Aqui chegamos na última abordagem sobre visitar Palermo que destacam as principais atrações que são imperdíveis. Então, se você ainda não leu as anteriores, clique em Parte I e Parte II e confira esses pontos turísticos na cidade.
Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará outros lugares muito bons para conhecer. E, certamente, não faltarão momentos divertidos e memoráveis para carregar dentro do peito após sua estadia nesse destino.
Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte III
XII – Palácios de Palermo
Além do palácio normando, a cidade de Palermo está repleta de palácios para visitar ou simplesmente admirar. Assim sendo, alguns estão mais ou menos bem preservados.
Aqui está a lista dos palácios que são favoritos para muitos turistas e que você pode conhecer durante a sua visita a Palermo:
Palácio Gangi
Este suntuoso palácio é conhecido por ser o local onde foi rodado o filme “O Leopardo” de Luchino Visconti. Desse modo, a família Gangi ainda mora nesse local, então, o palácio preservou todo o seu antigo esplendor.
Então, você não pode visitá-lo sozinho, pois precisa fazer uma reserva antes para um grupo de pelo menos 20 pessoas.
Palácio Chiaramonte Steri
O palácio tem a reputação de ter sido a sede do Tribunal da Inquisição por mais de 150 anos. Logo, você pode descobrir as celas das prisões, cobertas de pichações feitas por prisioneiros com seu sangue e urina. Além disso, aprenda mais sobre os horrores da tortura durante a Inquisição.
Palácio Mirto
Um esplêndido palácio com decoração autêntica e móveis originais. Dessa maneira, representa o estilo de vida de uma rica família de Palermo do século XVIII.
XIII – Visite igrejas em Palermo
Se você gosta de visitar locais de culto, Palermo é o lugar certo para você com suas inúmeras igrejas. Sendo assim, aqui está uma lista das igrejas que muitos apreciam e conheça em Palermo:
- Co-Catedral de Santa Maria do Almirante (A Martorana): famosa por seus magníficos mosaicos dourados;
- São Cataldo, por sua arquitetura inusitada. Não se parece em nada com um edifício cristão!;
- Santa Caterina, uma magnífica igreja barroca;
- Santa Maria della Catena com uma decoração interior muito simples;
- Gésu, a maior construção barroca de Palermo;
- São Domingos;
- San Antonio Abate;
- São Mateus de Palermo;
- Carmine Maggiore;
- Santa Maria dell’Ammiraglio;
- Santa Maria dell’Ammiraglio.
XIV – A Catedral de Monreale
Se você ficar alguns dias em Palermo, sugerimos vivamente que visite a Catedral de Monreale. Assim sendo, essa atração imperdível está localizada a 40 minutos de carro do centro de Palermo e seria uma pena perder.
Além disso, está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma obra-prima da arquitetura, especialmente, por dentro.
Também essa igreja de estilo normando-bizantino costumava ter 2 torres. Então, depois de ser atingido por um raio, agora tem apenas 1 ano e meio.
Ademais, quando você entrar ficará realmente surpreso! Pois, é coberto com mais de 6.500 metros quadrados de mosaicos dourados, representando cenas do Novo e do Antigo Testamento. Realmente, esplêndido!
Ao lado da catedral, você também pode admirar o claustro. É realmente lindo e cada coluna tem sua própria decoração única. Após a visita à catedral, faça um passeio pela cidade de Monreale, para desfrutar de belos mirantes.
Conselhos sobre dicas de viagem
Para visitar a Catedral de Monreale, você também pode optar por uma excursão de um dia saindo de Palermo. Desse modo, eles virão buscá-lo em seu hotel e você visitará a catedral com um guia de áudio.
Ademais, esse passeio de um dia também inclui a visita a Cefalù, a vila costeira mais icônica da Sicília. Enfim, esse passeio é claramente a melhor maneira de visitar os arredores de Palermo!
