VI Razões pelas quais você pode gostar de morar na Itália

VI Razões pelas quais você pode gostar de morar na Itália Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

Morar na Itália

Você já sonhou em se mudar para a Itália? Tantas cenas de filmes inspiradoras e belos passeios vistos na internet podem ter despertado seu interesse em se mudar para esse país diverso e intrigante.

Talvez você tenha ancestrais ou familiares italianos na UE que lhe falaram sobre o estilo de vida e a cultura italiana. E se surpreendeu com o que ouviu ou leu.

Realmente, esse país tem muita riqueza de arte, cultura, culinária, praias e um povo alegre e festivo. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você algumas razões que você pode gostar de morar na Itália.

VI Razões pelas quais você pode gostar de morar na Itália

A Itália é uma nação bem desenvolvida e membro fundador da UE ou da União Europeia. Assim sendo, muitas pessoas se mudam do Brasil para a Itália em busca de oportunidades de negócios nas grandes cidades. Também para aproveitar a aposentadoria no interior da Itália.

Então, por que esses expatriados e novos cidadãos escolhem a Itália como sua casa? Aqui estão as boas razões!

I – Desfrutando da verdadeira comida italiana

Um dia típico italiano é estruturado em torno de alimentos e refeições feitas na hora. Assim sendo, os italianos adoram falar sobre comida e desfrutar de ingredientes frescos dos mercados locais.

Então, a maioria dos italianos compra refeições diárias e aprecia café expresso, gelato, pizza e pratos de massa todos os dias do ano! E embora você possa ter gostado da versão brasileira dos pratos clássicos italianos, não há substituto para a própria culinária da Itália.

II – Encontrando oportunidades de negócios e educacionais

Oportunidades de negócios e de carreira estão disponíveis para os cidadãos da EU. E aqueles com vistos de trabalho italianos, variando de carreiras de alta tecnologia no Norte da Itália a negócios baseados em turismo no Sul.

Assim sendo, a Itália tem uma opção de seguro saúde nacional sem custos diretos. E as escolas e universidades estão abertas a não residentes, embora os cidadãos italianos tenham ainda mais acesso a esses serviços incríveis.

III – Experimentando a arte e a história italiana

Viver na Itália significa estar rodeado por alguns dos estilos de arte e arquitetura mais famosos e influentes. Sendo assim, o estilo romano antigo, renascentista, barroco e neoclássico se fundem na vida cotidiana.

E sempre há algo para ver, aprender e apreciar em qualquer cidade ou pequena cidade italiana. Enfim, destinos como o Coliseu, a Torre Inclinada de Pisa e o Panteão são pedaços de história que você pode explorar continuamente.

IV – Explorando a paisagem mediterrânea ao morar na Itália

O clima mediterrâneo apresenta invernos frios e verões quentes e secos na maior parte da Itália, com regiões montanhosas ao longo dos Alpes ao norte. Logo, as estações trazem campos de flores, cores de outono, praias de areia quente e montanhas nevadas.

Além disso, vinhas e fazendas são destinos populares para alimentos frescos e vinhos mundialmente famosos. Enfim, a Costa Amalfitana é um dos litorais pitorescos mais populares do mundo.

V – Aprendendo a Língua Italiana ao morar na Itália

O italiano é uma língua linda e histórica que é falada em toda a região. Também baseado no latim, o italiano é rico em vocabulário e expressão emocional.

Desse modo, a maioria dos visitantes e imigrantes na Itália acha-o melódico e encantador. E não muito difícil de aprender por causa de suas raízes compartilhadas com o francês, o espanhol e o inglês.

E se você ainda não fala italiano, não se preocupe; o inglês é comumente falado na maior parte do país.

VI – Abraçando o estilo de vida italiano

Boates e restaurantes sofisticados ficam abertos até tarde, e as pessoas costumam ficar acordadas para participar de eventos ou apenas socializar com bons vinhos e amigos.

Além disso, outro costume italiano de que você pode gostar é a passeggiata, um passeio noturno pelas ruas. Então, às vezes comendo gelato e sempre se misturando à comunidade. Também o transporte público é conveniente e o custo de vida é relativamente baixo.

Moda e estilo são parte integrante do estilo de vida italiano. Assim sendo, muitas marcas famosas se originaram na Itália, incluindo Giorgio Armani, Gucci, Prada e outras.

Ademais, automóveis finos e carros de luxo são clássicos italianos, e dirigir uma Ferrari ou Lamborghini por uma estrada sinuosa para desfrutar de uma degustação de vinhos regionais ou apenas um bom expresso em uma cafeteria de uma pequena vila é um estilo de vida que poucos países podem oferecer.

Você deve se tornar um cidadão italiano?

Para ser elegível para a cidadania italiana, você precisará morar na Itália por 10 anos, a menos que você tenha ancestrais italianos. E ser cidadão oferece muitos benefícios em relação a viver na Itália com um visto:

  • O direito de comprar um imóvel na Itália ou em qualquer lugar da UE, com descontos fiscais;
  • Importação isenta de impostos de itens de alto valor, como veículos e bens pessoais;
  • O direito de trabalhar ou abrir uma empresa na UE com menos restrições e maior acesso;
  • Acesso à educação e cuidados médicos de baixo ou nenhum custo. Além disso, outros benefícios econômicos e sociais;
  • A capacidade de votar nas eleições italianas, concorrer a um cargo e participar nas eleições da EU;
  • A capacidade de viajar com passaporte italiano para 127 países sem visto de trabalho ou viagem;

Se você é descendente de qualquer cidadão italiano, o tempo para se inscrever pode ser reduzido para quatro anos. E se você tiver um dos pais, avós ou antepassado italiano direto que permaneceu cidadão italiano, você pode se qualificar para solicitar a cidadania italiana hoje!

Então, clique AQUI para obter orientação e assessoria de como você pode iniciar esse processo contando com a nossa equipe!

E, se desejar, compartilhe conosco sobre o que leu!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.