O que os italianos inventaram Piano, Jacuzzi, Jornal, Máquina de Café Expresso e muito mais – Parte II

O que os italianos inventaram Piano, Jacuzzi, Jornal, Máquina de Café Expresso e muito mais - Parte II
Compartilhe em suas redes

O que os italianos inventaram

Temos muito a agradecer aos italianos, desde as suas pinturas clássicas até sua deliciosa culinária. E, talvez, seja por isso que tantos de nós adoramos visitar a Itália.

Assim, não esquecemos das suas ruas animadas e as ruínas antigas na cidade de Roma. Também quando curtimos as férias nas vilas montanhosas de Abruzzo, na região central da Itália.

Mas os italianos também trouxeram todos os tipos de invenções fantásticas. Como também transformadoras as quais ajudaram a moldar a sociedade para se tornar o que é hoje.

Muitas dessas invenções italianas até no surpreende, pois estavam sendo usadas no cotidiano. Todavia, sem saber quem o inventou. Então, embarque conosco aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana e descubra quais são elas.

O que os italianos inventaram Piano, Jacuzzi, Jornal, Máquina de Café Expresso e muito mais – Parte II

Ferrari, Gucci, óculos, aparelho de fax são algumas das muitas descobertas que os italianos inventaram. E, certamente, você gostará do que irá ler, então, continue conosco. E não esqueça de ler a Parte I AQUI.

I – Produtos famosos de origem italiana

A Itália se tornou sinônimo de bons vinhos, comida, carros esportivos e alta moda. Sendo assim, alguns dos pratos e marcas mais reconhecidas são originários da Itália.

Desse modo, veja produtos mais famosos de origem italiana:

Marcas de automóveis em o que os italianos inventaram

  • Ferrari;
  • Fiat;
  • Lamborghini.

Produtos alimentícios

  • Mozarella
  • Vinagre balsâmico
  • Prosciutto di Parma
  • Nutella
  • Kinder
  • Pizza

Gigantes de marcas da moda

  • Gucci
  • Armani

II – A Milha foi concebida pelos italianos (bem, romanos)

Milha é uma unidade imperial de medida de comprimento ou distância. E que ainda é usada por alguns países ao redor do mundo, como o Reino Unido. Então, é o mesmo que 1.609 metros, aproximadamente.

As milhas atuais são derivadas de unidades de medida romanas antigas chamadas Mille Passus, (“mil passos”). Sendo assim, na antiguidade, os exércitos romanos costumavam empurrar gravetos entalhados no chão. E eles seriam a cada 1.000 passos para marcar a distância percorrida em terras desconhecidas.

Mas logo ficou claro que diferentes exércitos viajavam em distâncias diferentes dependendo do clima, do terreno e da fadiga. Enfim, esse foi posteriormente padronizado por Agripa no século I d.C. E tinha, aproximadamente, 1.479 metros de comprimento conforme os padrões atuais.

III – Máquina de café expresso é um dos o que os italianos inventaram

Talvez a invenção menos surpreendente, a máquina de café expresso. Foi construído e patenteado por Angelo Moriondo de Torino.

Sendo assim, foi o primeiro que demonstrou a sua invenção na Exposição Geral de Torino de 1884. Logo, foi concedida uma patente no mesmo ano. E essa foi para “novas máquinas a vapor para a confecção econômica e instantânea de bebidas de café”.

Por fim, esse protótipo foi então aperfeiçoado pelo mecânico milanês Luigi Bezzera. Não é de admirar que os italianos tenham o café da mais alta estima.

IV – O aparelho de fax é um dos o que os italianos inventaram

O aparelho de fax já está ultrapassado, mas estava sendo muito usado em muitas empresas anos atrás! Assim, quem o inventou foi o padre Giovanni Caselli.

Desse modo, o ele foi um padre italiano, físico e inventor. Além disso, inventou a primeira máquina de fac-símile utilizável, o pantelégrafo.

Assim, foi usado na década de 1860 para transmitir assinaturas e escrever a uma certa distância, usando as linhas telegráficas normais. Avanços importantes foram feitos com o tempo no pantelégrafo. Todavia, foi Giovanni quem realmente deu vida à tecnologia.

O que os italianos inventaram -Outras invenções italianas

Os italianos fizeram contribuições significativas ao longo da história como lido anteriormente e na Parte I. Logo, vários itens que usamos hoje estavam sendo criados por pessoas de ascendência italiana.

Aqui estão outras descobertas com os respectivos criadores e ano de criação. Então, saiba ainda mais sobre o que os italianos inventaram lendo abaixo.

  • Óculos – Salvino Armati, em 1280;
  • Máquina de colheita de uva – Andrew Toti, em 1972;
  • Sorvete de Casquinha – Italo Marcioni, em 1896;
  • Lipoaspiração – Giorgio Fischer, em 1974;
  • Salgadinhos – Monges italianos, cerca de 610 d.C;
  • Máquina de escrever – Pellegrino Turri, em 1808.

O que os italianos inventaram – Famosos ao longo do tempo

Ainda sobre descobertas italianas, vamos destacar estes nomes que influenciaram e contribuíram para o que temos hoje!

I – Filippo Brunelleschi (1377 – 1446)

Um dos mais importantes arquitetos italianos que projetou, entre outros projetos, a cúpula da Catedral de Florença (1419-1436). Também a Sagrestia Vecchia de S. Lorenzo (1421-1440).

II – Eugenio Barsanti (1821 – 1864)

Eugenio Barsanti, junto com Felice Matteuci, desenvolveu o primeiro motor de combustão interna movido a gás. Sendo assim, o seu motor nunca foi usado como um dispositivo comercial.

Porém, como era mais econômico do que as versões anteriores, levou a melhorias inovadoras em desenvolvimentos posteriores do motor a gás.

III – Giosuè Carducci (1835 – 1907)

Em 1906, ele se tornou o primeiro italiano a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Desse modo, era considerado o poeta nacional oficial da Itália moderna.

IV – Galileo Galilei (1564- 1642)

Ele é considerado o “pai da física moderna” e o “pai da ciência moderna”. Ademais, desempenhou um papel central na transição da filosofia natural para a ciência moderna.

E aplicando a matemática  ao movimento. Portanto, antes de Galileu, não havia matemática na física. Enquanto a física moderna de hoje não poderia ser concebida sem a matemática.

V – Antonio Stradivari (1644-1737)

Levou o violino ao mais alto nível de perfeição. Assim, o violino mais famoso, o “Le Messie”, é de sua autoria.

VI – Giambattista Beccaria (1716 – 1781)

Foi ele que descobriu a sensibilidade à luz do cloreto de prata. Assim, um importante desenvolvimento na fotografia. Além disso, foi o defensor mais forte e ativo das teorias elétricas de Benjamin Franklin.

Que tal? Gostou de descobrir o que os italianos inventaram? Compartilhe conosco a sua experiência e o que pensa a respeito dessas invenções oriundas da Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.