Lombardia na Itália – História, culinária, curiosidades, onde morar

Compartilhe em suas redes

Embelezada por lagos cristalinos, montanhas nevadas e cidades históricas graciosas, a pitoresca região da Lombardia, no norte da Itália, é uma das áreas turísticas mais populares da Europa.

Sendo assim, a capital regional da Lombardia é Milão. E as outras províncias da região são: Lecco, Varese, Monza e Brianza, Como, Bergamo, Sondrio, Brescia, Cremona, Mantova, Pavia e Lodi.

Também a sua cozinha regional inclui especialidades como risoto alla milanese, ossobuco alla milanese, bresaola e polenta.

Então, por ser uma rica e movimentada região na Itália, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará um pouco de sua beleza. Logo, confira a história, culinária, curiosidades e onde morar.

E se você acredita ter alguma origem italiana, nos contate! Possivelmente, será um requerente ao reconhecimento da cidadania italiana. Para falar conosco, clique AQUI.

Lombardia na Itália – Uma breve história

Como a maior parte da região norte da Itália, a Lombardia tem uma história turbulenta. Assim, essa região no noroeste da Itália foi governada por espanhóis, franceses e austríacos em uma fase ou outra. No entanto, é inegavelmente uma região italiana.

A realeza com a influência mais duradoura foi a família Visconti e os duques Sforza de Milão. Logo, a ascensão da família Visconti ao poder coincidiu com o início da construção do Duomo di Milano, a maior igreja da Itália.

Enquanto a sorte da Lombardia diminuiu e fluiu com a de Milão, o estado é o lar de muito mais do que apenas esses locais históricos incríveis.

Por que a Lombardia é conhecida?

Além de ser o lar da Cidade da Moda, a Lombardia é famosa mundialmente por seu belo distrito de lagos. Notadamente, o Lago de Como.

Talvez menos conhecido seja o fato de que a Lombardia é a região industrial e comercial mais importante da Itália. E, assim, conta com um impressionante setor manufatureiro em torno de Milão.

Desse modo, a Lombardia também é a principal região agrícola da Itália. Assim, possui ricas terras agrícolas ao sul que produzem arroz, trigo, milho, frutas, vinhas, azeitonas e muito mais!

Especialidades em sua culinária!

A culinária da Lombardia gira fortemente em torno de arroz, carne bovina, carne de porco e manteiga. Possivelmente, seus pratos mais famosos são Risotto alla Milanese (risoto aromatizado com açafrão) e Cottolette (bifes de vitela moídos).

Assim, a região também é famosa por seu delicioso ossobuco, panetone doce. E queijos frescos como gorgonzola e crescenza.

Agora, o risoto é o prato mais conhecido da região. Então, o Risotto alla Milanese é um exemplo de puro sabor: um prato clássico de arroz cremoso carregado com manteiga, parmigiano-reggiano. E também se acrescenta o açafrão – um dos temperos mais poderosos do mundo.

Por ser tão versátil, muitos pratos da Lombardia são risotos feitos com ingredientes específicos. Assim, são estes: aspargos, brócolis raab, abóbora, linguiça, vitela, peixe… e é você quem escolhe!

Por fim, o Risoto Parmigiano é um requintado risoto que reina na Lombardia na Itália. Por isso, experimente quando viajar para esse destino turístico.

Polenta, um prato comum no norte da Itália

Outro alimento básico e comum no norte da Itália é a polenta. Assim, ela está sendo mais apreciada que arroz ou massa.

Logo, esse versátil prato de fubá é feito para se adequar à estação e às circunstâncias. Desse modo, a polenta é tradicionalmente servida na forma de mingau com bastante manteiga e queijo. Todavia, pode ser preparada com carne de porco, vaca, aves e vegetais.

Além disso, quando deixada para esfriar, a polenta endurece em uma saborosa forma pronta para cortar que pode ser usada para fazer outros pratos. Inclusive, a Polenta Pasticciata é uma popular polenta em camadas feita com molho de cogumelos, tomate e carne de porco. Portanto, você tem que experimentar!

Como as regiões das planícies da Lombardia na Itália abrigam muitas fazendas, a carne e as aves são especialmente importantes para a sua culinária. Dessa maneira, duas das especialidades da região são o salame de ganso em conserva, ou Salame d’Oca di Mortasa DOP, e a iguaria Foie Gras (fígado gordo de ganso). Portanto, o ganso está sendo usado até para fazer salsichas.

Curiosidades sobre a Lombardia na Itália

A Lombardia na Itália é uma área surpreendentemente rica em aventuras, especialmente no Norte. Sendo assim, possui uma mistura de montanhas e lagos de tirar o fôlego. Você pode fazer de tudo, desde parapente e paraquedismo a escalada, canyoning, esqui, vela e até kitesurf!

Outra boa curiosidade é a Duomo di Milano, a Catedral em Milão que é a 5ª maior do mundo. Assim, possui estilo gótico, tem mais estátuas do que qualquer outro edifício no mundo e foi construída em 1386.

E, por fim, o Lago de Como é um ponto turístico famoso, de luxo com suas belas paisagens, além de ser um lar de algumas celebridades. Assim, algumas pessoas famosas que têm vilas em suas margens são George Cloney, Brad Pitt, Sir Richard Branson e George Lucas.

Onde morar em Lombardia na Itália?

Você provavelmente já ouviu falar de cidades famosas na Lombardia, como Milão e Como. Todavia, Lombardia é o lar de várias cidades bonitas que você poderia chamar de lar, como Bérgamo, Pavia e Brescia.

Bergamo, localizada a uma hora de Milão, é rica em história da arte e localizada no sopé ondulado da Lombardia. Já Pavia, em direção ao sul da Lombardia, tem um custo de vida muito menor em comparação com cidades maiores como Milão

Por outro lado, Brescia encontra-se a leste e está situada entre os lagos Iseo e Garda. Sendo assim, torna-se perfeita se você pretende morar nessa cidade que fica bem perto da natureza.

Conte-nos a sua experiência de viagem a Lombardia na Itália ou se tem interesse em visitá-la ou morar nessa região. Até breve!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply