No verão, uma bebida gelada é tudo que precisamos para refrescar os dias quentes. Para tanto, nada mais agradável que beber limoncello, um licor italiano famoso produzido a partir de cascas de limão.
Portanto, para ajudá-lo a aproveitar bastante desse delicioso sabor, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz algumas informações. Ademais, aqui você saberá o que é limoncello, sua história, de onde surgiu, tipos e muito mais.
O que é Limoncello?
É essencialmente um licor feito macerando cascas de limão em álcool de grão neutro por várias semanas. Sendo assim, as cascas estão sendo retiradas e o álcool diluído em água e açúcar.
De onde é Limoncello?
Tradicionalmente, o limoncello está sendo produzido no Sul da Itália ao longo da costa oeste. Por ser tradicionalmente feito de limões Femminello St. Teresa, também conhecidos como limões de Sorrento (limone di Sorrento), está principalmente associado à Península Sorrentina e à Costa Amalfitana.
No entanto, o limoncello está sendo produzido ao Norte até Nápoles e ao sul até a Calábria e a ilha da Sicília. No entanto, a sua produção não está sendo estritamente regulamentada ou protegida geograficamente. Portanto, existem inúmeras destilarias que o produzem no exterior, como a Espanha e os EUA.
História do Limoncello
A história do Limoncello é um tema muito debatido e suas origens são bem conhecidas. Sendo assim, uma única marca registrada de limoncello não recebeu registro até 1988, quando foi comercializada pela primeira vez pelo empresário italiano Massimo Canale. No entanto, ele é inegavelmente muito mais antigo.
Na verdade, o limoncello era frequentemente produzido como um licor caseiro e algumas receitas foram transmitidas por várias gerações. Por ser uma iguaria local, nunca foi realmente comercializado para o mercado externo.
Além disso, ele era supostamente comum em famílias ricas de Sorrento. No início do século XX, ele era normalmente servido aos hóspedes e cada família tinha tradições de receita concorrentes.
No entanto, há outras afirmações que sugerem que nem sempre foi tão luxuoso. Na verdade, muitas vezes acredita-se que o limoncello era usado tanto por pescadores quanto por monges para se aquecer em uma manhã fria ou entre as orações.
Finalmente, o jornalista britânico Lee Marshall, que reside na Itália desde 1984, publicou um artigo contraditório, L’invenzione della tradizione.
De acordo com Marshall, poucas pessoas consumiam limoncello antes de 1988. E, mesmo então, era conhecido como “limoncino”, que se espalhou rapidamente no início da década de 1990 pela boca a boca.
Infelizmente, a falta de evidências históricas torna difícil provar a sua herança. Dito isso, Luxardo contesta isso, alegando que sua receita de limoncello data de 1905. No entanto, o limoncello de Luxardo também usa a polpa e o suco em sua produção.
Seja qual for sua história de fundo, no entanto, isso não o impede de estar sendo uma bebida que agora se aprecia em todo o mundo.
Qual é o gosto de Limoncello?
Usando apenas a casca externa da casca do limão e não a casca amarga, o limoncello é naturalmente oleoso e rico em aromas cítricos frescos. Na verdade, ele é amarelo brilhante e às vezes quase fluorescente na aparência.
Além disso, é geralmente muito adoçado e uma única garrafa pode conter até 300 gramas de açúcar.
Como resultado, um limoncello bem feito tem uma sensação na boca muito agradável com um contraste equilibrado entre as raspas de frutas cítricas e os açúcares caramelizados, que escondem enganosamente o efeito do álcool.
Consequentemente, ele é muito fácil de beber quando bem resfriado e seus sabores de limão são agradavelmente delicados.
Enquanto isso, ele é degustado em temperatura ambiente. Para tanto, pode ter um gosto extremamente enjoativo e excessivamente doce.
Porcentagem de volume de álcool Limoncello
Apesar de ser fácil de beber, o limoncello é enganosamente forte. Na verdade, o sabor doce e xaroposo esconde uma concentração de álcool tipicamente entre 25% e 30% ABV.
De acordo com a legislação da UE, o mínimo para um licor é 15% ABV. No entanto, limoncello raramente tem muito mais do que 30% ABV, apesar de não ter uma definição legal.
Diferentes tipos de Limoncello
Lemoncello e licores italianos
A aclamação internacional de Limoncello inspirou uma variedade de bebidas semelhantes. Sendo assim, a prática de macerar frutas em álcool é indiscutivelmente tão antiga quanto a própria destilação. Pois costumava ser uma das melhores maneiras de preservá-la.
No entanto, até a comercialização do limoncello, não tinha nome e patrimônio, nem mercado.
Hoje, há uma variedade de licores que usarão o sufixo “-cello” para capitalizar o sucesso do limoncello:
- Arancello: licor de casca de laranja;
- Fragoncello: licor de morango;
- Meloncello: licor de melão;
- Nocino: licor feito com nozes verdes;
- Pistachiocello: licor de pistache.
Na verdade, a família limoncello é bastante grande e continua a crescer em muito pouco tempo. Logo, não é preciso dizer que é uma bebida acessível e fácil de produzir, por isso, não é nenhuma surpresa!
Como beber Limoncello?
Embora o limoncello possa finalmente ser uma bebida jovem, não demorou muito para a Itália adotá-lo com tradições supostamente consagradas pelo tempo.
Em primeiro lugar, o limoncello, normalmente, se serve como um digestivo, após uma refeição ou com uma sobremesa, pois é bastante doce.
Normalmente, está sendo considerada uma bebida de verão, mas aprecia-se nos meses mais frios após o jantar. Caso contrário, tende a ser particularmente agradável em uma tarde quente e ensolarada.
Dado que o limoncello está sendo muito doce quase sempre serve bem gelado. Além disso, se bebido quando quente, tende a ser um pouco doce demais e bastante enjoativo.
Para tanto, um limoncello de boa qualidade você deve armazenar no freezer. E geralmente está sendo trazido para fora com uma camada de gelo e condensação na garrafa.
No entanto, também guarda-se no frigorífico. Aliás, algumas famílias afirmam que, quando a geada não cobre mais o limoncello, ele fica quente demais para beber.
Na maioria dos casos, ele está sendo servido em um copo ou copo pequeno para evitar que esquente.
Em algumas de suas regiões nativas, pode ser servido em uma xícara de cerâmica. Assim sendo, é previamente resfriada para garantir que o limoncello permaneça frio ao ser degustado.
Caso contrário, você pode servir como parte de um coquetel. Embora seja normalmente diluído com um misturador básico como água tônica.
É super versátil
Por fim, costuma ser um ingrediente-chave em uma variedade de sobremesas, como sorvetes.
Embora tenha um sabor distinto, existem vários substitutos, dependendo do que você deseja produzir. Em primeiro lugar, se preferir uma alternativa sem álcool, pode simplesmente usar um xarope de limão como o feito pela Torani.
Assim sendo, essa bebida concentrada consiste apenas em água com casca de limão e açúcar, que é essencialmente limoncello, mas sem o álcool.
Entretanto, se procura outro digestivo italiano, tanto a grappa como o sambuca estão sendo bebidas célebres e valorizadas pelas suas qualidades de digestão. No entanto, sente-se um pouco mais fortes e muitos a bebem junto com o café.
E você? Já experimentou um típico limoncello italiano? Enfim, conte-nos como foi essa experiência incrível e saborosa!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.