Arte Em Siracusa E Sua Rica História E Cultura, Na Sicília

Arte Em Siracusa E Sua Rica História E Cultura, Na Sicília Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Siracusa é uma cidade rica em história e cultura localizada na costa leste da Sicília, na Itália. Assim, possui um patrimônio artístico significativo, principalmente relacionado à arte antiga e medieval.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará alguns exemplos de arte em Siracusa para você conhecer. Confira!

Arte Em Siracusa

Você está em viagem para Siracusa? Então, conheça alguns lugares para apreciar a arte italiana dessa região.

Galleria Regionale di Palazzo Bellomo

Instalado em um palácio catalão-gótico do século XIII, a coleção eclética deste museu de arte varia desde o início da pedra bizantina. E normanda até a cerâmica Caltagirone do século XIX.

Aliás, existe uma boa variedade de escultura medieval, bem como pinturas religiosas medievais, renascentistas e barrocas. Assim, entre os últimos está a Anunciação (1474), executada pela maior artista do século XV da Sicília, Antonella da Messina. Por fim, o museu também reivindica um par de carruagens sicilianas do século XVIII.

Teatro Grego, um monumento de arte em Siracusa

Um dos locais mais emblemáticos da cidade é o Teatro Grego de Siracusa, que remonta ao século V a.C. Logo, um dos teatros gregos mais bem preservados e usado para apresentações de dramas e comédias da antiguidade.

Parque Arqueológico de Neápolis

Este parque arqueológico denota a arte em Siracusa onde contém várias estruturas históricas, incluindo o Teatro Grego mencionado anteriormente. Assim, o Anfiteatro Romano, as Latomias – pedreiras de calcário – onde estão as orelhas de Diónisio, e a Gruta dos Cordari.

Para o classicista, a verdadeira atração de Siracusa é este parque arqueológico, que abriga o perolado Teatro Greco. Então, construído no século V a.C.

Ademais, reconstruído no século XIII, o anfiteatro com capacidade para 16.000 pessoas encenou as últimas tragédias de Ésquilo (incluindo Os persas), realizadas pela primeira vez aqui em sua presença.

Assim, do início de maio ao início de julho, ele ganha vida com uma temporada anual de teatro clássico.

Ao lado do teatro está a misteriosa Latomia del Paradiso, uma pedreira profunda e íngreme de calcário de onde foi extraída a pedra para a cidade antiga. E crivado de catacumbas e cheio de árvores cítricas e magnólias, é também onde os 7.000 sobreviventes da guerra entre Siracusa e Atenas em 413 a,C foram presos.

O Orecchio di Dionisio, uma gruta de 23 metros de altura que se estende por 65 metros no penhasco. Ademais, foi batizada por Caravaggio em homenagem ao Dionísio, que dizem ter usado a acústica quase perfeita da pedreira para escutar seus prisioneiros.

Fora desta área, você encontrará a entrada para o Anfiteatro Romano do século II, originalmente usado para combates de gladiadores e corridas de cavalos. Os espanhóis, pouco interessados ​​em arqueologia, destruíram grande parte do local no século XVI, usando-o como pedreira para construir as muralhas da cidade de Ortígia.

Em suma, a oeste do anfiteatro fica o Ara di Gerone II do século III a.C., um altar de sacrifício monolítico para Hieron II, onde até 450 bois podiam ser mortos de uma só vez.

Catedral de Siracusa

Também conhecida como Duomo di Siracusa, esta catedral é uma mescla de diferentes estilos arquitetônicos devido às mudanças ocorridas ao longo dos séculos. Assim, foi originalmente um templo grego, depois uma igreja bizantina e, finalmente, uma catedral normanda.

Leia mais: Pratos típicos de Siracusa para experimentar

Templo de Apolo, uma marca da arte em Siracusa

Este é um templo grego antigo dedicado ao deus Apolo. E, que foi construído no século VI a.C. Logo, embora em ruínas, é um importante estrutura arqueológica que oferece uma visão da história da cidade.

Museu Arqueológico Regional Paolo Orsi

Este museu é um dos mais importantes da Itália e abriga uma vasta coleção de artefatos e esculturas da antiga Siracusa. Logo, incluindo peças gregas, romanas e medievais.

Pinturas e esculturas medievais, a arte em Siracusa

Siracusa também abriga várias igrejas e edifícios com arte medieval, como a Igreja de Santa Lúcia alla Badia, que abriga a famosa pintura “O Enterro de Santa Lúcia” de Caravaggio.

Arte contemporânea

Além das ricas heranças históricas, Siracusa também possui uma cena artística contemporânea vibrante. Sendo assim, com galerias de arte, exposições e eventos culturais que refletem a criatividade local atual.

Confira: IV Pontos Turísticos em Siracusa, na Sicília, para conhecer

Assim, esses são apenas alguns exemplos da riqueza artística que você pode encontrar na arte em Siracusa. Por fim, a cidade é um tesouro para os amantes de história, arqueologia e arte, oferecendo uma experiência cultural única para a cada um.

Se gostou, compartilhe conosco as suas experiências.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply