Atrações Artísticas Em Barolo, Piemonte

Atrações Artísticas Em Barolo, Piemonte Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Famosa pelo vinho tinto de renome mundial e que leva o mesmo nome da cidade, Barolo, na região de Piemonte, encanta a todos. Além da sua rica tradição vinícola, a cidade e a região circundante oferecem várias atrações artísticas e culturais para os turistas desfrutarem.

Ademais, essa pequena vila está sendo uma das atrações da Itália que tem de tudo: paisagens de tirar o fôlego, castelos. Também palácios, comida deliciosa e vinhos mundialmente famosos.

E ainda está rodeado por colinas cobertas de vinhas onde deu nome ao vinho e à zona onde é produzido. Afinal, Barolo é mais que uma cidade comum!

Assim, as tradições de vinificação aqui remontam ao século XIII. No entanto, o Barolo, como o conhecemos, nasceu no século IXX.

E logo se tornou o favorito da casa governante de Savoy. Legitimamente, apelidado de “O vinho dos reis, o rei dos vinhos”.

Ainda mais que o imponente Castelo Falletti do século X, se localiza no centro da vila. E abriga um fantástico Museu do Vinho de alta tecnologia (Museo del Vino) que o levará a um fascinante passeio pela história da viticultura e pelo mundo de Barolo.

Nas caves do castelo encontrará a Enoteca Regionale del Barolo onde você pode degustar e comprar vinhos das melhores vinhas locais. No entanto, visitar os vinhedos para degustações é uma experiência mais emocionante e há muitas vinícolas locais ao longo da “Strada del Barolo” que recebem turistas.

Para descobrir as atrações artísticas em Barolo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana oferece a você algumas sugestões. Portanto, confira!

Atrações Artísticas Em Barolo, Piemonte

A região de Barolo é composta por onze localidades, todas situadas nas belas colinas de Langa. Assim, as encantadoras aldeias de La Morra, Monforte, Serralunga d’Alba, Castiglio Falletto, Novello, Cherasco e Roddi têm castelos pitorescos, fortalezas ou torres medievais e vistas espetaculares sobre os vinhedos.

Aqui estão algumas das atrações artísticas em Barolo e seus arredores:

Castelo de Barolo (Castello Falletti di Barolo)

Este castelo do século XIX é o ponto focal da cidade e também abriga o Museu do Vinho de Barolo. Assim, um local interessante para aprender sobre a história da produção de vinho na região e a influência da família Falletti.

Museu do Vinho de Barolo, uma das atrações artísticas em Barolo

Localizado no Castelo de Barolo, este museu é dedicado à história do vinho Barolo e à viticultura da região. Dessa forma, oferece exposições informativas sobre a produção de vinho e a cultura vinícola local.

Cappella del Barolo, uma das atrações artísticas em Barolo

Uma pequena capela localizada na colina próxima ao Castelo de Barolo, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem circundante. Em síntese, a capela em si também é notável por sua arquitetura e afrescos.

Museu dei Cavatappi

Localizado em Barolo, este museu curioso exibe uma coleção de saca-rolhas de diferentes épocas e estilos. Seguramente, uma atração única para os entusiastas de objetos vintage e colecionáveis.

Leia mais: Por que viajar para Turim, em Piemonte? III Motivos para incluir esse destino turístico da Itália

Igreja de San Donato

Uma igreja situada no centro de Barolo, que apresenta arquitetura tradicional e elementos artísticos. Por fim, um local de interesse histórico e cultural.

Alba, uma das atrações artísticas ao redor de Barolo

Embora não esteja localizada diretamente em Barolo, a cidade vizinha de Alba merece uma visita. Enfim, Alba é famosa por suas trufas brancas, chocolate e bela arquitetura histórica.

Passeios pelas vinícolas

Uma das principais atrações artísticas em Barolo é a oportunidade de fazer passeios pelas vinícolas locais. E onde os turistas podem aprender sobre o processo de produção de vinho. Em suma, degustar diferentes vinhos e apreciar as belas paisagens das vinhas.

Como é Barolo, em Piemonte?

Pequenino vilarejo que dá nome a um dos maiores vinhos da Itália, Barolo vem produzindo vinhos desde a antiguidade. Como também vem aperfeiçoando seus maiores rótulos nos últimos quatro séculos.

A vila tem apenas 750 habitantes, que podem ser muito mais numerosos nos meses de verão. Ainda assim, esta impressionante aldeia com as suas ruas sinuosas. Além disso, o seu antigo castelo continua a ser um local de peregrinação para os amantes do vinho.

Eles vêm para passear pelas ruas históricas, visitar o museu do vinho e os vinhedos e provar o tinto robusto e aveludado em sua casa original.

A região vinícola de Barolo é pequena e tem apenas 8 km de largura em seu ponto mais largo. Ademais, abrange 11 aldeias, incluindo Barolo, e faz parte de uma área protegida pela UNESCO que destaca a importância das vinhas e paisagens históricas nesse local.

Confira: VII Atrações turísticas em Barolo, na província de Cuneo, Piemonte

A vila em si é um pequeno aglomerado de edifícios pintados em tons quentes de pêssego e ocre. E que se alinham em ruas sinuosas de paralelepípedos que levam a um castelo do século XI.

Ao percorrer a rua principal em direção ao castelo, você passa por inúmeras enotecas (lojas de vinhos) e delicatessens. Do mesmo modo, vislumbra vistas panorâmicas da paisagem circundante com sua manta de vinhedos e arbustos de avelã.

Como lido, as atrações artísticas em Barolo estão cheias de atividades para curtir durante a sua estadia na região. Portanto, aproveite e, se desejar, conte-nos quais locais deseja conhecer!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply