Confira estas atrações turísticas em Venosa a fim de que a sua viagem fique mais interessante!
Eleita como uma das aldeias mais bonitas da Itália, Venosa tem um enorme valor cultural, histórico, além de oferecer belas paisagens. Antigamente, essa cidade também esteve sendo conhecida por realizar festivais de cinema e de teatro.
Assim, Venosa está localizada no coração da região do Vulture, área reconhecida como uma das melhores produtoras de vinho italiano, incluindo o famoso Aglianico del Vulture (DOC). Aliás, o Festival Anual do Vinho Aglianico acontece em setembro, com degustações, aulas de culinária e outros eventos.
Há também opções mais familiares de atividades na cidade, como uma visita ao Parque Le Onde Venosa, um parque aquático com piscinas internas e externas, além de toboáguas.
Então, ficou curioso para saber mais o que esse destino turístico tem a oferecer? Para isso, acompanhe as dicas que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz sobre as atrações turísticas em Venosa e se divirta!
Por que conhecer Venosa?
Venosa, berço de uma cultura milenar e baú de preciosos tesouros artísticos e arquitetônicos, oferece muitos atrativos para você conhecer. Na província de Potenza, na fronteira entre a Basilicata e a Apúlia, num planalto imprensado entre dois vales e rodeado por uma vegetação exuberante, encontra-se uma autêntica joia pouco conhecida pelo turismo popular.
Os vestígios dos primeiros povoamentos de Venosa datam do Neolítico, como atesta a descoberta de uma necrópole muito antiga em Notarchirico. A sorte de Venosa começou, porém, na época romana, quando os exércitos de Urbe a arrancaram dos samnitas.
Desde então esta pequena localidade cresceu em dimensão e importância, tornando-se num dos entroncamentos mais importantes de toda a parte Sul da Itália graças ao fato de estar situada mesmo na Via Ápia.
Em 65 a.C., entre outras coisas, nasceu em Venosa um dos poetas mais importantes da antiguidade, Quintus Horatius Flaccus. Com o passar dos séculos, Venosa nunca perdeu importância graças à sua posição baricêntrica para todo o tráfego neste canto da Itália.
Por isso, ao conhecer diferentes dominações que deixaram, cada uma delas, há vestígios importantes de sua passagem em uma sucessão de estilos. E que hoje fazem da visita a Venosa uma viagem pelas dobras do tempo e suas maravilhas.
Então, você não pode perder uma viagem a Venosa, pois se encantará. Agora, conheça algumas atrações turísticas em Venosa e planeje sua viagem com segurança.
VI Atrações Turísticas Em Venosa, Basilicata, Itália
Venosa, cidade localizada na região da Basilicata, no Sul da Itália, tem uma rica história. Aliás, está sendo conhecida por suas atrações turísticas, incluindo:
I – Castelo Aragonês, uma das atrações turística em Venosa
Construído no século XV, o Castelo Aragonês é um importante fortaleza que oferece vistas panorâmicas da cidade e da paisagem circundante.
Aliás, o símbolo de Venosa é, definitivamente, o grande castelo ducal do Balzo, construído durante o período da dinastia aragonesa. Ademais, há um solar construído no século XV a mando do duque Pirro del Balzo e depois modificado várias vezes ao longo dos séculos à medida que as suas funções foram mudando.
Originalmente, concebida como uma fortaleza defensiva, tinha uma planta quadrada com uma muralha de três metros de espessura. Também torres cilíndricas de canto, mas foi a partir do início do século XVII que o seu perfil começou a suavizar-se, quando se tornou uma casa senhorial.
Então, passado para a família Ludovisi como um trunfo da rixa, foi completamente abandonado. E a violência dos tremores sísmicos que ocorreram repetidamente ao longo do século XVII minou a sua estrutura e funcionalidade.
Só numa fase posterior é que o castelo foi reconstruído com a adição de peças mais adequadas à época. Então, colocaram uma elegante loggia do piso principal erguida a mando da família Caracciolo num esforço para reafirmar o poder senhorial sobre a cidade.
E que estava cada vez mais distante do esplendor do seu passado glorioso. Atualmente, no início da ponte de acesso, existem duas cabeças de leão provenientes das ruínas romanas.
II – Museu Arqueológico Nacional
O museu abriga uma vasta coleção de artefatos arqueológicos. Assim, incluindo estatuetas, moedas, cerâmicas e esculturas encontradas em escavações na região.
III – Catedral de Venosa, uma das atrações turísticas em Venosa
Construída no século XI, a Catedral de Venosa é um belo exemplo da arquitetura românica. Sendo assim, abriga afrescos do século XIII e é dedicada a San Canio, o padroeiro de Venosa.
IV – Ipogei
Venosa possui várias tumbas subterrâneas conhecidas como ipogei, que datam do período do século IV a.C. ao século III a.C. Então, essas tumbas são ricamente decoradas e oferecem uma visão fascinante da cultura e história antigas da região.
V – Parque Arqueológico de Venosa, uma das atrações turísticas em Venosa
O Parque Arqueológico de Venosa é uma área onde você pode explorar as ruínas da antiga cidade romana de Venusia. Aliás, os destaques incluem o Teatro Romano, os banhos termais e a Porta di Armando.
Uma visita à descoberta de Venosa e do seu território só pode começar caminhando pelas ruas do grande Parque Arqueológico. Então, você ainda encontrará vestígios monumentais perfeitamente preservados da colônia latina de Venusia, cuja fundação remonta a 291 a.C.
E que esteve no centro do comércio nestas áreas até a época medieval. Hoje no interior do parque arqueológico ainda se podem admirar grandes obras dos romanos, a começar pelo balneário construído no século I d.C.
Além disso, renovado até ao século III, mas também as casas entre as quais se destaca uma esplêndida domus embelezada com maravilhosos mosaicos e um bloco delimitado por dois eixos rodoviários pavimentados.
Tendo como pano de fundo todo o percurso arqueológico. Assim, ergue-se então majestosamente a grande abadia da Santíssima Trindade.
E onde emergem claramente as diferentes fases da construção, desde as suas origens romanas, quando era domus, passando de renovação em renovação até à época normanda. Por fim, a poucos passos de distância fica o grande anfiteatro, de formato elíptico e em três níveis diferentes.
VI – Mosteiro de San Teodoro
Localizado nas proximidades de Venosa, o mosteiro beneditino de San Teodoro é um local sagrado que data do século XI. Enfim, seus claustros são conhecidos por sua arquitetura e tranquilidade.
Essas são apenas algumas das populares atrações turísticas em Venosa. A cidade também é famosa por sua gastronomia e vinhos, tornando-a um destino encantador para os amantes da culinária italiana.
E se você gostou de ler sobre essa cidade italiana, comente.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.