Culinária Em Terracina, No Lácio – Principais Alimentos

Culinária Em Terracina, No Lácio – Principais Alimentos Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

No Lácio, você terá uma experiência única ao provar a culinária em Terracina. Assim, sua cozinha está sendo fortemente influenciada pelos ingredientes locais frescos e sazonais, bem como pela tradição da comida italiana.

Terracina é uma cidade localizada na região do Lácio, na Itália, Logo, conhecida por sua rica herança histórica, belas praias. E, é claro, pela deliciosa culinária italiana.

Para saber mais detalhes, aqui estão alguns pratos e ingredientes que você pode encontrar ao explorar os alimentos e as iguarias de Terracina, no Lácio. Portanto, confira as sugestões que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou para você!

Culinária Em Terracina, No Lácio – Principais Alimentos

Principais alimentos da culinária em Terracina para você conhecer. Portanto, veja a seguir:

Frutos do Mar

Dado que Terracina fica próxima ao mar, os frutos do mar desempenham um papel importante na culinária local. Então, você pode desfrutar de pratos como spaghetti alle vongole (espaguete com moluscos). Também fritto misto di mare (frutos do mar fritos e variados).

Cacio e Pepe, um dos pratos da culinária em Terracina

Este é um prato de massa clássico da região de Lácio, que consiste em espaguete, queijo Pecorino Romano. Também pimenta preta e um pouco da água do cozimento da massa. Aliás, a simplicidade dos ingredientes destaca os sabores autênticos.

Para tanto, a pasta cacio e pepe é uma receita tradicional da Cidade Eterna, de Roma e da região do Lácio em geral. Assim, este clássico romano fácil de fazer tem apenas 3 ingredientes principais que você preparar em casa:

  • Queijo Pecorino Romano, pimenta preta e, claro, macarrão!

Enfim, pode estar na mesa em cerca de 30 minutos, tão perfeito para uma refeição durante a semana, mas especial o suficiente para servir aos convidados!

Supplì

Um aperitivo popular em Roma e no Lácio, o supplì é uma espécie de bolinho de arroz. E recheado com queijo, que é empanado e frito. Logo, uma deliciosa opção para petiscar.

Confira: VII alimentos da região do Lácio e Roma para experimentar

Azeitonas

Outro alimento que faz parte da culinária em Terracina é o azeite de oliva. Assim, uma parte essencial da culinária italiana, e o Lácio não é exceção.

Seguramente, a região está sendo conhecida por suas azeitonas de alta qualidade e o azeite produzido a partir delas.

Legumes e Verduras

A cozinha de Terracina também destaca vegetais frescos e sazonais, como alcachofras, berinjelas e tomates. Dessa forma, esses ingredientes muitas vezes são utilizados em pratos como antipasti, saladas e acompanhamentos.

Porchetta, um dos pratos da culinária em Terracina

Embora não seja exclusivo de Terracina, a porchetta é uma iguaria popular na região do Lácio. Logo, um porco assado recheado com ervas e temperos, criando uma carne suculenta e saborosa.

Aliás, você já ouviu falar na porchetta? Assim, uma das comidas típica da região de Lácio.

E que também é uma ótima opção para uma refeição rápida ou para comer enquanto se perde pelas ruelas da cidade.

Essa é para quem gosta de carne. Imagine isto: um porco desossado, marinado com uma mistura de ervas e especiarias, assado e cortado em finas fatias para rechear um sanduíche delicioso.

A porchetta (pronuncia-se porkêta) é simples assim: essas deliciosas fatias de carne de porco dentro de um pão (o tipo do pão vai variar para cada lugar). Nada mais!

Claro que você pode adicionar verduras e algum tipo de queijo. Você pode sentir falta também da maionese ou mostarda. Mas lembre-se que algumas lanchonetes italianas nem têm estes molhos disponíveis.

Doces

Não deixe de experimentar as sobremesas locais, como o cannoli, tiramisù e pasticcini (pequenas tortas e doces).

Leia mais: Cultura De Lácio, Na Itália, E Locais A Visitar – Parte I

Vinho, uma das bebidas para acompanhar a comida na culinária em Terracina

A região do Lácio também produz vinhos locais que podem acompanhar perfeitamente as refeições. Assim, entre os vinhos da região estão o Frascati (vinho branco) e o Cesanese (vinho tinto).

A uva Moscato di Terracina é uma variedade local de Moscato difundida apenas no Lácio. É utilizada tanto para a produção de vinho quanto como uva de mesa. Pertence à família dos Moscati, variedades aromáticas cujo nome deriva de “muscum”, o almíscar.

E cujo sabor característico se encontra nas uvas e que provavelmente corresponde ao “Anathelicon moschaton” dos gregos ou à “uva apiana” dos antigos de Roma.

Corresponde à casta francesa “Muscat à petit beans”. Seu fruto é branco, grande e esférico, com casca cerosa verde-amarelada. O cacho tem formato de pirâmide com folhas médias de cinco lóbulos.

A casta Moscato di Terracina dá um vinho de cor amarelo palha com tons dourados, com notas aromáticas de frutas exóticas amarelas e mel. O sabor é frutado e seco.

A culinária em Terracina e em toda a região do Lácio é uma celebração dos sabores simples e autênticos da Itália. Ao visitar a região, você terá a oportunidade de saborear pratos tradicionais preparados com ingredientes frescos e amor pela comida.

Caso queira compartilhar uma de suas experiências gastronômicas, comente!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply