As cidades do sul da Itália são terras apaixonantes. Sendo assim, em toda sua extensão, o sol é forte. E, os sabores, predominantemente, ousados.
Além disso, as cidades costeiras desabam em penhascos. Como também as vilas que ficam sobre afloramentos escarpados. E essas ficam no meio de olivais pontilhados de cactos.
Em termos de origem, essa região da Itália foi habitada por muitas civilizações. E essas foram diferentes desde a antiguidade. A isso, incluem gregos, romanos, etruscos, árabes, normandos e bizantinos.
Por esse motivo, essa diversificada habitação é riquíssima. Para tanto, isso deve, principalmente, à acessibilidade das regiões dos mares Adriático, Jônico e Mediterrâneo.
Enfim, uma terra perfeita para os prazeres sibaríticos (luxúria e sensualidade). Como também para curtir seu belo e exuberante sol.
Além de conhecer suas antigas origens que aguçam a curiosidade. Logo, elas influenciaram grandemente para tornar o que hoje são.
Turismo nas cidades do sul da Itália – Paisagens cênicas ao calor do sol
Em questão do turismo, o sul da Itália tem algumas ofertas absolutamente magníficas. Assim, vale destacar belas extensões do litoral. Ademais, praias perfeitas, ilhas costeiras encantadoras.
Além disso, há uma infinidade de cidades e vilas históricas. Possivelmente, a região mais conhecida é a linda costa de Amalfi e La Cinque Terre. Então, essa área da costa mediterrânea é considerada uma das mais belas da Europa.
Igualmente, cidades como Nápoles, Lecce e Palermo têm alguns locais históricos icônicos. A elas, incluem o Castelo Nuovo, a Basílica de Santa Croce.
Além também da Catedral de Palermo, as quais todas elas estão ansiosas para serem exploradas. E, certamente, será uma viagem marcante e especial.
Com tanto a oferecer, uma viagem ao sul da Itália pode ser uma verdadeira aventura. Ademais, serão momentos de grandes descobertas. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana, traz a você o que há de melhor na região sul italiana!
I – Nápoles E Campânia
A província da Campânia abrange a cidade costeira de Nápoles. Para tanto, é o lar dos ingredientes famosos da culinária italiana. Além disso, se apresenta como os tesouros arqueológicos mais famosos do país.
Desse modo, ligando-os, está o Monte Vesúvio. Logo, suas erupções vulcânicas tornaram férteis os campos da Campânia. Também preservaram as antigas cidades de Pompéia e Herculano.
Nápoles, região conhecida pelo azeite de oliva picante. E pelos tomates de San Marzano de sabor rico, é uma cidade vibrante.
Além disso, tem uma personalidade atrevida e sensual personificada. E se expressa pela mais famosa napolitana de todas, a atriz Sophia Loren.
II – O Mezzogiorno
O nome Mezzogiomo significa “meio-dia”. Sendo assim, é um termo antagônico. Até porque essa hora do dia parece fazer uma pausa no calor escaldante do verão.
Diante disso, a importância histórica dessa área atrai alguns turistas. Enquanto outros vão a essa região por conta do clima quente do Mediterrâneo. E também pela vida turística na ilha.
Assim, ele é composto por três províncias:
- Puglia;
- Calabria;
- Basilicata.
Uma boa curiosidade de Mezzogiorno é que está sendo lentamente descoberto por turistas internacionais. E, muitos deles, alugam casas para um retiro tranquilo.
Sendo assim, as áreas costeiras são pontilhadas por vilas de pescadores. Enquanto olivais, vinhas e campos de trigo dourado cobrem o interior.
A esses, são produzidos sabores pelos quais essa região é famosa, tais como:
- Massas rústicas, vinhos aromatizados. Sem contar, pão saudável e pecorino (leite de ovelha salgado preferido no Sul).
Leia mais: Belas colinas de Chianti Toscana, a famosa região vinícola na Itália
III – Costa Amalfitana, uma das cidades do sul da Itália que encanta
Para uma experiência incrível, conheça as cidades do sul da Itália. E veja como elas se agarram aos penhascos ao longo da costa de Amalfi. Sendo assim, um ponto interessante está na ilha de Capri, do outro lado da baía de Nápoles.
