O que ver em Trento, em Trentino Alto Adige

O que ver em Trento, em Trentino Alto Adige Foto: iStock
Compartilhe em suas redes

A primeira coisa que impressiona quando visita Trento é a sua capacidade de combinar a sua alma alpina com uma elegância toda italiana. E que se manifesta nas fachadas dos edifícios históricos do centro, decoradas com maravilhosos frescos renascentistas.

Assim, a Capital do Trentino Alto Adige, Trento é um de seus centros mais importantes. Ademais, há muitas coisas para fazer e lugares para visitar que a torna uma parada perfeita na região.

Então, ao chegar, o primeiro lugar a visitar é a Piazza Duomo, o coração da cidade. Assim que lá chegar, pare debaixo da fonte de Netuno e olhe à sua volta.

Por um lado, as montanhas, com a pequena cascata da Sardagna. Do outro, as torres e os palácios acastelados, que o transportam para os tempos da famosa Concílio de Trento em um piscar de olhos.

Logo, essa é a melhor forma de apresentar a você, num olhar arrebatador, às duas almas da cidade. Com um único olhar, você acaba de captar as duas almas desta cidade histórica.

Por sua bela vista e lindas paisagens, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você algumas atrações sobre o que ver em Trento. Portanto, confira!

O que ver em Trento?

Trento, na Itália, é uma joia escondida perto de Milão, Lago de Garda e Veneza. Apesar dessa cidade não estar entre os roteiros de viagens mais famosos, Trento é um local popular entre os italianos em férias sendo o destino perfeito para o verão e o inverno.

Como a maioria das cidades italianas, Trento também possui um centro histórico compacto e fácil de percorrer. Estende-se aproximadamente da Piazza Dante, em frente à estação de trem, até o Castelo Buonconsiglio, e um pouco mais longe que a Piazza Duomo.

A Via Dietro le Mura marca a fronteira do centro histórico no lado leste e sul – o nome ‘mura’ refere-se às muralhas da cidade, uma parte das quais ainda pode ser vista na Piazza Fiera.

O centro histórico de Trento possui aquela charmosa mistura de ruas e praças de pedestres. Ademais, prédios coloridos, cafés e restaurantes com mesas ao ar livre, que muitos visitantes imediatamente associam à Itália.

Além disso, torne as coisas ainda melhores, a cidade é cercada por montanhas, proporcionando vistas fantásticas em qualquer lugar que você vire.

Reserve algum tempo para passear e explorar o centro histórico à sua vontade. Agora, dica importante – não se prenda às ruas principais, mas também caminhe pelas vicoli, passagens estreitas que conectam ruas maiores.

Em suma, Vicolo della SAT, Vicolo Adige e Vicolo Vo são três exemplos!

Piazza del Duomo

A Piazza del Duomo é o coração da cidade, por isso, está na lista sobre o que ver em Trento. Sem dúvida, você passará por ela muitas vezes durante sua visita a Trento.

O ‘Duomo’ no nome é a catedral da cidade, dedicada a San Vigilio e construída em estilo Lombardo-românico, notável por seu desenvolvimento horizontal. A fachada é dominada por uma janela em forma de rosa, representando a Roda da Fortuna.

Leia mais: Arte e cultura de Trento, a capital de Trentino

A entrada na catedral é gratuita, mas se você quiser visitar as fundações da primitiva Basílica Cristã sobre a qual a catedral foi construída precisa se informar lá. Além da Catedral, há muito mais para admirar na Piazza del Duomo!

Palazzo Pretorio

Outro edifício reconhecível é o Palazzo Pretorio, a antiga residência do Bispo, e agora abriga o Museu Diocesano. Sua torre, a Torre Civica, ainda abriga o sino que serviu durante séculos para convocar a cidade à assembleia.

No centro da praça avista-se uma fonte dedicada a Netuno, e logo em frente estão as duas Casas Cazuffi Rella, decoradas com afrescos de cenas mitológicas gregas. E das alegorias do amor, fortuna e abundância – em contraste com as principais – há um propósito religioso da maioria dos edifícios circundantes

Piazza Dante, um dos parques centrais sobre o que ver em Trento

Este é o lugar dos jardins públicos. Na verdade, você verá famílias com crianças brincando principalmente nos finais de semana.

No meio está uma estátua alta do importante escritor florentino da Idade Média, Dante Alighieri. Então, nesse mesmo lugar, há fontes dançantes e alguns bancos para apreciar a vegetação.

A praça fica entre a principal estação ferroviária de Trento e o Grand Hotel Trento. Dentro dos jardins, há também um pequeno café para bebidas e lanches casuais.

Então, sente-se em um dos bancos, pois é o que fará você relaxar!

Comente o que achou desses lugares em o que ver em Trento. Enfim, compartilhe as suas experiências!

Confira: Arte, ciência, história, tradição, por onde começar? VI Museus em Trentino e dicas sobre o que fazer na cidade

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply