VI Principais pratos de Natal na Itália que você pode adicionar em sua ceia

VI Principais pratos de Natal na Itália que você pode adicionar em sua ceia Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

VI Principais pratos de Natal na Itália

A cozinha italiana é certamente reconhecida em todo o mundo e dá o seu melhor na época do Natal. Desse modo, como estamos a poucos dias dessa celebração, então, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana resolveu sugerir aqueles pratos mais comuns na região italiana.

Então, de norte a sul, de leste a oeste, na Itália os pratos ligados às festas de Natal são altamente simbólicos. Logo, as tradições culinárias neste período diferem em cada região da Itália.

E não apenas de uma região para outra, mas até mesmo entre as cidades. No entanto, apesar das diferenças, nós tentaremos listar aqueles que são considerados os “pratos clássicos”, mais representativos deste período natalino.

 Portanto, como sugerimos veja os pratos principais para incrementar a sua ceia de Natal e deixar a comida com um estilo italiano. E já aproveitamos para desejar boas festas!

VI Principais pratos de Natal na Itália que você pode adicionar em sua ceia

Quer incrementar a sua ceia de Natal com alimentos utilizados na época entre os italianos? Então, confira abaixo as sugestões desta lista dos VI principais pratos de Natal na Itália!

I – Capitone (enguia);

II – Lasanha;

III – Cordeiro Assado no Forno e Batatas;

IV – Macarrão em brodo (Macarrão em caldo);

V – Cappone Ripieno (Capão Recheado);

VI – Pandoro e Panetone

I – Capitone (enguia)

O “capitone” é a enguia fêmea, e tem esse nome devido ao tamanho maior da cabeça em relação ao macho (no dialeto napolitano, capitone significa cabeça grande).

Assim sendo, é tradição em todo o sul da Itália, especialmente, em Nápoles. Além disso, comer o capitone assado na véspera de Natal tem origem em uma tradição de superstição milenar (como costuma acontecer na tradição culinária italiana).

Então, segundo a superstição, a enguia é um símbolo da maldade, devido à sua semelhança com a cobra, que é o animal que – na Bíblia cristã – tentou a Eva para comer a “maçã proibida”, condenando a humanidade à morte.

Durante o Natal, com a celebração do nascimento de Jesus, que com sua morte redimiu a humanidade de todos os pecados, comer a enguia significa “comer a cobra”. Portanto, um ato simbólico que traz boa sorte.

Outra razão prática e realista para esta tradição culinária é que a enguia é um peixe muito gordo, muito comum no passado. Também é acessível mesmo a quem tinha poucos recursos financeiros.

Por fim, é um prato ideal para quem precisava comer algo farto. E, por isso, a superstição pode ter tido a função de encorajar as pessoas a comê-lo.

II – Lasanha, um dos principais pratos de Natal na It´ália

Todas as famílias na Itália tem a sua própria receita favorita para lasanha. Todavia, é certo que ninguém no Natal pode resistir a uma saudável lasanha, com molho à bolonhesa e bechamel.

 Assim sendo, a história dessa receita mundialmente famosa pode ser rastreada desde os antigos gregos. Logo, quando os romanos conquistaram a Grécia por volta de 146 a.C, eles adotaram a cultura local, bem como as tradições alimentares como as suas.

Então, acredita-se que a palavra grega laganon, usada para descrever a massa lisa fatiada em tiras, seja a origem da palavra “lasanha”. Portanto, mesmo que os gregos claramente não tenham inventado o prato que amamos hoje, eles provavelmente o inspiraram.

Hoje em dia, a lasanha, o prato com camadas ricas e recheado com um sumptuoso molho de tomate, estreou-se em Nápoles, na Idade Média.

Laboriosamente elaborada e adequada para o público, a lasanha era saboreada em ocasiões especiais. Sendo assim, a tradicional lasanha italiana apresenta molho de carne (ragù), bechamel e queijo Parmigiano-Reggiano, tudo encerrado entre várias camadas de massa. Deve

III – Cordeiro assado no forno e batatas

Embora muitas famílias italianas considerem o abbacchio (cordeiro) com batatas um prato típico da Páscoa, essa receita deliciosa também é preparada com muita frequência, mesmo no Natal.

Então, é um dos pratos mais famosos da tradição culinária romana, e suas origens remontam à época romana.

Além disso, é um prato simples, mas requintado e apreciado por todos, perfeito para uma refeição farta no dia de Natal.

IV – Macarrão em brodo (Macarrão em caldo)

De Norte a Sul, o prato típico da ceia de Natal é a massa no caldo. Assim sendo, um prato quente e saboroso que agrada a todos, jovens e idosos.

E são muitos os tipos de massa que podem ser combinados com o caldo. Logo, desde o clássico tortellini, típico de Bolonha e Emilia-Romagna, ao macarrão, um tipo de massa muito longa e fina, semelhante ao espaguete.

Normalmente, o macarrão em caldo é feito com os enormes pedaços de carne suculenta. E que também podem estar sendo usados ​​como segundo prato da ceia de Natal.

V – Cappone Ripieno (Capão Recheado), um dos principais pratos de Natal na Itália

Os tradicionais segundos pratos da passagem de ano, para muitas famílias italianas, principalmente, no Norte e no Centro, o capão recheado é um prato clássico para servir à mesa nas férias em família.

Originalmente, o recheio era feito com as vísceras do animal para dar sabor, sendo acrescentadas castanhas ou nozes, alguns pedaços de linguiça e pão para misturar tudo.

Hoje o principal ingrediente para rechear o capão é a carne moída, de vaca ou de porco. E sempre misturada com pão amanhecido esfregado em água, ovos, linguiça, presunto ou linguiça e frutas secas.

Ademais, essa receita foi originada no interior do Piemonte, de modo que a receita mais famosa é a do Piemonte. Quando os capões engordavam o suficiente, estavam sendo vendidos no mercado a um preço muito mais alto e era considerado um alimento de “luxo”.

VI – Pandoro e Panetone

Não é um autêntico Natal italiano sem os dois bolos típicos italianos: o Pandoro e o Panetone. Assim sendo, cada família tem um favorito entre os dois, mas o certo é que ambos estão presentes em todas as mesas italianas durante a temporada de férias, não importa a região da Itália.

O Pandoro é um típico bolo natalino da cidade de Verona, cujas origens remontam ao século XVIII. Para tanto, muitos preferem o tipo natural, mas os gulosos preferem comê-lo recheado com creme ou chocolate.

O Panetone ao contrário, é um típico bolo milanês, que se tornou ao longo dos anos um verdadeiro símbolo do Natal na Itália. Sendo assim, é um doce macio, recheado com passas e frutas cristalizadas, melhor para ser servido com frutos secos e nozes no final de uma farta refeição de Natal.

Esperamos que você tenha uma ceia de Natal fantástica! E queremos saber o que achou desses VI principais pratos de Natal na Itália e como será a sua celebração.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.