Esse local foi o refúgio favorito do imperador Tibério quando se cansou de Roma (e vice-versa). E, hoje, é possível encontrar vilas nas encostas, galerias e grutas.
Além disso, há, restaurantes gourmet e enseadas escondidas. E todos eles permanecem como um dos locais de férias mais românticos do mundo.
No continente, as cidades nas encostas da costa de Amalfi, incluindo Positano e Sorrento. Assim sendo, também encantam e oferecem vistas dramáticas do céu azul.
Além disso, experimente o oceano ao se hospedar em vilas ou hotéis de luxo. Esses formam cenários perfeitos para o pôr do sol acompanhado de uma taça de limoncello. Ele é um limão produzido localmente em forma de licor que parece capturar a essência da região.
IV – As Ilhas Eólias
Seus nomes poéticos saem da língua – Alicudi, Filicudi, Vulcano. Além disso, há Salina, Panarea, Stromboli e Lipari. E as sete pequenas ilhas Eólias, na costa leste da Sicília. Assim, é onde surgiram como um destino favorito entre os amantes do sol e aos mais românticos.
Ela foi nomeada pelos gregos em homenagem ao deus dos ventos. Assim, Odisseu teria vagado nesse lugar. E a ilha principal, Lipari, é conhecida por suas ruínas gregas.
De igual modo, cada ilha tem sua própria personalidade – as praias de Lipari são brancas. Enquanto a Vulcano tem formações de propriedades medicinais (lama sulfurosa). Também permite banhos quentes.
Por fim, o turismo no sul da Itália se faz de caminhada, natação e mergulho. Também passeio de vela e muito banho de sol são obrigatórios nessa região.
V – Sicília, uma das maiores ilhas entre as cidades do sul da Itália
Mercadores fenícios, viajantes gregos, conquistadores árabes e normandos deixaram sua marca na Sicília. Assim, influenciaram na arquitetura, na culinária e na cultura. Além disso, ela é a maior ilha do Mediterrâneo.
O clima ameno da Sicília acontece o ano todo. Sendo assim, seus resorts de praias e cidades antigas como Palermo e Taormina atraem turistas de todo o mundo. Especialmente no verão, quando as temperaturas aumentam.
Para fugir das multidões, alugue uma vila de campo. Para tanto, que seja perto de uma antiga aldeia na encosta da montanha acima do mar.
Pois, essa é uma forma ideal de desfrutar da paisagem exuberante. E ainda vislumbrar a abundância de amêndoas, limões, laranjas, uvas e azeitonas.
VI – Castelmezzano e Pietrapertosa
Embora duas cidades separadas, Castelmezzano e Pietrapertosa são tão pequenas. Além disso, são tão próximas umas das outras que muitos viajantes fazem a viagem em apenas um dia.
Desse modo, Castelmezzano tem a reputação de ser uma das aldeias mais bonitas da Itália. No alto das colinas, acima do rio Basento, a cidade é mágica de dia e de noite.
A poucos passos de distância, se encontra Pietrapertosa. Assim, ela é uma aldeia encantadora repleta de história e cultura.
Logo, a vila foi construída inteiramente sobre rocha nua. E está cheia de casas unifamiliares dispostas em fileiras. Portanto, se você está procurando uma experiência única e inesquecível, essas duas cidades são imperdíveis.
Que lugares formidáveis para um banho de sol. E se você já visitou um deles, compartilhe a sua experiência conosco.
Confira também: Turismo nas cidades do sul da Itália – Paisagens cênicas ao calor do sol
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.
6 Comments
Meu deus!!! Meu sonho ir pra Italia, tao linda
Ficamos felizes em despertar em você este desejo, continue conosco neste roteiro virtual .
Atenciosamente,
Benini&Donato Cidadania Italiana
As cidades do sul da Itália irei conhecer com certeza, amo sol. Será magnífico.
Quero muito conhecer a Itália e suas belezas.
Em breve com certeza estará lá João e já como cidadão italiano não é mesmo !!!
Com Certeza Anna, a Itália é magnífica de Norte a Sul, mas realmente não pode deixar de explorar as praia do Sul.
Atenciosamente,
Equipe Benini&Donato Cidadania Italiana