O que ver e fazer na Reggio Emilia?

Compartilhe em suas redes

Berço da bandeira italiana, ou melhor, tricolor, Reggio Emilia se consolidou e se tornou uma das cidades mais visitadas da região de Emilia-Romagna. 

Assim sendo, possui as ruas de paralelepípedos que dão um ar charmoso e antiquado. Além disso, você notará que elas estão repletas de prédios históricos, igrejas, lojas, bares e restaurantes. 

Para tanto, Reggio Emilia está sendo a cidade das pessoas, onde todos são bem-vindos. Logo, uma vila que atrai não só o turista clássico, centrado nos principais monumentos.

E, inclusive, atrai o viajante que pretende desfrutar de uma experiência global da vila e do seu modo de vida. Então, se é isso que busca, esse destino na Itália será perfeito! 

Pois bem, confira algumas dicas que o blog Benini e Donato Cidadania Italiana separou para você curtir nessa cidade. E saiba que Reggio Emilia é amável, amigável, aberta ao contemporâneo, que se deixa explorar e sabe surpreender.

Curiosidade sobre Reggio Emilia e a bandeira italiana

Você sabia que Reggio Emilia é o berço da bandeira italiana? Assim sendo, em 7 de janeiro de 1797, dentro da Câmara Municipal, surgiu a Sala del Tricolore (Salão da Bandeira Tricolor).

E foi ali que o Parlamento da República Cispadana adotou a bandeira tricolor como estandarte da recém-nascida república! 

Logo, as três cores foram originalmente colocadas em três faixas horizontais. E representavam simbolicamente o verde dos gramados. Ademais, o branco das neves perenes e o vermelho do sangue derramado na batalha. Surpreendente! 

O que ver e fazer na Reggio Emilia? 

Saiba o que ver e fazer na Reggio Emilia com estas dicas abaixo. E, assim, aproveite os dias de viagem conhecendo o que há de melhor nesse lugar! 

I Ponti di Santiago Calatrava

As pontes de Santiago Calatrava são as novas portas de Reggio Emilia. Assim sendo, as arquiteturas devem ser observadas em movimento.

E que permitem quebrar fronteiras, mover-se livremente. Enfim, fazer coincidir a estrutura com a forma e fazer a arte dialogar com a ciência.

Praça Camilo Prampolini

A Piazza Prampolini foi inicialmente dedicada a Vittorio Emanuele II. E somente depois de 1945, foi oficialmente dedicada ao Reggio Emilia Camillo Prampolini. 

Assim sendo, sua peculiaridade é contornar diferentes edifícios de importância religiosa e política, como o Duomo e o Palácio Episcopal. 

Para tanto, no lado Norte, fica o Palazzo del Monte e na frente dele a estátua de Crostolo. E que representa o rio que atravessa Reggio Emilia.

Piazza Fontanesi

Outra dica sobre o que ver e fazer na Reggio Emilia está sendo destacada na Piazza Fontanesi. Logo, é caracterizada por árvores e um local aberto. 

Nesse lugar, você encontrará os antiquários mais famosos da cidade. Também cafés chiques, lugares para degustar aperitivos.

Ademais, vislumbre as residências suntuosas que estão em todo o seu entorno. Simplesmente, contemple! 

As praças de Reggio Emilia

Um aspecto interessante de Reggio Emilia é, sem dúvida, a presença de inúmeras praças. Então, deixe seu passeio bem interessante ao conhecer cada uma delas:

  • Piazza Prampolini, a Piazza San Prospero, a Piazza Fontanesi. Também a Piazza della Vittoria e a Piazza Martiri são as mais belas e as de maior valor histórico e cultural.

A Piazza Pampolini é chamada de “Piazza Grande” pelos habitantes locais. Logo, ao redor do perímetro da praça existem inúmeras atrações. 

Então, você verá o Duomo dedicado a Santa Maria Assunta composto por uma torre, uma cripta e um batistério.

Nesta praça também há o Palazzo del Monte di Pietà com sua torre sineira. Além disso, em frente ao edifício, encontrará a estátua de um jovem. E com uma ânfora representando a ribeira que passava pela cidade: o Crostolo.

A Piazza San Prospero (Piazza Piccola) abriga a Basílica de San Prospero, dedicada ao Bispo Prospero, padroeiro da cidade. 

Dentro está o Juízo Final de Camillo Procaccini. É um precioso coro de madeira esculpido por Gaspare Bisi. 

Logo, a fachada da igreja está sendo protegida por seis leões vermelhos em mármore de Verona. Ademais, ao lado dela, ergue-se a torre sineira.

Teatro Valli, um dos locais sobre o que ver e fazer na Reggio Emilia 

O Teatro Municipal, ou Teatro Valli, é a estrela indiscutível da Piazza della Vittoria. Assim sendo,  adjacente a esta praça, você verá a Piazza Martiri (Piazza Cavour). 

Basílica della Ghiara

Imperdíveis também são a Basílica della Ghiara. Aliás, abriga obras como a Crucificação de Guercino e o majestoso Teatro Municipal.

Assim sendo, um edifício simbólico da cidade e um dos principais museus de ópera da Itália. Agora, ao passear pelo centro da cidade, você notará suas belas praças: Piazza Prampolini, Piazza San Prospero, Piazza Martiri di 7 Luglio como já dito antes! 

Então, Reggio Emilia é uma cidade charmosa cheia de arte, cultura e boa comida. E seus claustros característicos, antigas lojas de artesanato e as personalidades vibrantes dos habitantes locais o tornam uma parada obrigatória em sua viagem à Emilia-Romagna. 

Enfim, se você gostou de saber sobre o que ver e fazer na Reggio Emilia, compartilhe conosco! 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comune di Follina, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *