Gastronomia do Sul da Itália reflete pratos robustos e ensolarados da região

Gastronomia do Sul da Itália Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

“Cozinhar é apenas outro aspecto da diversidade da cultura italiana”, diz Anna Maria Volpi, chef, instrutora de culinária e autora de “A Arte Atemporal da Cozinha Italiana”.

A gastronomia do sul da Itália, às vezes, chamada de “cucina povera”, ou culinária dos pobres, é uma evidência dessa diversidade. Ao contrário da região norte, que é fértil com seus prósperos centros industriais e comerciais.

Já os chefs de cozinha do sul costumam ser frugais, ou seja, simples. Assim, contam com a fartura do mar e a colheita de pequenas fazendas.

O clima quente do Mediterrâneo se reflete nos pratos robustos e ensolarados da região. E, muitas vezes, com sabores enraizados na história de comércio e conquista da região.

Gastronomia do sul da Itália – Algumas peculiaridades

Se há uma coisa que todos sabem sobre a cultura italiana, sem dúvida, é a comida. Sendo assim, não importa onde você vá ao redor do mundo, alguns dos seus ricos alimentos estarão presentes à mesa.

Tampouco, não importa o continente ou o país. E, inevitavelmente, você encontrará alguma versão de pizza, massa e café expresso.

É claro que, sendo um país antigo com uma população diversificada, não existe uma verdadeira fonte da autêntica cozinha italiana. Na verdade, cada uma das regiões do país é conhecida apenas pelas suas especialidades.

Desse modo, ela se mostra notável pelo risoto da Lombardia, a massa carbonara de Roma ou a tradicional pizza de Nápoles. Logo, já deu para sentir uma água na boca, neh?!

Então, dominando a gastronomia do sul da Itália por mais de 2 mil anos, temos a culinária siciliana. Assim, ela tem um importante porto comercial da Itália antiga.

Desse modo, a ilha oferece uma mistura única de culinária italiana continental com influências da Arábia, Espanha e Grécia antiga.

É na região sul da Itália que o marisco domina, que nasceu o cannoli (pequeno-almoço – um café gelado com chantilly). E, por fim, é nesse lugar que encontra as melhores massas de berinjela que o país tem a oferecer.

Portanto, conheça algumas peculiaridades da simplicidade que a culinária italiana do sul do país oferece a todos! Nós, do blog Benini & Donato Cidadania Italiana, sentimos orgulho de apresentar esses deliciosos sabores.

Alimentos da região da Campânia revela a boa gastronomia do Sul da Itália

A região da Campânia, que envolve a sua capital, Nápoles, é uma importante área agrícola que produz o azeite picante típico da região. Também produz o famoso tomate San Marzano. Logo, é conhecido por sua polpa espessa, ideal para molhos, massas devido ao sabor rico e denso.

Em todo o Sul, os tomates cereja são frequentemente secos ao sol quente dessa região. Além disso, os cozinheiros também utilizam os vegetais cultivados. A esses são couve-flor, aipo e berinjela – em pratos de massa e como acompanhamentos.

Alimentos artesanais no Sul da Itália

Enquanto os cozinheiros do Norte costumam preferir massas frescas, as despensas do Sul são abastecidas com massas rústicas. Também massas secas feitas nas regiões de Abruzzo e de Puglia.

Assim, algumas delas bem conhecidas são orecchiette, literalmente “orelhinhas”, feitas com o trigo cultivado na região. Já na Puglia, se conhece por pão crocante.

Geralmente, servido com um queijo favorito do sul. E, o pecorino, feito com leite de ovelha salgado, o que torna esse lugar peculiar.

Na Campânia, os artesãos fazem a Mozzarella di Búfala. Assim, é um queijo cremoso e macio, com o leite dos búfalos que são animais de tração nas fazendas locais.

Leia também: VIII Dicas para desfrutar da comida italiana sem culpa – Parte I

Especiarias e sabores da culinária italiana

Para a gastronomia do sul da Itália, temos ainda a Peperoncino (pimenta vermelha), o qual é um dos aromas favoritos na culinária do sul. Desse modo, um prato de massa simples pode ser temperado apenas com azeite de oliva apimentado, alho torrado e pimenta.

Alcaparras são outra adição frequente aos pratos sulistas, dando um sabor picante à comida. Assim sendo, anchovas cozidas em azeite de oliva derretem em uma pasta e impregnam um sabor salgado aos pratos.

Enquanto em Sicília, há uma cobertura de massa favorita: a bottarga ralada, ovas secas de salmonete. Já as laranjas e limões sicilianos florescem no Sul e dão sabor a pratos de saladas a carnes grelhadas.

Carnes e frutos do mar

Os cozinheiros do Sul contam com a generosidade do oceano para muitos pratos. A eles são polvo, sardinhas frescas, anchovas, atum e peixe-espada. Logo, grande parte da terra é rochosa e não propicia a criação de gado.

Por isso, os fazendeiros criam ovelhas e cabras, produzindo leite para queijos. Então, os que cozinham grelham o cordeiro e o cabrito. E eles são recheados com ervas em fogueiras a lenha ou os assam lentamente com azeitonas e alho.

Além disso, os salames também refletem os gostos do Sul. Além disso, são aromatizados com pimenta, alho e ervas.

Influências culturais culinárias

Conquistadores e comerciantes cruzam a região há séculos, deixando sua marca culinária. Assim, o cuscuz, uma massa amplamente utilizada na culinária marroquina, é produzida por pequenos produtores artesanais da Sicília.

Frequentemente, ele é celebrado em festivais gastronômicos locais. Agora, o “Agrodolce” (molho agridoce) é uma técnica culinária que reflete a influência do Mediterrâneo oriental.

Por exemplo, o macarrão com sarde é temperado com um molho feito de sardinhas, passas e pinhões. Já as sobremesas sicilianas também refletem a influência árabe com o uso de frutas secas, maçapão, pistache e amêndoas.

Quantos pratos deliciosos que há no sul da Itália, verdade? E se você já provou algum deles, então, nos conte a sua experiência.

Confira também: Comida italiana popular, típica e saborosa ao paladar

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

11 Comments

  1. Excelente report. Reflete a competência, profissionalismo e ética da Empresa Benini e Donato. Parabéns

  2. Riqueza cultural e sabores que só a Itália tem… vontade de voltar as minhas origens italianas…

    • Isabela este é um movimento que está ocorrendo em todo o mundo onde tem muitos descendentes de italianos
      O retorno às origens
      Seja bem vinda nesta viagem ao túnel do tempo

  3. Este é nosso objetivo Isabela, resgatar suas histórias e origens …

    Atenciosamente,
    Benini&Donato Cidadania Italiana.

  4. Estive na região da Calabria em 2019, inesquecível! Uma culinária estupenda por um ótimo preço em toda região.

    • Qualidade, satisfação e com preço justo, melhor ainda né Alberto !!!

Leave A Reply