O Castelo representa uma das obras de arte de Udine. Conheça!
Udine é conhecida por seu charme veneziano, edifícios antigos e belas praças. Então, caso você viaje a esse destino na Itália, encontrará a Piazza Libertà, chamada de “a praça veneziana mais bonita do continente”.
Também verá a Piazza Matteotti, que é cercada por edifícios com arcos incríveis que parece uma sala de estar ao ar livre. Além disso, um dos locais mais emblemáticos da cidade é o Castelo de Udine. E ele fica numa colina da cidade e de onde se abrem vistas que chegam ao Mar Adriático.
No século XVIII, Udine era a cidade de Giambattista Tiepolo que atingiu o seu apogeu artístico enquanto vivia na cidade. Logo, os turistas podem admirar as suas obras-primas na Gallerie del Tiepolo, localizada no Museu Diocesano na Igreja da Purità.
Hoje, Udine é uma cidade moderna que não abandonou as suas tradições. Então, isso pode ser testemunhado numa das tabernas locais enquanto desfruta de uma degustação de vinho (tajut).
Ademais, acompanhado de um pouco de pão com o famoso Prosciutto di San Daniele DOP ou queijo Montasio DOP.
Udine é também a cidade de Giovanni Battista Tiepolo. Mesmo depois de Tiepolo ter se tornado mundialmente famoso, ele nunca esqueceu seus primeiros patronos em Udine.
E, em 1759, quando estava no auge de seus poderes, voltou a decorar o Oratório com esta magistral Assunção, de Maria em branco casto, elevada ao Céu em almofadas de nuvens.
Portanto, uma viagem à Udine o fará muito bem, o que descobrirá grandes tesouros de sua arte e cultura. Assim, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida você a conhecer alguns deles.
Onde fica Udine?
Udine é uma cidade na região de Friuli-Venezia Giulia, situada no Nordeste da Itália. Além disso, está localizada no coração da Europa. Portanto, conheça no próximo tópico alguns lugares da arte de Udine, na Friuli Venezia Giulia!
VIII Lugares para conhecer a arte de Udine, na Friuli Venezia Giulia
Udine, o coração vibrante de Friuli, encarna um passado e um presente rico em cultura, culinária deliciosa e tradições notáveis. Então, aproveite para descobrir as maravilhas artísticas que se escondem nos palácios e museus locais.
Como também vá desfrutar das delícias do panorama gastronômico da cidade, saboreando taças de bom vinho enquanto prova pratos tradicionais que lhe abrirão o apetite.
I – Museu Arqueológico Nacional de Udine
Inaugurado em 1872, o museu abriga uma coleção de artefatos arqueológicos da região de Friuli. E incluindo obras de arte pré-históricas e romanas.
II – Museu Cívico retrata a arte de Udine
Localizado no antigo palácio municipal, o museu abriga uma coleção de arte e história. Também tem destaque para pinturas, esculturas e artefatos religiosos. Enfim, retratam a história de Udine e da região de Friuli.
III – Galleria d’Arte Moderna
Situada no Palazzo Morpurgo, a galeria de arte moderna exibe uma coleção de obras de arte do século XIX e XX. E com destaque para artistas italianos e internacionais, como Gino Rossi, Carlo Carrà e Amedeo Modigliani.
IV – Castelo de Udine
Além de ser uma atração turística em si, o Castelo de Udine abriga uma galeria de arte que inclui pinturas e esculturas, tanto medievais quanto renascentistas, além de afrescos e móveis históricos.
V – Museu Diocesano e Gallerie del Tiepolo
O museu diocesano está localizado na Catedral de Udine e abriga uma coleção de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e objetos litúrgicos. Portanto, as Gallerie del Tiepolo exibem obras do famoso pintor Giovanni Battista Tiepolo, natural de Udine.
VI – Oratorio della Purità
Este oratório do século XVII é conhecido por seus afrescos barrocos, pintados por artistas locais, como Giovanni Martini e Agostino Tencalla.
VII – Palazzo Antonini, a arte de Udine
Também conhecido como Palazzo delle Esposizioni, este edifício histórico abriga exposições temporárias de arte contemporânea e design, mantendo um espaço dedicado a exposições permanentes.
VIII – Basílica de Santa Maria di Castello, uma obra de arte de Udine
Esta igreja medieval abriga uma série de afrescos, esculturas e pinturas religiosas. E incluindo obras de Giovanni Martini, Giovanni da Udine e Giovanni Battista Tiepolo.
Nesse sentido, vá caminhando pelas ruas do centro de Udine, rodeado de boutiques e edifícios de diferentes épocas, você descobrirá o coração de Friuli. Ademais, possui edifícios e praças elegantes, uma riqueza de património artístico e cultural.
E o calor e a animação dos bares e restaurantes locais, a alma simples desta nobre cidade acolhe os turistas formidavelmente.
É uma joia inesperada, como toda Friuli Venezia Giulia, que certamente irá surpreendê-lo e encantá-lo. O que você está esperando? Comece a explorar!
Esses são apenas alguns exemplos de lugares para conhecer a arte de Udine, mas a cidade possui uma rica oferta cultural e artística, com muitos mais museus, galerias e igrejas que podem ser explorados.
Em suma, conte-nos a sua experiência de viagem por Friuli Venezia Giulia.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.