Comidas Tradicionais De Fasano, Na Puglia

Comidas Tradicionais De Fasano, Na Puglia Foto: Freepik

Conhecida por sua rica tradição culinária, as comidas tradicionais de Fasano, na região da Puglia, trazem um sabor excepcional ao paladar. De modo geral, isso se dá devido a influência da localização geográfica próxima do Mar Mediterrâneo e pelos ingredientes disponíveis nessa área.

Para tanto, não há dúvida que Puglia, por ser uma região plana, fértil e ensolarada no Sul da Itália juntamente com o seu solo rico em ferro, faz ser uma das regiões agrícolas mais produtivas do país.

Então, podemos ver que é famosa por seu azeite produzindo cerca de mais de 300 mil toneladas por ano. Aliás, a Itália representa o segundo maior produtor, após a Espanha.

Também ainda fornece, aproximadamente, 40% do azeite virgem extra do país. Para tanto, o trigo cresce em abundância e é usado para fazer massas e pão.

As massas da Puglia, inclusive, em Fasano, estão sendo feitas sem ovos, pois já foram considerados um luxo. Logo, a massa mais famosa feita na Puglia é a oricchiette (significa orelhinhas), que ainda é feita diariamente pelas mulheres mais antigas na maioria das pequenas aldeias.

Assim, o pão dessa região, que acompanha todas as refeições, é mais diversificado do que muitas outras da Itália. E vem em diversos formatos e tamanhos.

Também cozinhado em fornos tradicionais de pão a lenha. Além disso, algumas aldeias ainda têm um forno de pão comunitário onde os habitantes locais vão cozer o pão todos os dias.

Portanto, essa região tem muito a oferecer. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz aqui algumas dicas de comidas tradicionais de Fasano.

Comidas Tradicionais De Fasano, Na Puglia

Fasano tem muitos queijos locais deliciosos, talvez o mais famoso seja a Burrata, feita de muçarela e creme. Além disso, outros incluem Cacioricotta – um queijo ricota sazonal feito com leite de ovelha não pasteurizado.

Também Canestrato – um queijo duro que é uma mistura de leite de ovelha e cabra, Fallone di Gravina e Caciofiore. Além disso, o peixe desempenha um papel importante na gastronomia de Fasano. E a longa costa oferece diariamente uma grande variedade de peixe fresco.

Então, espere experimentar robalo, salmonete, anchova, mexilhão e choco, pois estão entre os favoritos. Contudo, há muitos outros tipos à disposição nos restaurantes.

Apesar desta farta boa comida, as comidas tradicionais de Fasano, como nas outras regiões do Sul da Itália, tendem a ser simples, fresca e saudável. Além disso, a maioria dos moradores cultivam, criam e produzem o suficiente para as suas necessidades.

Aqui estão algumas comidas tradicionais de Fasano e de toda a região da Puglia:

Orecchiette con Cime di Rapa

Orecchiette é um tipo de massa em formato de “orelha” e cime di rapa são folhas de mostarda. Então, essa combinação é uma especialidade de Fasano. E o prato é geralmente preparado com azeite de oliva, alho e pimenta vermelha.

O nome deste tipo de massa fresca deve-se ao seu formato: um disco côncavo, liso de um lado e áspero do outro, que lembra uma pequena orelha (em italiano “Orecchiette” significa literalmente orelhas pequenas).

Logo, estão entre os pratos mais comuns, e não há restaurante ou trattoria que não os tenha no cardápio, preparados de várias formas:

  • Com molho de tomate, molho de carne ou vegetais.

Mas a receita clássica é com nabo (Cime di rapa). Para quem vai à Fasano no verão, lembre-se que os nabos estão completamente fora de época. Entretanto, haverá algum cozinheiro sábio que os terá guardado no congelador na época certa.

Confira: O que fazer em Bari, Puglia, na Itália?

Friselle, uma das comidas tradicionais de Fasano

São pães duros e secos e um alimento básico na região. Eles são frequentemente embebidos em água ou azeite de oliva para amolecê-los antes de serem cobertos com tomates frescos, queijo e outras coberturas.

Um prato fresco, leve e tipicamente de verão

Apulian Friselle consiste em Taralli crocante produzido com farinha de trigo duro cortada horizontalmente ao meio e depois assada até ficar torrada. Além disso, segundo a tradição local, devem ser temperados apenas com tomate, alho, azeite e sal.

Taralli

São pequenos petiscos em forma de rosca, semelhantes a biscoitos salgados. Enfim, podem ser temperados com sabores como erva-doce, pimenta preta ou sementes de papoula.

Burrata, uma das comidas tradicionais de Fasano

Um queijo fresco e cremoso, muito parecido com a muçarela, mas com um centro recheado de creme. Por fim, frequentemente, servido com tomate, manjericão e azeite de oliva.

Peixe e Frutos do Mar

Devido à proximidade com o mar, Fasano e a Puglia em geral são famosos por seus pratos de frutos do mar frescos, como lulas, polvo, camarões e peixes diversos.

Puré di Fave e Cicoria

Este é um prato simples e saudável feito com purê de favas (um tipo de feijão) e chicória. Geralmente, temperado com azeite de oliva e alho.

Rustico Leccese, uma das comidas tradicionais de Fasano

Uma espécie de pastel assado recheado com tomate, queijo, cebola. Porém, há outras opções que você pode provar e é um lanche popular na região.

Confira: Atrações Turísticas em Taranto, na Puglia

Pastas

Além das orecchiette, muitos outros tipos de massa estão sendo apreciados em Fasano. Ademais, muitas vezes, servidos com molhos à base de tomate, legumes e azeite de oliva.

Caciocavallo Podolico, uma das comidas tradicionais de Fasano

Um queijo de leite de vaca tradicional da região da Puglia, frequentemente, consumido em fatias finas ou ralado sobre pratos de massa.

Biscoitos e Doces

A Puglia também está sendo conhecida por sua variedade de biscoitos e doces, como zeppole (massa frita). Também cartellate (massa frita em forma de cesta coberta com mel) e amaretti (biscoitos de amêndoa).

Aliás, esses pratos e ingredientes representam apenas uma parte da rica tradição culinária de Fasano e da região da Puglia. Assim, a cozinha local valoriza a simplicidade e uso de ingredientes frescos e sazonais.

Em suma, se esse artigo ajudou você a descobrir as comidas tradicionais de Fasano, conte-nos e compartilhe!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.