Como obter o reconhecimento da cidadania italiana: O que você precisa saber

Compartilhe em suas redes

Você está planejando morar, estudar ou trabalhar na Itália? Então, se você tem um cônjuge italiano ou outros laços familiares com o país, bem provável que possa se candidatar em obter o reconhecimento da cidadania italiana. Já pensou nisso?

É fácil ver porque tantos expatriados migram para a Itália em busca da cidadania. Afinal, o país é um dos mais atraentes da Europa quando se trata de cultura, gastronomia e oportunidades de emprego.

E para não mencionar a famosa beleza de suas cidades históricas e paisagens idílicas. Por isso, saiba mais informações abaixo.

Como obter o reconhecimento da cidadania italiana: O que você precisa saber

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você como obter a cidadania italiana. Isso inclui a diferença da residência permanente e cidadania, formas de atender aos requisitos.

Como também a permissão em ter a dupla cidadania, além do processo de inscrição e como solicitar. Então, confira!

A diferença entre residência permanente e cidadania

Se você planeja morar na Itália por qualquer período de tempo e não é um cidadão italiano ou nacional da UE, você precisará de uma autorização de residência temporária.

Quando combinado com um visto de longa duração, você tem permissão para viver, trabalhar ou estudar na Itália por um período determinado. E que pode ser 6, 9, 12 ou 24 meses, dependendo do tipo de autorização.

Depois de morar na Itália por cinco anos usando essas licenças temporárias (que podem ser renovadas), você pode solicitar uma permissão de residência permanente italiana.

A residência permanente concede-lhe alguns direitos iguais ou semelhantes aos dos cidadãos italianos. Por exemplo, você terá o direito de receber certos benefícios do estado. Também poder trabalhar e viver em outros países da UE sem precisar de uma autorização de trabalho ou visto.

A cidadania italiana é o próximo passo em relação à residência permanente. Sendo assim, ele concede a você um passaporte italiano. Sendo assim, significa viajar dentro e fora do país sem se preocupar com datas de expiração de vistos ou autorizações de residência.

Também poderá viver e trabalhar livremente em toda a UE. Ademais, ter acesso a um tratamento preferencial quando se trata de procurar emprego. Além disso, poderá acessar serviços em outros países da UE, o que é um bônus útil.

Quais são os requisitos para obter a cidadania italiana?

Existem algumas maneiras diferentes de obter a cidadania italiana, que não caberia aqui explanar, pois cada caso é diferente e específico.

O que você precisa saber nesse momento é o seguinte – se você tem pais italianos (ou avós em alguns casos) ou nasceu na Itália, você pode solicitar a cidadania italiana. O mesmo se aplica ao casamento ou à sociedade civil com nacionalidade italiana.

Se nenhuma das opções acima se aplicar a você, não se preocupe – existem outras opções. Assim, você pode solicitar a cidadania italiana se já morou no país por um determinado período de tempo, ou por investimento em uma empresa ou projeto na Itália.

Qualquer que seja o caminho que você tomar, precisará preencher um pouco de papelada, provar sua elegibilidade. E seguir os processos de inscrição para a cidadania italiana ao pé da letra.

Todavia, não fique preocupado, pois nossa empresa, a Benini & Donato Cidadania Italiana, se responsabiliza em orientar. E fazer todos os processos legais, com responsabilidade.

A Itália permite dupla cidadania?

A Itália permite dupla cidadania, ou seja, quando você é cidadão de dois países ao mesmo tempo. Assim sendo, a lei não obriga você a renunciar à sua antiga cidadania para obter a cidadania italiana – você pode ter as duas.

No entanto, isso também depende se o país em que você já possui a cidadania permite a dupla cidadania. No Brasil, isso também é permitido assim como na Itália.

Enfim, se as suas condições forem complicadas, é recomendável procurar o conselho de um advogado de imigração. E nós temos esse profissional que pode instruir corretamente e legalmente.

Formas de como obter a cidadania italiana

Descubra como obter a cidadania italiana mediante os processos legais a serem feitos. Então, aqui está um resumo das diferentes rotas pelas quais você pode obter a cidadania italiana:

  • Por residência, por investimento (programa Golden Visa), casamento com um cidadão italiano (a), ascendência e descendência.

Como solicitar a cidadania italiana

Você acha que pode se candidatar no direito ao reconhecimento da cidadania italiana? Então, é hora de falar sobre o processo de inscrição.

Há 3 maneiras de dar entrada para a candidatura. Então, eis abaixo os processos que você pode clicar neles para mais informações:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Quanto tempo leva para obter a cidadania italiana?

O tempo que leva para obter a cidadania italiana varia dependendo de suas circunstâncias. E do caminho que você faz para reivindicar o direito ao reconhecimento da cidadania.

Por esse motivo, não existem prazos fixos, mas pode demorar até quatro anos dependendo do tipo de candidatura. Portanto, não deixe de nos contatar para mais detalhes AQUI.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.