VIII Pratos Saborosos De Gorizia, Na Friuli Venezia Giulia

VIII Pratos Saborosos De Gorizia, Na Friuli Venezia Giulia Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Gubana, um dos pratos saborosos de Gorizia

Friuli Venezia Giulia fica no extremo Nordeste da Itália, fazendo fronteira com a Áustria ao Norte, a Eslovênia a Leste, o Mar Adriático ao Sul e o Vêneto a Oeste. Ao longo da história, os vizinhos da região tentaram reivindicar o território.

Consequentemente, os austríacos, os eslavos, os venezianos e até os romanos deixaram sua marca indelével na cultura, na culinária e nos costumes de Friuli. Então, confira aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana alguns dos pratos saborosos de Gorizia e escolha alguns para experimentar em sua viagem!

VIII Pratos Saborosos De Gorizia

Gorizia, cidade localizada na região de Friuli-Venezia Giulia, no nordeste da Itália, possui uma rica tradição gastronômica. Portanto, conheça alguns pratos saborosos de Gorizia e de Friuli:

I – Jota

Um prato tradicional feito com feijão, repolho azedo, batatas e toucinho defumado. Em Suma, uma sopa espessa e reconfortante, perfeita para os dias frios.

II – Goulash friulano, um dos pratos saborosos de Gorizia

Um guisado de carne de porco com cebola, páprica e especiarias. Portanto, um prato rico em sabor e, geralmente, servido com polenta, um acompanhamento típico da região.

III – Frico

Um prato feito com queijo Montasio, batatas raladas e toucinho. Além disso, cozido no forno até ficar crocante e é uma especialidade popular em Friuli.

Aliás, Frico é uma panqueca de batata, cebola e queijo nascida nas cozinhas camponesas da Friula, criada para aproveitar sobras de queijo, geralmente do queijo Montasio.

E, então, as batatas estão sendo raladas, cebolas e queijo Montasio ralado são cozidos como uma fritada até que se forme um exterior marrom-dourado com um interior macio e pegajoso.

Há também uma versão mais simples e crocante chamada frico croccante, que envolve fritar queijo ralado em óleo quente. O frico é servido quente como aperitivo ou junto com polenta, sopas ou ensopados como prato principal farto.

Hoje, as variações da receita original podem incluir pancetta, cogumelos, tomates, ervas ou outros vegetais.

IV – Cjarsons, um dos pratos saborosos de Gorizia

Uma massa recheada com uma mistura doce e salgada de ervas, frutas secas, queijo, chocolate e ervas aromáticas. Assim sendo, geralmente, servida com manteiga derretida e canela por cima.

Fazer esses pacotes de massa estilo ravióli, assim como pronunciar seu nome, requer um certo nível de habilidade e experiência. Originários de Carnia, cidade montanhosa, os cjarsons são uma espécie de massa recheada com recheio doce ou salgado.

Na verdade, não é incomum encontrar este prato listado como ‘primo’ e sobremesa em alguns menus. Existem duas receitas principais de cjarsons : ‘Alle Erbe’ e ‘Dolci’.

Cjarsons alle Erbe são recheados com ervas sazonais recém-colhidas, como tomilho, cebolinha ou salsa. Ricota, canela e passas também são usadas neste prato. É este equilíbrio entre o doce e o salgado que confere aos cjarsons o seu sabor característico.

Cjarsons Dolci é geralmente semelhante à receita original. No entanto, é feito sem ervas e, ocasionalmente, é adicionada uma pitada de cacau em pó ou laranja cristalizada.

V – Gulash di capriolo

Um guisado de veado com cebola, alho, páprica e vinho tinto. Por fim, um prato saboroso e muito apreciado na região.

VI – Brovada, um dos pratos saborosos de Gorizia

Uma conserva tradicional de rabanete, marinada em vinagre e ervas por várias semanas. Em suma, um acompanhamento saboroso e ácido que geralmente é servido com carne de porco.

Mais consumida na época do Natal, a brovada e muset é uma receita para quem tem estômago forte e certamente não agrada a todos. Brovada e muset consiste em duas partes.

A ‘brovada’ é um nabo branco em conserva, enquanto o ‘muset’ é uma salsicha feita com miudezas de porco. A natureza única desta receita significa que você terá que caçar o osterie mais tradicional da região para provar seus sabores picantes.

VII – Musetto con brovada

Um prato feito com um salsichão de porco defumado chamado musetto e acompanhado pela brovada (rabanete marinado). Portanto, uma iguaria típica de Gorizia.

VIII – Gubana, um dos pratos saborosos de Gorizia

Uma torta doce enrolada em forma de espiral, feita com uma massa de pão doce que é recheada com uma mistura de nozes, passas, frutas secas, especiarias e licor. Então, geralmente servida como sobremesa.

Tradição nascida em Cividale del Friuli, uma bonita cidade situada ao longo da fronteira italiana com a Eslovênia, a gubana é uma sobremesa que a maioria dos friulianos associa a feriados como o Natal e a Páscoa.

Semelhante ao panetone, o Gubana consiste em uma esponja densa recheada com especiarias. Também nozes e frutas secas. Assim, tudo embebido em licor local de grappa antes de ser assado e polvilhado com açúcar.

E quem conhece Cividale com suas vielas sinuosas e edifícios medievais de pedra, não ficará surpreso ao descobrir a antiguidade desta receita. Então, na verdade, remonta ao início de 1400!

Esses são apenas alguns exemplos dos pratos saborosos de Gorizia e de Friuli. Assim, a região está sendo conhecida por sua culinária rica e variada, e esses pratos refletem a tradição e os sabores locais.

Por fim, conte-nos quais deles você mais gostou.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply