O Que Comer Em Milazzo, Na Sicília

O Que Comer Em Milazzo, Na Sicília Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Arancini, Caponata e Pasta Alla Norma se destacam entre o que comer em Milazzo, na região da Sicília, Itália. Nesse lugar, você poderá desfrutar suas delícias dos frutos do mar e ainda aproveitar toda a sua beleza.

Assim, os passeios que você pode ter acontecem desde a Praia Baia Del Tono, a Piscina di Venere acompanhado de um bom vinho e toda a sua comida saborosa.

Então, vamos conhecer quais os pratos principais de Milazzo, na costa Nordeste da Sicília? Confira as sugestões que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz aqui e escolha de acordo com a sua preferência.

O que Milazzo tem a oferecer?

Milazzo oferece uma culinária rica em variados petiscos, com sabores deliciosos como os frutos do mar, além de vinhos diversos. Também para os que amam carne, há pratos interessantes que vale a pena provar.

Lembrando que Milazzo, na Sicília, tem a sua existência fundada pelos gregos, desde o século VIII a.C, o que influencia na culinária. Assim, esteve na linha de frente na batalha homônima de julho de 1860. Portanto, uma cidade bem antiga e que celebra o tradicionalismo.

Um dos símbolos se mostra no Castelo de Frederico II, uma fortaleza dentro do extenso recinto das muralhas espanholas. Além disso, esse monumento domina a cidade e é um retrato de toda a sua imponência.

O Palazzo D’Amico do século XVIII, cujo piso principal abriga relíquias do Risorgimento pertencentes a Giuseppe Garibaldi, e a Sé Velha, cuja construção começou em 1608, estão dentro da cidade fortificada. O Novo Duomo, agora uma catedral, data de 1937.

Também não pode deixar de conhecer as suas belas praias, tais como a praia Baia del Tono e a Piscina di Venere em Capo Milazzo com sua reserva marinha. A partir desse ponto, é possível visitar as Ilhas Eólias numa viagem de um dia através do Mar Tirreno.

O que comer em Milazzo?

A culinária de Milazzo é muito variada. Então, entre os pratos você encontrará peixe e carne, as variedades de petiscos confeccionados com os primeiros frutos das quintas locais e doces típicos sicilianos.

E tudo acompanhado pelos mais famosos rótulos de vinhos e sobremesas da tradição local produzidos pelas renomadas vinícolas de Milazzo e arredores.

Leia mais: Comidas Típicas Da Catânia, Na Ilha Da Sicília

Aliás, Milazzo é conhecida por sua riqueza de sabores e ingredientes frescos. Logo, alguns pratos principais tradicionais sobre o que comer em Milazzo e da Sicília incluem:

Arancini

Bolinhos de arroz recheados com carne, queijo, ervas e molho de tomate, em seguida, empanados e fritos. Assim, podem ser encontrados em vários tamanhos e sabores.

Nessa região, você poderá notar que os moradores ou estão tomando um gelatto (sorvete) em um passeio da tarde de domingo ou estão se deliciando com um bom arancini.

Dessa maneira, os bolinhos de arroz fritos – do tamanho aproximado de uma bola de golfe – são cobertos com pão ralado e recheados com carne, salsicha. Também queijo, ervas, vegetais e nozes de todos os tipos; os pistaches, colhidos no outono, são os favoritos obstinados.

Pasta alla Norma, um dos pratos sobre o que comer em Milazzo

Um prato de massa (geralmente rigatoni ou espaguete) servido com molho de tomate, berinjela frita, queijo ricota salgado e manjericão. Em suma, um prato simples, mas muito saboroso.

Pesce Spada alla Ghiotta

Espada, um peixe localmente abundante, preparado com um molho rico de tomate, azeitonas, alcaparras, cebola e ervas. É uma especialidade de frutos do mar da Sicília.

Caponata, um dos mais famosos pratos sobre o que comer em Milazzo

Um prato de berinjela cozida lentamente com tomate, azeitonas, alcaparras, cebola e vinagre. Aliás, serve como acompanhamento ou como prato principal.

Pasta con le Sarde

Um prato de massa com sardinha fresca, açafrão, anchovas, passas, pinhões e uma pitada de aipo. Logo, uma combinação única de sabores.

Confira: Culinária de Messina, na Sicília, Itália – VIII Dicas do que comer

Cuscuz Siciliano

É um prato à base de sêmola cozida a vapor, misturada com peixe, frutos do mar, tomate, açafrão, azeitonas e ervas. Portanto, uma herança da influência árabe na Sicília.

Involtini di Pesce Spada

Filés de espada enrolados com migalhas de pão, alho, salsa e às vezes com queijo pecorino ou presunto, depois grelhados ou cozidos.

Panelle

São panquecas feitas de farinha de grão de bico, fritas até ficarem crocantes. Enfim, podem ser servidas sozinhas ou dentro de um sanduíche com pão.

Frittura di Paranza

Uma fritura de frutos do mar, que inclui pequenos peixes, camarões e lulas, todos fritos até ficarem dourados e crocantes.

Ricotta al Forno

Ricota assada no forno com açúcar e canela, muitas vezes servida como sobremesa.

Peixes e mariscos sobre o que comer em Milazzo

Os peixes e mariscos mediterrânicos – especialmente o espadarte, o atum, a cavala e as delicadas amêijoas do tamanho de uma unha – são a base duradoura da cozinha siciliana e de Milazzo.

Então, espere encontrar frittura mista (uma mistura frita e maltratada de camarão, lula e/ou peixe), carpaccio di spada (cru peixe-espada marinado) e tonno scottato al pistache (atum grelhado em crosta de pistache) são praticamente básicos.

Contudo, nas cozinhas de origem ecológica do arquipélago das Eólias, de sete ilhas, na Sicília, que os produtos frescos e os sabores atingem o pico. Então, imagine figos colhidos a dedo, romãs, alcaparras.

Além disso, flores de alcaparras, vinho Malvasia doce como mel, montanhas de ervas selvagens e granita de amora em abundância. 

Ademais, essa região é famosa por sua variedade de queijos, vinhos e azeites de alta qualidade que podem acompanhar qualquer refeição. De certo, a culinária de Milazzo se mostra rica em sabores e influências culturais e geográficas, refletindo a história diversificada da ilha.

E se você gostou dessas sugestões sobre o que comer em Milazzo, conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply