Arte Em Assis, A Cidade Medieval Na Úmbria

Arte Em Assis, A Cidade Medieval Na Úmbria Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Basílica de São Francisco, um dos símbolos de arte em Assis

Assis é uma pequena cidade medieval, uma verdadeira pérola localizada na província de Perugia, na Úmbria, região conhecida como o coração da Itália.

Então, nasceu como uma cidade romana com o nome de Asisium e tornou-se um município independente durante a Idade Média. Mais tarde, sofreu diferentes domínios até se tornar uma cidade papal no século XVI.

Além disso, Assis é a cidade natal de São Francisco, que fundou a ordem religiosa franciscana, em 1208. E de Santa Clara, dois personagens muito importantes do cristianismo.

Ademais, possui belas igrejas, edifícios, obras de arte e uma estrutura urbana medieval original. Por isso, está sendo um daqueles destinos “imperdíveis” na Itália que você definitivamente não deve perder.

Portanto, veja as sugestões que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana listou abaixo para conhecer a arte em Assis. Confira!

Arte em Assis – Principais atrações para conhecer

Assis é uma cidade localizada na região da Úmbria, na Itália. E é famosa por ser o local de nascimento de São Francisco, um dos santos mais reverenciados da história católica.

Assim sendo, a cidade é conhecida por sua rica história, arquitetura medieval bem preservada e belas paisagens. Quanto à arte em Assis, há várias atrações significativas relacionadas à arte e à arquitetura, sendo as mais notáveis:

Basílica de São Francisco, um dos símbolos de arte em Assis

A Basílica de São Francisco, o símbolo da cidade, é uma das primeiras atrações de arte em Assis. Logo, construída em 1228 para preservar as relíquias do santo, hoje está Basílica é o destino de milhares de peregrinos todos os anos.

Assim, os entusiastas da arte vão adorar esta igreja dividida em duas partes, a Basílica Inferior e a Basílica Superior. E cada uma delas ostentando alguns magníficos tesouros artísticos em seus interiores.

Para tanto, a Basílica Superior de estilo gótico primitivo preserva um dos ciclos mais importantes de 28 afrescos provavelmente de Giotto. E retratando a vida de São Francisco, bem como outros maravilhosos afrescos de Cimabue enquanto na Basílica Inferior de estilo românico Umbro.

Então, construído no século XIII, você pode visitar alguns afrescos impressionantes de Giotto, Cimabue, Lorenzetti e Martini que datam dos séculos XIII e XIV. Na cripta estão preservadas as relíquias de São Francisco que, apesar do terremoto de 1997 ter destruído algumas das pinturas, ainda está intacta.

De fato, essa é uma das atrações mais importantes de Assis. Logo, uma obra-prima da arquitetura gótica.

Ademais, como descrito acima, a basílica é composta por duas igrejas superpostas:

  1. Basílica Inferior, com afrescos representando cenas da vida de São Francisco;
  2. Basílica Superior, com uma série de pinturas de mestres italianos como Cimabue e Giotto.

Leia mais: V Principais Características da Arte Renascentista que mudaram o Mundo

Basílica de Santa Clara

Outra igreja relevante em Assis é a Basílica de Santa Clara, dedicada a Santa Clara de Assis, uma seguidora de São Francisco. Enfim, a basílica possui belos afrescos e obras de arte em seu interior.

Templo Romano de Minerva

Localizado no centro de Assis, este é um templo romano bem preservado dedicado à deusa Minerva. Logo, hoje, ele abriga a Igreja de Santa Maria sopra Minerva, que também contém obras de arte importantes.

Rocca Maggiore, a arte em Assis impressionante

Essa antiga fortaleza medieval oferece vistas panorâmicas da cidade e das colinas circundantes. Embora seja principalmente uma construção militar, o local em si tem uma atmosfera única que inspirou muitos artistas ao longo dos séculos.

Mas Assis não é só religião: outro marco da cidade é a Rocca Maggiore, localizada no ponto mais alto de Assis. E construída no século XIV como uma fortificação para proteger o centro histórico da cidade.

Anfiteatro Romano

Outra atração a ser visitada é o Anfiteatro Romano, próximo à Porta Perlici, uma das portas da cidade. Finalmente, você pode visitar ” Eremo delle Carceri”, onde São Francisco costumava rezar.

Além do significado religioso, está localizado a 790 metros acima do nível do mar. Portanto, é um lugar perfeito para desfrutar de uma vista deslumbrante!

A cidade é feita de centenas de ruas estreitas e vielas, escadarias com flores nas laterais, recantos pitorescos, tesouros escondidos, lojinhas onde comprar os produtos locais.

Portanto, não perca um passeio aleatório pelo centro histórico de Assis!

Museus de Assis

A cidade possui vários museus que exibem artefatos, arte sacra e obras de arte relacionadas à história de Assis e da região da Úmbria.

Assim, Assis é um destino que atrai peregrinos, amantes da arte e turistas em busca de sua rica herança cultural e religiosa. Então, a cidade continua a ser um importante centro de peregrinação e uma fonte de inspiração para artistas e viajantes do mundo todo.

Por fim, conte-nos o que achou da arte em Assis, na Úmbria. E compartilhe também sobre suas experiências de viagem.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply