Especialidades da culinária de Urbino, em Marche – Aprecie estes pratos típicos da região

Especialidades da culinária de Urbino, em Marche – Aprecie estes pratos típicos da região Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

A culinária de Urbino, na região de Marche, está sendo caracterizada por pratos simples e saborosos. E ali muitos fazem uso dos ingredientes locais frescos e de qualidade.

Nesse sentido, um dos pratos mais famosos da cidade é o “Crescia”. Assim, se trata de uma espécie de pão achatado, típico de Marche, feito com farinha de trigo, azeite, sal e água.

Além disso, a massa é depois assada no forno a lenha e servida com uma variedade de acompanhamentos, como queijos, embutidos locais e vegetais.

Outra especialidade de Urbino é o “Passatelli”. Então, um tipo de massa feita com pão ralado, queijo Parmigiano-Reggiano, ovo, noz-moscada e caldo de galinha.

A massa é moldada em formato de pequenos cilindros e cozida em um caldo aromático. Ademais, os passatelli são servidos tradicionalmente com caldo de carne ou com molhos de tomate.

A “Crescia Sfogliata” é uma versão mais elaborada da “crescia” original. É uma massa folhada, fina e crocante, que pode ser recheada com queijo, presunto cru, vegetais ou ervas aromáticas.

Portanto, um prato muito apreciado como aperitivo ou entrada.

Cappelletti, umas das comidas tradicionais na culinária de Urbino

Outra especialidade que você pode encontrar em Urbino é o “Cappelletti”. São pequenos raviólis de massa recheados com carne de porco e queijo, servidos tradicionalmente com caldo de carne ou com molho de tomate.

Na sobremesa, destaca-se o “Crescia al formaggio”. Assim, é um bolo salgado, feito com farinha de trigo, ovos, leite e queijo. Geralmente, servido como acompanhamento de pratos salgados, mas também pode ser consumido sozinho.

Além desses pratos, em Urbino você pode saborear uma variedade de queijos e embutidos locais, como o “Pecorino di Urbino”, um hard cheese de ovelha, e a “Coppa di Urbino”, um tipo de salame feito com carne de porco.

Em resumo, a culinária de Urbino, em Marche, é uma combinação de sabores simples, mas deliciosos, que refletem a tradição e a cultura gastronômica da região.

Pratos típicos da culinária de Urbino

Urbino, na região das Marche, na Itália, tem uma culinária rica e variada. Nesse sentido, oferecem pratos tradicionais que refletem a cultura local e os ingredientes frescos da região.

Assim, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana selecionou algumas comidas pertencente a culinária de Urbino:

Crescia

Uma espécie de focaccia típica de Urbino, que pode ser recheada com queijo, salame, vegetais e ervas aromáticas. Assim, é um pão doce tradicional de Cremona, bastante popular na região da Lombardia.

Além disso, enriquecido com ovos, manteiga, açúcar, frutas secas e especiarias. Desse modo, consumido no café da manhã ou no lanche da tarde.

Passatelli, um dos pratos típicos na culinária de Urbino

Uma massa feita com pão ralado, queijo parmesão, ovo, noz-moscada e raspa de limão, cozida em um caldo de galinha. Ademais, um prato reconfortante e muito saboroso.

Além disso, Passatelli é um prato tradicional da região de Marche, mas você encontra muito em outros locais da Itália, tais como Romagna, Pisaro, Lombardia. Especificamente, pode-se encontrar Passatelli na cidade de Cremona, que fica na Lombardia.

Para tanto, Passatelli é uma massa feita com pão ralado, queijo parmesão, ovos, noz-moscada e raspas de limão. A mistura está sendo utilizada para moldar pequenas massas em formato de espaguete.

Geralmente, cozidos em um caldo de carne ou de aves, que realça o sabor.

Esse prato está sendo conhecido por ser reconfortante, e consumido principalmente durante os meses mais frios do ano. A sua origem remonta à Idade Média, e desde então se tornou uma tradição culinária na região de Urbino.

Passatelli é um exemplo de como a culinária italiana é rica em sabores e tradições regionais. Por fim, se algum dia você visitar Urbino, não deixe de experimentar essa iguaria local.

Vincisgrassi

Similar à lasanha, o vincisgrassi é feito com massa caseira, carne moída, cogumelos, presunto e uma rica cobertura de queijo parmesão e manteiga. Desse modo, um prato tradicionalmente servido em ocasiões especiais.

Polenta, muito comum na culinária de Urbino

É comum na região de Marche, a polenta é uma massa feita de farinha de milho cozida lentamente em água ou caldo. Por fim, muitos servem com molho de carne, cogumelos ou queijo.

Ciauscolo

Um salame típico das Marche, feito com carne de porco, pancetta, alho, vinho tinto e especiarias. Logo, consumido como um antepasto ou acompanhamento de pães e queijos.

Olivas all’ascolana

Azeitonas verdes recheadas com carne de porco, linguiça, parmesão, pão ralado e ervas, empanadas e fritas. Sendo assim, um petisco popular em Urbino e em toda a região das Marche.

Brodetto all’anconetana

Um prato de peixe tradicional, feito com diferentes tipos de peixe (normalmente com sardinha, holotúria, raia, tamboril e tubarão), tomates, alho, azeite e vinho branco. Enfim, cozido lentamente para criar um caldo rico e saboroso.

Essas são apenas algumas das comidas tradicionais pertencente à culinária de Urbino e da região de Marche. Posto isso, a região está sendo conhecida por sua deliciosa culinária, que combina ingredientes frescos e técnicas tradicionais de preparo para criar pratos saborosos e reconfortantes.

E se você gostou sobre o que leu, comente e compartilhe!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.