores de Natal ocupando a praça principal. E árvores menores decorando cada vez mais as casas italianas.
No entanto, embora as árvores estejam ganhando popularidade como decoração de Natal, o verdadeiro ladrão de cenas de Natal é o presépio (ou presépio).
Assim sendo, presépios são que retratam a cena da manjedoura, com Maria, José e o menino Jesus. Além das figuras centrais, o presépio pode se transformar em telas enormes e elaboradas com figuras pintadas à mão e peças móveis motorizadas.
Portanto, você os encontrará em casas, bem como em quase todas as igrejas e em muitos outros locais centrais de cidades e vilas.
IV – Uma bruxa enche as meias
Babbo Natale (Papai Noel) está crescendo em popularidade na Itália, mas a verdadeira figura do Natal é La Befana. Assim sendo, La Befana é geralmente retratada como uma bruxa.
E diz a lenda que essa senhora gentil estava varrendo quando os Três Reis Magos a convidaram para se juntar a eles quando saíram para visitar o Rei recém-nascido. Então, Befana tinha muito o que fazer, então, ela recusou a oferta de se juntar aos Magos em sua jornada.
Ao perceber que Jesus era o Filho de Deus, ela se arrependeu de sua escolha. E agora viaja pelo mundo deixando presentes para todos os bons filhos no dia 6 de janeiro.
V – Bata palmas para o Zampognari
Você acha que a gaita de foles é um fenômeno puramente escocês? Bem, para além dos arredores de Roma, também no sul da Itália você até pode ouvir os tons inconfundíveis ao caminhar pelos mercados na época do Natal.
Desse modo, vestidos como pastores, usando coletes de pele de carneiro, os Zampognari são outra tradição natalina única na Itália. Logo, os músicos chegavam historicamente das colinas para celebrar o Natal com suas famílias, mas agora são músicos que mantêm a tradição. Por fim, eles pegam seus nomes de seus instrumentos – zampogna.
VI – Trocar presentes é uma das tradições de Natal na Itália
Os presentes não são a razão para a temporada, mas a maioria das famílias italianas troca presentes como parte de suas tradições de férias. Sendo assim, podem ser abertos no dia de Natal, mas essa não é uma regra rígida e rápida.
Logo, algumas famílias abrem os presentes na véspera de Ano Novo, enquanto outras esperam que La Befana traga os presentes no dia 6 de janeiro.
VII – A principal tradição de Natal na Itália: Natale con i tuoi
Diz-se na Itália que você passa o Natal com sua família e a Páscoa com quem você quiser. Natale con i tuoi, Pasqua con chi vuoi.
Assim sendo, os presentes podem não ser a parte central do feriado, mas a família certamente sim. Logo, a maioria das pessoas comemora em casa e o Natal e o Dia de Santo Estêvão são feriados nacionais.
Reúna-se em volta da mesa, abra outra garrafa de prosecco e abra aqueles álbuns de fotos para fazer uma viagem pelos caminhos da memória.
Breve mensagem para o dia de Natal
Que a paz do Senhor encha sua alma
E que o amor de Deus encha seu coração
Mais ainda que a Luz do Cordeiro brilhe em seu caminho
E espero que você possa ser eterno com todos ao seu redor.
Pois, o Natal traz família e amigos
Ajuda-nos a valorizar o amor em nossa vida que muitas vezes consideramos garantido.
Que o verdadeiro significado da temporada de festas encha seu coração e sua casa com muitas bênçãos.
Buon Natale!
E se quiser, conte-nos a sua experiência de natal. E o que mais falou com você dentre as tradições de natal na Itália.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.