Culinária de Basilicata

Culinária de Basilicata Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

A culinária italiana oferece diversos pratos com sabores diferentes. Assim, desde as comidas mais simples até as mais requintadas, nenhuma delas chega a ser entediante!

Então, cada região, mesmo aquelas pequenas áreas, oferece em seus pratos especialidades gastronômicas. Aliás, viajar a esse destino permitirá novas experiências e momentos únicos!

E na Basilicata você encontrará comidas deliciosas e arraigadas em raízes humildes da região. Desse modo, está sendo conhecida como a “cucina povera”.

Em se tratanto dos produtos, esse lugar oferece sabores genuínos, em sua maioria feitos como se fossem há séculos. Além disso, você irá encontrar muitas receitas com teor vegetariano, pois muitos pratos utilizam legumes e verduras da estação.

Mas, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana irá abordar a culinária de Basilicata, pois demonstra ser muito saborosa e diversificada. Confira!

Culinária de Basilicata

Aqui estão pratos famosos da culinária de Basilicata!

Ciambotta

Este é um daqueles pratos que varia de acordo com o cozinheiro, mas sempre significa uma saborosa mistura de bondade à base de vegetais. A palavra ciambotta, usado no dialeto local para significar “uma bagunça” ou transformado em um verbo (ciambottare) para dizer “jogar algo junto”.

Em outras palavras, tudo o que você tem à mão vai para ele. Geralmente berinjela, pimentão, um ou dois tomates e batatas, e às vezes ovos, em uma espécie de versão sulista do ratatouille.

Cavatelli, uma das massas da culinária de Basilicata

O formato de massa feito à mão preferido na Basilicata é o cavatelli, um vencedor sem ovos que é formado arrastando pedaços de massa em uma tábua usando dois ou três dedos.

As crateras que os dedos criam seguram os molhos, seja um ragu de tomate comum, verduras de grelos cozidas (muito populares) ou grão de bico (da mesma forma), os cavatelli são a forma de massa ideal.

Orecchiette em forma de orelha e strascinati mais longos e planos também estão sendo amplamente utilizados (e também sem ovos).

Leia mais: História, Cultura e Arte de Basilicata

Caciocavallo podolico

Chamar simplesmente de “queijo de leite de vaca envelhecido” é uma grande injustiça para com esse queijo complexo e encantador, porque é um laticínio que faz as papilas gustativas cantarem.

Feito com o escasso leite de vacas da raça podolica criadas em pasto, exala os sabores das ervas e nozes que consome. Este é um queijo de comer e saborear, especialmente bom quando grelhado e regado com mel.

Peperoni cruschi, uma das especialidades da culinária de Basilicata

Os fios de pimenta que você verá secando ao sol não são pimentas picantes, como se pode suspeitar, mas uma variedade fina e doce que são secas e mantidas. E, depois fritas em azeite para se tornarem guloseimas crocantes e viciantes.

Os cruschi são esfarelados sobre o macarrão, em pratos de legumes, e comidos inteiros como parte do antepasto. Um prato típico é o cavatelli con la mollica di pane – com migalhas de pão temperadas e fritas e cruschi esfarelado, um delicioso prato de homem pobre que usava ingredientes humildes, pois o queijo era escasso para ralar sobre o macarrão.

Cordeiro e pecorino

Você verá muitas ovelhas ao redor da Basilicata, então pode apostar no cordeiros, pois são pratos verdadeiramente deliciosos. Quer seja simplesmente grelhado ou assado com vinho e ervas, ou coberto com mollica di pane (migalhas de pão) e assado, apreciamos imensamente seu sabor doce e salgado.

A carne de carneiro é usada para fazer um ensopado chamado cutturedd’, uma tradição de longa data. Da mesma forma, as ovelhas que pastam fornecem um excelente leite que é usado para fazer queijo pecorino

La cialledda, um dos pratos da culinária de Basilicata

Outro dos engenhosos pratos camponeses, este leva pão amanhecido que mergulhado em água, espremido e depois esfarelado. Em seguida, misturado com tomates frescos picados, folhas de grelos cozidas, azeitonas e cebolas. Pode estar sendo servido quente ou frio, e muito consumido durante as vindimas.

Rafanata

Utilizando ráfano(rábano), que está sendo conhecida como “trufa do homem pobre”, la rafanata é basicamente uma fritada de ovos. Também batatas ou pão velho, raiz-forte ralada e um punhado generoso de queijo pecorino ralado.

Confira: Receita de cavatelli com brócolis ao limone – Experimente esse prato italiano delicioso

Às vezes fica mais decadente com linguiça esfarelada ou ervas diversas. Geralmente, servido na época do Carnevale para um chute picante durante as festividades de clima frio.

Que tal experimentar um desses deliciosos pratos da culinária Basilicata? E se você conhece algum, compartilhe conosco as suas experiências.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply