Atrações de arte na Catânia, Sicília

Catania é uma cidade na Itália que fica no sopé do Monte Etna. A antiga cidade portuária é a segunda maior da Sicília.

Então, possui muita área para você explorar e se divertir! Catânia é linda e seu caráter e personalidade falam por si. 

As imponentes montanhas e as praias idílicas estão apenas esperando por você para explorá-las. Certamente, você não se arrependerá e terá muitos momentos marcantes e inesquecíveis. 

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida você a conhecer alguns de seus belos monumentos. Assim, confira atrações de arte na Catânia para uma experiência única!

Atrações de arte na Catânia, Sicília

Basílica Cattedrale Sant’Agata

A Basílica Cattedrale Sant’Agata é a Catedral de Catania. Simplesmente, deslumbrante. 

A arquitetura normanda e barroca pode ser vista em todo o edifício. Sua impressionante fachada de mármore retrata figuras religiosas, enquanto apresenta uma planta em cruz latina no interior. 

É definitivamente um espetáculo que vale a pena ver. A catedral fica no coração da cidade e pode ser encontrada na Piazza Del Duomo. 

Como o monumento mais importante da cidade velha de Gallipoli, espere encontrar muitos outros turistas ansiosos aqui!

Por que não considerar também visitar o Museo Diocesano (que fica ao lado) para acessar os banhos romanos logo abaixo da igreja.

Castello Ursino, uma das atrações de arte na Catânia

O Castello Ursino é um magnífico castelo do século XIII localizado em Catania, na Sicília. É o lar de algumas das antiguidades mais valiosas da região.

E, incluindo antigos bustos romanos, pinturas de Caravaggio e outras peças de arte do renomado período renascentista da Itália. O castelo ergue-se orgulhosamente apesar dos séculos de desastres naturais que atingiram a cidade. 

Hoje, é um museu que oferece aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a história e a arquitetura da Sicília.

Museu Emilio Greco de Catania (Museo Emilio Greco) 

Está instalado em algumas salas do Palazzo Gravina Cruyllas dos Príncipes de Palagonia, também sede do Museu Cívico Bellini (Museo Belliniano). O esplendor do edifício está sendo visto dentro do museu na capela da família e nos brasões que decoram o teto do hall de entrada. 

O museu abriga e exibe uma coleção de esboços do renomado artista italiano Emilio Greco (1913–1995), cuja obra é marcada por uma sensibilidade sensual e erótica, além de esboços e esculturas do artista catalão Eugenio Russo (1910–2000).

Museu de Arte Contemporânea da Sicília 

É um dos museus mais interessantes de Catania, criado com o objetivo de desenvolver e promover a arte contemporânea da região. Localizado no edifício histórico da igreja de San Benedetto, no centro de Catania.

Graças à colocação bem-sucedida do acervo do museu em um edifício histórico – combina a beleza arquitetônica do século XVIII e a modernidade das telas. A exposição do museu dá conta da história do desenvolvimento do saber artístico na região, desde o tempo do Barroco até aos nossos dias. 

O principal objetivo do trabalho do Museu de Arte Contemporânea de Catania é preservar e demonstrar a riqueza cultural da região siciliana. Ademais, abordar sobre as tendências artísticas contemporâneas do mundo. 

Ao mesmo tempo, o museu apresenta ao visitante novas obras de jovens artistas pouco conhecidos e não esquece o talento dos principais mestres. Apesar de seu pequeno tamanho, o museu abriga telas de artistas espanhóis, italianos, franceses e ucranianos. 

Particular atenção deve ser dada ao filme sobre a vida e obra de artistas e escultores, cujas telas estão guardadas no museu. Aqui você pode ver as obras de:

  • Alfio Giurato, Ugo Riva, Wenceslao Jiménez Molina, Teodor Teofil Baciu, Roberta Busato, Nino Pracanica e muitos outros.

O Museu de Arte Contemporânea de Catania está localizado na parte histórica da cidade, perto das principais atrações, na via dei Crociferi. 

Teatro

A casa de ópera Teatro Massimo Bellini é um luxuoso teatro do século XIX localizado em Catânia, na Sicília. O teatro está sendo conhecido por seu grande auditório encenando grandes óperas e concertos. 

A casa de ópera também apresenta pinturas de Ernesto Bellandi no teto, retratando cenas de quatro das óperas mais conhecidas de Vincenzo Bellini. O teatro foi inaugurado em 31 de maio de 1890 com a apresentação da obra-prima de Bellini, Norma.

As atrações de arte na Catânia esperam por você! Comente e compartilhe conosco as suas experiências na Itália. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.