Tarantello di Tonno, a culinária de Taranto
Um destino dos sonhos no Mediterrâneo é o que a cidade de Taranto oferece a você! Sendo assim, já se deve imaginar que a comida dessa região está regada de frutos do mar frescos e saborosos.
Logo, sua viagem terá praias incríveis, passeios pela charmosa Cidade Velha. Também visite os sítios arqueológicos e participe das excursões ali nas proximidades.
Mas, o sabor da comida é o que realmente o impressionará, tais como a degustação dos peixes, azeites e dos vinhos. Além disso, há os mexilhões muito populares e a massa ou macarrão Orecchiette!
Agora, um fato certo: com sua proximidade com o mar, Taranto, na Puglia, é praticamente um paraíso de frutos do mar.
Logo, as águas azuis cristalinas do Mar Adriático, do Mar Jônico, do Golfo de Taranto e do Mar Mediterrâneo estão repletas de variedades de:
- Sardinha, anchova, mexilhão, lagosta, camarão, atum, peixe-espada, dourada, tamboril e choco.
Desse modo, a região tem centenas de maneiras de preparar e cozinhar. E conservar seus frutos do mar e peixes frescos.
Então, venha conhecer aqui no blog Benini e Donato Cidadania Italiana a culinária de Taranto. Por fim, obtenha dicas para uma experiência única!
Culinária de Taranto
Taranto é uma das cidades portuárias mais antigas e bonitas da Itália. Dessa maneira, como seria de esperar, frutos do mar são uma especialidade.
Logo, está repleto de muitos excelentes restaurantes de frutos do mar ao longo da costa. Ademais, a culinária de Taranto está sendo caracterizada por produtos cultivados localmente, incluindo:
- Alcachofras, berinjelas, tomates, azeitonas e cebolas, entre outros.
Para tanto, a fartura do mar inclui:
- Polvo, lula, camarão, sardinha, dourada e choco, e outros.
Contudo, Taranto está sendo mais famosa pelos seus mexilhões e ostras. Assim, os mexilhões, em particular, estão sendo conhecidos por seu sabor rico e único.
Ademais, um dos favoritos da região desde os tempos romanos. Logo, reconhecidos como os melhores mexilhões cultivados no mundo.
Agora, na região interiorana, a carne mais comum é o borrego, frequentemente assado no espeto. Também a massa Orecchiette (pequenas orelhas) é feita de forma muito simples com farinha e água.
Logo, você poderá encontrá-la não só em Taranto, mas em toda a Puglia. Desse modo, é adicionado aos molhos em que os vegetais figuram com destaque.
Grande parte da massa da Itália é produzida nos campos de trigo da Puglia. E de igual modo o azeite e as grandes quantidades de tomates secos ao sol.
Vinhos de Taranto
Taranto também produz muitas variedades de vinhos. Então, você encontrará tintos, brancos e até espumantes, como o branco Terra d’O tranto e o Bianco di Train.
II Comidas típicas da culinária de Taranto
Aqui estão II sugestões de comidas típicas da culinária de Taranto para provar. Então, confira e saboreie!
I – Tarantello di Tonno, a culinária de Taranto
Uma exceção interessante aos frutos do mar frescos é o Tarantello di Tonno. É um alimento único e tradicional produzido em Taranto, na Puglia, desde o século XVI.
Logo, o atum fresco cortado em fatias finas e colocado para secar ao sol. Depois, as camadas estão sendo conservadas em azeite.
E, assim, utilizadas posteriormente em diversos pratos.
II – Biscoitos Taralli
Em uma região famosa por sua farinha de sêmola de trigo duro e dezenas de estilos de pão, Taranto é famosa por um pequeno biscoito em forma de anel chamado taralli (ou tarallini).
Assim sendo, os biscoitos Taralli estão por toda parte em Taranto e em toda a Puglia. Então, pequenas cestas enfeitam salas de degustação de vinhos.
Também em lojas e trattorias em toda a região. Enfim, todos comem taralli crocante, portanto, experimente!
Com essas dicas da culinária de Taranto, certamente, suas férias estarão sendo muito bem aproveitadas. E queremos saber o que achou. Para isso, comente e compartilhe!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.