Uma região conhecida principalmente por suas montanhas e atividades ao ar livre, Trento, guarda preciosos museus e monumentos históricos. Sem dúvida, uma visita a Trento promete arte e arquitetura histórica e moderna.
Ademais, belas paisagens, cultura rica e vibrante. Assim, uma cidade que combina perfeitamente a sua natureza alpina com uma elegância italiana.
E que se manifesta nas características fachadas dos edifícios históricos do centro. Para tanto, decorados com maravilhosos frescos renascentistas.
Assim, o que ver na arte e cultura de Trento?
Para isso, descubra as atrações interessantes e impressionantes que você poderá ver aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana. E, assim, incluir em seu roteiro de viagem!
Arte e cultura de Trento, uma preciosa mistura de natureza, história
Trento consegue surpreender por ser uma cidade muito pequena e versátil, pois muda constantemente de caraterísticas. Todavia, mantendo sempre uma forte ligação com a tradição.
Então, os visitantes podem desfrutar das suas várias facetas ao longo das várias estações:
- Os produtos gastronómicos típicos durante o outono;
- História e a tradição local, mantidas vivas durante a festa de San Vigilio no final de junho;
- Experiência do seu mercado de Natal iluminado em dezembro.
Vamos começar com a cultura e o imperdível Trento Muse. Logo, um dos museus de ciências naturais mais importantes da Europa, com um design exclusivo do famoso arquiteto Renzo Piano.
Além disso, o centro histórico também é pontilhado de maravilhosos monumentos e igrejas. E, começando pela Catedral de Trento, um espetacular complexo de estilo românico construído em 1212.
E ali foram realizadas as sessões formais do Concílio de Trento. Com vista para a Piazza Duomo estão a Torre Cívica e o Palazzo Pretorio.
Logo, o primeiro foi construído antes do século XI, o último foi a residência do bispo até meados do século XIII.
Em seguida, siga para o Castelo de Buonconsiglio, outrora residência dos bispos de Trento, de 1200 a 1700, agora lar de vários museus.
Então, há exposições, oficinas educativas e apresentações são geralmente realizadas no Palazzo delle Albere, uma vila e fortaleza do século XVI construída pelos príncipes-bispos Madruzzo.
Por fim, as paradas que merecem sua atenção também são:
- Palazzo Roccabruna;
- Museu Diocesano Tridentino;
- Santa Maria Maggiore em Trento;
- Espaço Arqueológico Subterrâneo.
Visite igrejas, palácios, museus de arte e cultura de Trento
Como no resto da Itália, a arte é exibida em Trento em igrejas, palácios, museus de arte e até nas ruas da cidade. Veja algumas opções de passeios.
Palazzo Delle Albere
Visite o Palazzo delle Albere, uma vila com um fosso e torres parecidas com castelos, para ver muitos afrescos nas paredes. Durante anos, foi também sede do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto (MART) – um moderno centro museológico.
MART, a arte e cultura de Trento
MART, o museu de arte moderna e contemporânea, tem sedes em Rovereto e Trento. O museu abre novos horizontes artísticos.
Agora, está localizado nas proximidades de Rovereto. E contém uma variedade de obras modernas e contemporâneas.
Aliás, existem mais de 15.000 peças de arte em vários meios – pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e muito mais. Por conseguinte, a Galeria Cívica de Trento também exibe arte moderna e contemporânea e considerada uma extensão do MART.
Leia também: Arte, ciência, história, tradição, por onde começar? VI Museus em Trentino e dicas sobre o que fazer na cidade
Palazzo Pona Geremia
O Palazzo Pona Geremia, um palácio renascentista construído entre o final do século XV. Ademais, o início do século XVI, também apresenta afrescos artísticos.
E uma fachada deslumbrante. Para tanto, uma das salas do edifício acolhe também exposições temporárias.
Logo, localizado no coração de Trento, no Palazzo Pretorio, está o Museu Diocesano Tridentino. E construído em 1903, abriga notáveis peças artísticas. Também artefatos culturais dos séculos XI ao XIX.
Portanto, a exposições são organizadas cronologicamente e por assunto, para que os viajantes possam desfrutar de exposições de pinturas. Ademais, tapeçarias, esculturas e artefatos que documentam o Concílio de Trento.
Castello del Buonconsiglio mostra a arte e cultura de Trento
Do século XIII a 1796, o Castello del Buonconsiglio foi a residência dos Príncipes Bispos de Trento. Em suma, hoje, o castelo abriga o museu do estado e documenta a história do Trentino desde a era napoleônica até a Primeira Guerra Mundial.
MUSE – Museu da Ciência
MUSE, o Museu da Ciência em Trento, oferece uma série de oportunidades para descobrir o mundo e seus segredos. Então, os visitantes estão sendo convidados a mergulhar na ciência e na natureza.
E, através da imagem da montanha, explorar a vida na terra, os sentidos. Ademais, os primeiros habitantes dos Alpes, a história das Dolomitas. Enfim, a natureza dos Alpes e das próprias montanhas.
Aqui finalizamos sobre a arte e cultura de Trento e alguns locais para você visitar. Em síntese, diga-nos se você gostou ou se já ouviu falar de um desses locais.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano; II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.