Raphael Sanzio – Onde ver suas obras na Itália – Parte II

Compartilhe em suas redes

Continuando a abordar sobre Raphael Sanzio, um dos artistas italianos renomados, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz mais algumas informações.

Agora, vamos para a Parte II e se você ainda não leu a Parte I, clique AQUI. E não esqueça de também ler a Parte III, que traz as últimas informações sobre Rephael Sanzio e suas obras.

Raphael na Toscana e Florença

Há evidências de que Raphael pode ter ajudado o artista Pinturricchio. Assim sendo, um estudante toscano de Perugino, com projetos para a Biblioteca Piccolomini em Siena em 1502.

Mas o tempo de Raphael na Toscana (de 1504/1508), conhecido como seu Período Florentino, provavelmente tem tanto a ver com as técnicas de pintura que Raphael aprendeu com o mestre artista toscano Leonardo da Vinci quanto com o tempo que o artista passou na cidade.

A maior concentração de pinturas de Rafael fora de Roma e da Cidade do Vaticano está em Florença, dividida entre dois museus – o Uffizi e o Palácio Pitti – que você pode visitar com um ingresso combinado.

Galeria Uffizi

O museu de arte renascentista mais importante da Itália, a Galeria Uffizi tem várias obras de Raphael Sanzio. Assim sendo, entre essas pinturas estão Madonna do Pintassilgo, que muitos comparam às composições de Leonardo.

Além desse, Retratos de Agnolo e Maddalena Doni e o autorretrato de Raphael. Também o Uffizi tem uma série de esboços e desenhos dele em sua coleção de gravuras. E desenhos no primeiro andar do museu.

Palácio Pitti

O outro museu em Florença com uma grande coleção de arte Raphael é a Galeria Palatina do Palazzo Pitti, o antigo palácio Medici.

Entre os destaques das pinturas de Pitti de Raphael estão “La Donna Velata” (A Mulher de Véu) e “Jovem com uma Maçã”.

Raphael Sanzio em Bolonha

Raphael nunca trabalhou em Bolonha. Mas uma de suas últimas pinturas acabou ali. Assim sendo, ele pintou o retábulo de Santa Cecília enquanto estava em Roma, embora a obra fosse destinada a uma capela na igreja de San Giovanni in Monte de Bolonha.

Desse modo, a pintura ficou pendurada na igreja por volta de 1518 a 1798, quando as forças de Napoleão a roubaram e a levaram para Paris. Em 1815, a pintura foi devolvida à Pinacoteca Nazionale di Bologna, onde está desde então.

Raphael em Milão e Lombardia

Três cidades da Lombardia têm museus com obras de arte de Raphael: Milão, Bérgamo e Brescia.

A Biblioteca Ambrosiana, conhecida por abrigar o caderno Codex Atlanticus de Leonardo da Vinci, também abriga o que chama de “uma das obras de arte mais preciosas da cidade de Milão”.

Sendo assim, essa preciosa obra de arte é o desenho preparatório de Raphael para a Escola de Atenas, um dos afrescos mais famosos do Vaticano.

O cartoon, o maior cartoon renascentista ainda existente, foi restaurado quatro anos antes do quincentenário de Raphael e voltou a ser exibido em março de 2019.

Pinacoteca Brera tem obras de Raphael Sanzio

Uma caminhada de 15 minutos separa duas obras de arte de Raphael em Milão. Além do desenho animado da Escola de Atenas, está o “Casamento da Virgem” do artista na Pinacoteca de Brera.

Assim sendo, Raphael pintou o harmoniosamente equilibrado “Casamento da Virgem” enquanto estava em Città di Castello como aluno de Perugino. Então, é uma das várias obras-primas do Renascimento em exibição na Pinacoteca di Brera.

Bergamo – Accademia Carrara

“St. Sebastian ”é uma das obras-primas alojadas na Accademia Carrara em Bergamo. Logo, tinha apenas 20 anos quando pintou esta imagem refinada do mártir.

Brescia – Pinacoteca Civico Tosio Martinengo

A Pinacoteca Civico Tosio Martinengo de Brescia abriga duas pinturas de Rafael. Então, “Angel” é um fragmento do Retábulo Baronci, a primeira encomenda registrada de Raphael.

Além disso, pintou o retábulo da igreja de Sant’Agostino em Città di Castello. Depois que o Retábulo Baronci foi danificado por um terremoto em 1789, ele foi dividido e enviado a vários museus e coleções particulares.

Logo, Nápoles Museo di Capodimonte é o único outro museu italiano com uma parte deste retábulo em exibição.

A Pinacoteca de Brescia também abriga a “Bênção de Cristo” de Rafael, que ele pintou em 1505/6.

Raphael Sanzio em Nápoles

Fora dos Museus do Vaticano, o Museu e Real Bosco di Capodimonte em Nápoles é o maior museu da península italiana. Desse modo, o antigo palácio e propriedade Bourbon tem a maior coleção de pinturas da escola napolitana. E muitas pinturas renascentistas, incluindo uma de Raphael.

Como o “anjo” de Raphael em Brescia, “Deus Pai e a Virgem Maria” é um fragmento do Retábulo Baronci.

Sendo assim, o Museu e Real Bosco di Capodimonte está localizado a cerca de 30 minutos do centro da cidade de Nápoles. Além disso, oferece um serviço de translado de ônibus na Piazza dei Plebiscito.

Ademais, a tarifa de ônibus inclui a entrada no museu. Por fim, se você for, use calçados confortáveis para caminhar pelo terreno do “Real Bosco ” (parque real ou floresta).

Esperamos que tenha gostado de saber sobre esse artista italiano de grande renome. Então, se desejar, compartilhe conosco sobre como foi essa leitura de hoje.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.