XV – Praia de Mondello
Depois de tantas visitas históricas e culturais, porque não ir à praia? Afinal, você também está na Sicília para curtir as alegrias do mar, não é? Então, de Palermo, você pode chegar à praia de Mondello em 30 minutos de carro.
Com sua areia fina e água clara, é a praia favorita de Palermitans. Logo, você vai encontrar muitas espreguiçadeiras para alugar, mas também há uma área pública gratuita onde você pode colocar sua toalha. E se você está procurando restaurantes e lanches, há muitos!
XVI – Reserva Natural Zingaro
A Reserva Natural do Zingaro, uma das mais belas reservas naturais da Sicília, está localizada a apenas 1h20 de carro de Palermo. Dessa maneira, ir ao Zingaro é a viagem de um dia perfeita se você gosta de fazer caminhadas à beira-mar.
Enfim, você pode alternar entre caminhar e nadar em belas enseadas durante todo o dia!
XVII – Trapani e Segesta
Trapani é a maior cidade localizada ao redor de Palermo. Sendo assim, a cidade em si não é muito interessante para turistas, mas o lugar é famoso por 3 coisas:
1 – Vila medieval de Erice, situada em um penhasco rochoso que domina o Trapani. Oferece vistas deslumbrantes sobre a cidade e o mar, até às Ilhas Egádicas;
2 – Templo de Segesta, um dos sítios arqueológicos mais populares da Sicília;
3 – É o ponto de partida para pegar a balsa para visitar as ilhas Aegadian.
Se você não tem um carro, deve reservar uma viagem de um dia saindo de Palermo para visitar Erice, o templo de Segesta e as salinas de Trapani.
XVIII – Cefalù é outro lugar para visitar Palermo
Cefalù está localizado a 1 hora de carro de Palermo. Sendo assim, essa pequena cidade à beira-mar é com certeza a mais pitoresca da Sicília! Lá, basta curtir o cenário de cartão postal, fazer um passeio à beira-mar e no centro histórico.
Desse modo, não se esqueça de visitar a catedral, Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, existem também várias praias, no entanto, são na sua maioria privadas.
Se tiver tempo, suba também a rocha que domina a cidade para desfrutar de uma bela vista dos arredores.
E se você não tem carro, não se esqueça que pode visitar Cefalù com a excursão organizada de um dia saindo de Palermo.
Dicas de viagem – Conselhos para visitar Palermo
Se você quer experimentar uma atividade incrível em Cefalu, você deve optar por um voo de parapente! Sendo assim, essa é sem dúvida a melhor maneira de admirar essa bela cidade e a paisagem circundante, evitando as multidões.
Entretanto, como está se tornando uma atividade muito popular, você realmente precisa reservar o seu voo de parapente em Cefalu com antecedência.
XIX – Agrigento e o Vale dos Templos
De Palermo, você também pode visitar o Vale dos Templos de Agrigento como um passeio de um dia. Assim sendo, com o templo Segesta e o sítio arqueológico de Selinunte, é um dos sítios históricos obrigatórios da parte oeste da Sicília.
Você pode ir para lá com seu carro (se tiver um) ou optar por uma excursão organizada saindo de Palermo. Eles virão buscá-lo em seu hotel e levá-lo a Agrigento e ao Vale dos Templos.
Se você decidir ir sozinho, poderá encontrar informações detalhadas para planejar sua visita em meu artigo: Como visitar o Vale dos Templos?
- Estátua caída de Ícaro no Vale dos Templos;
- O templo da Concórdia, no Vale dos Templos de Agrigento.
XX – Taormina e Etna
Com certeza é melhor visitar o Etna de Taormina ou Catânia, pois essas 2 cidades são muito mais próximas. No entanto, se você não planejou visitar a costa leste da Sicília e ainda quer descobrir o famoso vulcão, você pode fazê-lo de Palermo!
Finalizamos essas principais atrações imperdíveis ao visitar Palermo. Se desejar, compartilhe o local que mais gostou e se interessou para conhecer.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.