Em muitos pontos da cidade você poderá ver os atrativos de arte na Manfredônia, uma cidade localizada na Puglia. Nesse local, há várias expressões de arte que refletem sua herança histórica e tradições culturais.
Aliás, é conhecida por sua rica história e patrimônio cultural, além de ser um importante porto, tanto piscatório como comercial. E sempre conectou as suas atividades com o mar.
Nesse sentido, o antigo porto acolhe, principalmente, barcos de pesca. Ademais, a sua Marina é o ponto de partida ideal para explorar o Gargano e o Adriático.
Agora, o porto de águas profundas, situado a cerca de 2km do centro, serve a zona industrial e pode acolher navios de alta rascunho.
Para além disso, o Museu Arqueológico instalado na Sé Catedral possui também um acervo dedicado à arqueologia subaquática. Logo, conta a história do vínculo que sempre uniu esta terra ao seu mar.
Enfim, você pode ter uma experiência impressionante conhecendo não somente a arte de Manfredônia como toda a sua beleza. Para isso, leia estas dicas de locais que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou para você!
Símbolos da Cidade de Manfredônia, na Puglia
Símbolos inquestionáveis da cidade de Manfredônia que se destacam pelo belo e bem preservados:
- Castelo Suábio-Angioiono;
- Catedral de San Lorenzo Maiorano (1270-1274, posteriormente reconstruída no século XVIII);
- Basílica de S. Maria pf Siponto (século IX), construída em terreno de uma igreja paleocristã;
- Igreja de S. Leonardo (séc. XI) situada a 10 quilómetros do centro.
Ademais, gostaríamos de mencionar os seguintes edifícios civis:
- Palazzo Cessa, Delli Santi, De Florio (século XV) e Palazzo Celestini.
Em suma, a cidade anima-se durante o Carnaval de Dauno, que tem origens muito antigas do antigo Siponto, altura em que se realiza um desfile de carroças alegóricas de papel maché.
Atrativos De Arte Na Manfredônia, Na Puglia
Aqui estão alguns atrativos de arte na Manfredônia para você conhecer e curtir durante sua viagem nesse destino:
Arquitetura Histórica
Manfredônia possui uma arquitetura histórica impressionante. Ademais, com edifícios que datam de diferentes períodos, desde a época medieval até a Renascença.
Então, vale o destaque do Castelo de Manfredônia, uma estrutura icônica que remonta ao século XIII. Enfim, um exemplo notável da arquitetura medieval.
Confira: Grottaglie, a cidade rica em cultura e arte na Puglia
Arte Sacra, um dos atrativos de arte na Manfredônia
A cidade abriga várias igrejas e catedrais que exibem belos exemplos de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e afrescos. Aliás, a Catedral de São Lourenço é um destaque, apresentando elementos arquitetônicos e artísticos que representam diferentes épocas.
Esculturas e Monumentos
Os atrativos de arte na Manfredônia oferecem várias esculturas e monumentos que homenageiam figuras históricas ou eventos importantes da região. Por certo, essas obras de arte em espaços públicos contribuem para a atmosfera cultural da cidade.
Cerâmica e Olaria
A Puglia é conhecida por sua tradição em cerâmica e olaria, e em Manfredônia, você pode encontrar belas peças de cerâmica artesanal. Exemplificando, os pratos decorativos, vasos e azulejos. Dessa forma, esses itens muitas vezes apresentam padrões coloridos e designs únicos.
Eventos Culturais, um dos atrativos de arte na Manfredônia
Manfredônia também abriga eventos culturais, festivais e feiras que celebram a arte, a música, a dança e a culinária locais. Portanto, esses eventos oferecem uma oportunidade única de experimentar a cultura da região de maneira vibrante e interativa.
Artes Visuais Contemporâneas
Além de sua rica história, Manfredônia também pode ter uma cena de arte contemporânea em crescimento. Enfim, oferece galerias e espaços que exibem trabalhos de artistas locais e internacionais.
Museu Arqueológico Nacional de Manfredônia, um dos atrativos de arte na Manfredônia
O Museu Arqueológico Nacional de Manfredônia, instalado no Castelo da Suábia, abriga os achados arqueológicos mais famosos e significativos da área de Capitanata e Gargano. E, incluindo as estelas Daunianas.
Então, as coleções estão alojadas no Castelo Suábio-Angevino, uma mansão construída no século XIII pela vontade de Manfredi di Svevia, filho do imperador Frederico II.
E para defender a nova cidade construída ao acomodar os habitantes da vizinha Siponto, que se tornou inóspita. devido a inundações e guerras.
Na pequena Angevinaa estrutura torreada assumiu uma fisionomia orgânica e um traçado mais complexo com alta cortina de parede quadrangular. No século XV, os aragoneses dotaram o castelo de uma segunda muralha exterior, ligada nas extremidades por quatro torres circulares.
A que fica a poente, durante o século XVI, foi incorporada numa estrutura pentagonal que leva o nome de um baixo-relevo com a cena da Anunciação visível nas paredes exteriores do baluarte.
O Museu, para além de preservar os objetos arqueológicos, preciosos testemunhos das antigas populações daunianas, pretende essencialmente cumprir aquela função de revigorar a memória histórica.
E entendida não como uma mera memória do passado, mas como um dever cívico de consciência crítica. Portanto, através de uma seção educativa inteligente e adequada, com ajudas e serviços reais, facilita a abordagem da arqueologia aos jovens em particular e a todos os turistas mais amantes da arte.
Aqui você conheceu atrativos de arte na Manfredônia bem como os símbolos da cidade. Então, pode deixar a sua viagem mais interessante e se você gostou, conte-nos!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.